sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

📆 *15 de Janeiro de 2023 (Domingo)*

 📆 *15 de Janeiro de 2023 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM* (Verde, Glória, Creio – II Semana do Saltério)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. PAULO, PRIMEIRO EREMITA / S. AMARO (MAURO), ABADE / S. JOÃO CALIBITA, MONGE / ISIDORO DE ALEXANDRIA, MIQUEIAS E JOÃO CALIBITA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Que toda a terra se prostre diante de vós, ó Deus, e cante louvores ao vosso nome, Deus altíssimo! *(Sl 65, 4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 49, 3. 5-6*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.  

OSenhor me disse: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. 5E agora diz-me o Senhor — ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo — que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 

6Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 49, 3. 5-6*

*Reflexão - “Com nossas boas ações podemos ser luz das nações”* 

“Todos nós, homens e mulheres, que temos a Bíblia como farol para nos iluminar na caminhada para Deus, podemos nos amparar nesta profecia. Todos nós podemos assumir a mensagem desta profecia, porque, ao se fazer homem como nós, Jesus Cristo, o próprio Deus, se fez servo para a Sua glória e para a nossa salvação e nos deu também dignidade e capacidade para realizar aqui na terra as mesmas obras que Ele. Portanto, nós também, poderemos ser servos e servas fiéis ao projeto de Salvação que Cristo veio instaurar para a humanidade. Fomos também preparados(as), desde o nosso nascimento, para concretizar a missão à qual fomos destinados(as). A Palavra de Deus é o próprio Jesus que nos ilumina e nos faz irradiar Sua Luz no mundo.  É através das nossas ações que podemos ser luz das nações, visto que no percurso da nossa vida temos inúmeras oportunidades de irradiar a mesma luz que recebemos de Jesus, no intuito de propagar a salvação até os confins da terra. Os confins da terra significam os lugares aos quais temos acesso, onde podemos levar a paz, a harmonia, o consolo a quem precisar, por meio da pregação da Sua Palavra e da vivência do Seu Amor. Ser luz das nações também é o chamado que recebemos no nosso Batismo, pois fomos mergulhados no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Temos em nós todos os atributos de Cristo, não podemos nos esquecer desta verdade. Às vezes, nós nos omitimos, deixamos passar as ocasiões favoráveis, dessa forma estamos abafando a luz que mora em nós e nos esquecemos de manifestar ao mundo, a glória de Deus.  – Você tem consciência de que através das suas ações a Luz de Jesus chega ao mundo? – Você tem manifestado ao mundo a glória de Deus? – Você tem propagado a Palavra de Jesus no meio em que vive? – Você tem revelado ao mundo a sua fé em Cristo? – Como?”  

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 39* 

🗣 *Eu disse: Eis que venho, Senhor, com prazer faço a vossa vontade!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Esperando, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ E então eu vos disse: “Eis que venho!” Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 39* 

*Reflexão* - “A esperança é o alimento da nossa fé! Por isso, o salmista nos ensina que a maneira mais eficaz para ver atendidos os nossos pedidos é esperar no Senhor com paciência. Enquanto esperamos, o próprio Senhor nos ensina a cantar louvores e poemas e coloca nos nossos lábios as palavras certas. E acrescenta como a nos orientar: “sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor meus ouvidos”. É isso o que devemos fazer, então: escutar a Palavra de Deus, cantar louvores e oferecer a Ele, não as coisas nem penitências, mas o nosso serviço e a nossa disposição de fazer a Sua vontade.”                           

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 1, 1-3*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. 

Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 

3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 1, 1-3*

*Reflexão - “Somos nós, hoje, os que foram santificados em Cristo Jesus”*

“A todo que no mundo inteiro atende ao chamado de Deus para ser santo separado e consagrado a Ele, São Paulo acena com a graça e a paz da parte de Deus e de Jesus Cristo. Quando nos apossamos da Palavra de Deus revelada por meio dos Seus profetas,   apóstolos e discípulos as promessas se tornam vida na nossa vida. Desta forma, hoje, todos nós que nos apoderamos desta Palavra, precisamos também acolher a graça e a paz que Deus  derrama sobre nós. Somos nós, hoje, os que foram santificados em Cristo Jesus e, por conseguinte, também, ser chamados de santos. Somos também o povo que invoca o nome de nosso Senhor Jesus Cristo em qualquer circunstância e lugar que estivermos. Consequentemente, se todos os dias nós acolhermos as bênçãos do céu que se derramam através da reflexão da Palavra, seremos pessoas abençoadas e felizes, apesar das tribulações e surpresas da vida. Quando no nosso dia a dia somos fiéis à nossa oração pessoal e à meditação da liturgia diária ou quando com perseverança participamos da Eucaristia, nós constatamos na nossa vida a grande graça de ser de Deus. Comprovamos e percebemos assim, que, aquilo que antes nos deixava “desesperados e confusos”, hoje nós enfrentamos com serenidade.  Em Jesus Cristo, somos mais que vencedores, esta é uma verdade da qual nunca deveríamos esquecer, pelo contrário, devemos propagar aos quatro cantos da terra. – Você tem se apossado das graças de Deus por meio da Sua Palavra? – Você tem confiança de que a Palavra de Jesus se confirma na sua vida? – Você tem passado para as outras pessoas essa certeza? – Você se considera santificado (a) em Jesus Cristo? – O seu comportamento condiz com o de um (a) santo (a)?” 

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 1, 29-34*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _A Palavra se fez carne, entre nós ela acampou; todo aquele que a acolheu, de Deus filho se tornou. *(Jo 1, 14a. 12a)*_

_ _ _ _ _ _ 

✝️ *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

30Dele é que eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim’.

31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele.

33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’.

34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Eis o cordeiro de Deus.”*

“Na liturgia, a Igreja nos coloca diante do “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Somos convidados a penetrar nesse mistério, em que se prefigura as dores da cruz e, por conseguinte, o amor do Espírito Santo. “Eis o Cordeiro de Deus”, diz o sacerdote todos os dias durante a celebração da Santa Missa. A expressão é retirada das páginas do Evangelho, em que São João Batista aponta para Jesus como aquele “que tira o pecado do mundo”. Neste Segundo Domingo do Tempo Comum do Ano A, a Liturgia da Igreja traz para nós uma meditação sobre essa mesma cena, descrita por São João Evangelista. São palavras simples -- com as quais já estamos habituados --, mas que escondem um profundo mistério: o Deus encarnado, a vítima imolada, o nosso redentor. Por várias vezes as palavras “cordeiro de Deus” aparecem na Santa Missa. No famoso canto Agnus Dei, a comunidade se dirige a Deus, elevando aos céus súplicas por Sua piedade. Trata-se de uma oferta. A expressão “o cordeiro de Deus” remete-nos para o sacrifício pascal, atualizado na celebração eucarística pelas mãos do sacerdote. No Egito, durante as dez pragas com as quais Deus puniu o faraó, os hebreus sacrificam um cordeiro e passam o sangue dele em suas portas, a fim de terem os filhos poupados pelo anjo exterminador. O “cordeiro de Deus” é, portanto, aquele que dá seu sangue pela vida de seus filhos. O cordeiro imolado na cruz. Todo o Evangelho de São João contempla esse paralelo entre o cordeiro do Egito e o cordeiro crucificado. Em seu relato, vemos que Jesus é condenado à morte no mesmo instante em que os sacerdotes se preparavam para matar os cordeiros da páscoa. Segue-se a isso a narrativa dos soldados perante os três crucificados. Eles desejam quebrar as pernas dos malfeitores, mas aos ossos de Cristo não fazem mal algum, cumprindo o que se predizia nas Escrituras: “nenhum dos seus ossos será quebrado” (Cf. Ex 12, 46). O estimado teólogo luterano Joachim Jeremias propõe-nos algo interessante a esse respeito. Refletindo sobre as possíveis traduções da palavra cordeiro (talya, em aramaico), o teólogo nos faz notar que João Batista podia estar se referindo a dois sentidos: "servo" ou "cordeiro" Ainda assim, o "cordeiro de Deus" de que fala o Evangelho também pode nos recordar do "cordeiro do Apocalipse". É a constatação que faz o teólogo e ex-pastor protestante Scott Hahn, no famoso relato de sua conversão ao catolicismo. No livro "O banquete do cordeiro" O "cordeiro de Deus" é, portanto, o "cordeiro pascal", o "servo sofredor" e "o cordeiro do Apocalipse". Vemos em todas essas interpretações uma sombra da cruz, por assim dizer, que nos faz identificar a realidade do sacrifício. Cristo morre na cruz para nos libertar. O pecado nos fez escravos do demônio. Era preciso então que essa ferida fosse redimida. [...] Porque vós sabeis que não é por bens perecíveis, como a prata e o ouro, que tendes sido resgatados da vossa vã maneira de viver, recebida por tradição de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós. A narração do Evangelho deste domingo nos coloca diante da realidade do sacrifício, algo que fica ainda mais em evidência quando contraposto com a leitura da semana passada, em que celebrávamos o Batismo de Jesus. Jesus é batizado por São João Batista, e recebe o Espírito Santo em forma de pomba. Qual é o significado disso? Ora, todo sacrifício necessita do fogo. O Espírito Santo é, pois, esse fogo que vem converter a dor em amor. Chegamos então ao ponto fulcral da nossa reflexão: o Espírito Santo é quem transforma o sofrimento em amor. Com efeito, uma vez que pelo batismo fomos introduzidos no Corpo de Cristo, no sacrifício da cruz também estamos presentes; também somos transformados pelo amor do Espírito Santo, no instante em que Jesus diz: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito." (Cf. Lc 23, 46). É a dinâmica pascal; somos convidados a entrar nessa dinâmica do Espírito Santo. Jesus olha para nós, assim como olhou para os discípulos de São João Batista, e nos diz: "vinde e vede" (Cf. 1, 39). É o caminho da conversão: seguir com “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Não se espantar com a dor mas deixar-se tocar pela graça, reclinando a cabeça no peito de Cristo, assim com o fez São João Evangelista. Só dessa maneira a nossa dor poderá se converter em amor, o amor que brota da cruz. Amém.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:
Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...