sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

📆 *14 de Janeiro de 2023 (Sábado)*

 📆 *14 de Janeiro de 2023 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÁBADO DA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. FÉLIX DE NOLA, PRESBÍTERO / DÁCIO, IDA E BV. PEDRO DONDERS E BV. ODORICO DE PORDENONE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 4, 12-16*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 12a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 

13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 

14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 

15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.

16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 4, 12-16*

*Reflexão - “A Palavra de Deus é o trono da graça!”*

“A Palavra de Deus se concretiza em nós mesmos na mesma proporção em que nos dispomos a vivê-la. Quando caminhamos sob a Sua guarda estamos seguindo a trilha que o próprio Deus já traçou para alcançarmos o reino do céu aqui na terra e a vida eterna mais tarde, no céu. Sendo ela viva e eficaz, esclarecedora e reveladora, é também o referencial para o nosso julgamento.  Jesus Cristo é a Palavra do Pai que, cheio de Misericórdia, veio ao mundo para nos dar a graça de um auxílio no momento oportuno. A Palavra de Deus, portanto, é o trono da graça! Não precisamos ficar desnorteados (as) nos momentos de aflição, pois a própria Palavra nos revela os pensamentos do coração de Deus para nós em cada situação da nossa vida. A Palavra do Senhor nos desvenda os mistérios dos acontecimentos e é uma receita para que permaneçamos firmes na fé. Diante da Palavra de Deus somos purificados (as) e podemos nos manter fiéis seguidores de Cristo, pois é Ela quem nos revela o modelo do cristão verdadeiro. Jesus é o Sumo Sacerdote, e, embora, sejamos fracos (as), pecadores (as), nós O temos no céu para nos justificar. A Sua Palavra é o nosso Norte, nosso amparo, remédio e alimento. O que é da carne é carnal, o que é do espírito, é espiritual e somente a Palavra nos dá o entendimento fiel para o nosso discernimento. – Como é a sua vivência com a Palavra de Deus? – Você tem medo de encará-La em certos aspectos? – O que você ainda não conseguiu entender? – Ela o tem dado paz ou medo? Reflita!”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 18* 

🗣 *Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 18* 

*Reflexão* - “Tudo o que está escrito na lei do Senhor é perfeito para o nosso crescimento, para a nossa felicidade. Os preceitos do Senhor nos levam a viver com o coração alegre. Não precisamos nos atemorizar quando nela encontramos palavras duras, porque os julgamentos de Deus são corretos e para o nosso bem. Precisamos apenas diante da Sua Palavra, abrir o coração e proclamar com os nossos lábios os benefícios que dela recebemos.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 2, 13-17*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _O Espírito do Senhor repousa sobre mim e enviou-me a anunciar aos pobres o Evangelho. *(Lc 4, 18)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 

14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.

15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.

16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?”

17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“A vida nova da graça.”*

“Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”. No Evangelho de hoje, Jesus chama o pecador Levi (ou seja, S. Mateus), que era publicano e pecador público, à conversão e ao apostolado. É impressionante ver como Nosso Senhor é capaz de produzir a graça e enxergar os corações. Sim, Jesus é a própria graça de Deus que veio a esse mundo para doar-se. Ora, Deus, quando se doa, produz em nós uma transformação. Jesus entra hoje na vida de Levi inesperadamente, sem ser “convidado”, de forma completamente surpreendente, e no entanto Ele faz isso antevendo que aquele coração estava bem disposto para deixar a vida do pecado. Jesus, então, dá generosamente a Levi uma vida nova, e até mais do que isso. É importante recordar que, quando Deus nos chama à conversão, Ele não está nos chamando a uma vida “nova” como se trocássemos um sapato velho por um novo. Não, Ele nos dá uma vida “nova”, mas também qualitativamente superior. É como se — para usar uma comparação ridícula —Ele dissesse assim: “Eu tiro teus sapatos velhos e dou-te um veículo novo. Agora tu podes andar de avião”. É algo novo, mas de uma natureza completamente diferente; não é a simples substituição do sapato velho por um novo, mas por algo muito superior e mais elevado. Jesus veio nos dar a vida divina; portanto, quando nos perdoa os nossos pecados, Ele não se limita a restaurar a nossa natureza, no sentido de curá-la pelo que chamamos, em teologia, de graça sanante; Ele também a eleva e nos torna capazes do sobrenatural, do divino, isto é, de viver a vida do próprio Deus. É o que, em teologia, chamamos de graça elevante. Jesus, ao se apresentar e entrar na vida de Mateus, toma nas mãos a vida de Mateus e a eleva a uma vida nova, superior, divina. É isso o que Jesus faz ou, pelo menos, quer fazer conosco. Se não estivermos em estado de graça; se estivermos no pecado por ainda não sermos batizados ou por, depois do batismo, termos caído em pecado mortal e precisarmos nos confessar, saibamos que aquilo que o Batismo e a Confissão fazem conosco não é simplesmente — por assim dizer — um “ato jurídico”, como se alguém assinasse uma apólice de quitação ou coisa que o valha, para que não devêssemos mais nada. Não é somente isso. É isso também, mas é, principalmente, ser introduzido numa vida nova, na vida eterna, que S. João costuma chamar em grego de ζωή, a vida de Deus, da qual não somos capazes por nós mesmos. Tampouco a nossa natureza já restaurada teria por si só a capacidade de viver a vida de Deus, e é por isso que Jesus nos eleva, nos eleva para muito mais. Que maravilha ver Jesus convidar a nós, pobres pecadores, para viver no palácio real do seu Pai, para viver a vida divina que Ele preparou para nós no céu!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...