quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

📆 *13 de Janeiro de 2023 (6a Feira)*

 📆 *13 de Janeiro de 2023 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEXTA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia) - Memória Facultativa - Santo Hilário. 

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. HILÁRIO, BISPO DE POITIERS E DOUTOR DA IGREJA / S. REMÍGIO, BISPO / VERÔNICA E LEÔNCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno. 

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 4, 1-5. 11*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 1tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás.

2Também nós, como eles, recebemos uma boa-nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 

3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: “Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso”. Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 

4Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: “E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras”, 

5e ainda novamente: “Não entrarão no meu repouso”.

11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 4, 1-5. 11*

*Reflexão - “Entrar no repouso de Deus”*

“Esta leitura nos exorta a não perdermos a chance de entrar no repouso de Deus isto é, de assumir a vida eterna desde já e viver a paz, que, em outras palavras, significa a vivência do reino  que Jesus veio instaurar.  O povo no deserto não acreditou e não obedeceu às orientações de Moisés, por isso perdeu a oportunidade. Hoje, mais do que eles, nós temos tudo para confiar: temos a Palavra, temos a Eucaristia, temos o Espírito Santo. Se, mesmo assim, ainda não aderimos, ainda é tempo de implorar ao Senhor o dom da fé e crescer na graça e no conhecimento de Deus. A Bíblia nos fala que Deus criou todas as coisas, criou o homem e a mulher, viu que tudo era bom e no sétimo dia descansou. Que nós possamos também, confiando no Senhor, apesar de toda a luta da nossa vida, entrar no Seu repouso e viver desde já, a paz e a justiça que é o reino dos céus aqui na terra. – O que você tem feito para entrar no repouso de Deus? – Você tem dúvidas de que o tempo para conquistar esse repouso é hoje? – O que você entende por repouso de Deus? – Você tem paz no coração?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 77* 

🗣 *Não vos esqueçais das obras do Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, à nova geração nós contaremos: As grandezas do Senhor e seu poder.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Levantem-se e as contem a seus filhos, para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam, e observem fielmente os seus preceitos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Nem se tornem, a exemplo de seus pais, rebelde e obstinada geração, uma raça de inconstante coração, infiel ao Senhor Deus, em seu espírito.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 77* 

*Reflexão* - “O salmista nos ensina a ter sempre presente na nossa mente e na nossa vida a memória das obras do Senhor! Para isso, é necessário que tudo que ouvimos e aprendemos seja transmitido para as gerações que vêm depois de nós. Não podemos nos calar diante dos feitos do Senhor. Para que possamos construir uma família justa, é justo que apregoemos a todos os nossos filhos e filhas, as maravilhas de Deus na nossa vida, a fim de que eles (as) ponham também no Senhor a sua esperança.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 2, 1-12*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Um grande profeta surgiu entre nós e Deus visitou o seu povo, aleluia. *(Lc 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 

2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 

3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 

4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 

5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. 

6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7“Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. 

8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? 

9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? 

10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, – disse ele ao paralítico: – 

11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” 

12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“O que é o perdão dos pecados?”*

“O que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda?’” No Evangelho de hoje, Jesus perdoa os pecados a um paralítico. É a cena comovedora de quatro amigos que abrem um buraco no teto para descer aquele pobre infeliz e pô-lo diante de Jesus. O Senhor repousa sobre ele o seu olhar de misericórdia, vê que a maior necessidade dele não é andar, mas estar na graça de Deus. Por isso lhe perdoa os pecados. A reação das pessoas é de espanto, sobretudo ao verem um homem querer perdoar pecados. Seria uma blasfêmia, seria tomar o lugar de Deus. No entanto, para provar que tinha esse poder, Jesus cura o paralítico. Precisamos parar e refletir sobre o que significa, realmente, o perdão dos pecados. Em primeiro lugar, é importante notar que o perdão só existe no mundo espiritual, e não no mundo material. Quando somos feridos, fica em nós a cicatriz. A natureza não perdoa, mas deixa sequelas do que aconteceu. Se alguém quebra um objeto, é possível remendá-lo com cola; mas ele não voltará nunca a ser o que foi. No mundo material não existe o recriar; ora, é nisso que o perdão consiste. O perdão é como que uma recriação, um voltar ao estado originário, é dizer: “Sim, tu cometeste uma grave ofensa, eu porém, que não apenas te dei a vida e a graça, vou também te perdoar, isto é, dar-te muito mais”. Trata-se de uma realidade espiritual, desconhecida, portanto, no mundo material e animal. É por isso que, se nos apegamos ao mundo da carne, ao mundo do homem que não se eleva, tampouco saberemos o que é perdoar e ser perdoado. Quantas vezes as pessoas vêm-se confessar e, embora já tenham recebido antes o perdão, dizem: “Padre, eu já confessei esse pecado tantas vezes, mas eu não me ‘sinto’ perdoado”! É claro, o sentimento é algo animal, é parte daquela dimensão material, sensitiva, que não conhece o perdão. É preciso dar o passo da fé. É preciso enxergar com os olhos da fé, como nos mostra Jesus no Evangelho de hoje. Com o soerguimento daquele aleijado, nós vemos algo prodigioso acontecer também na natureza: a natureza, que não perdoa, está doente; aquela a paralisia não tem cura, não há como voltar atrás sem sequelas. Mas Jesus a faz dar um “salto”, um “pulo” para um estado que ela não tem força e capacidade de produzir. Com seu milagre, Jesus recria aquele corpo e, “perdoando” aquela doença, aponta para algo além, invisível, a saber: para o fato do que, pelo perdão de nossos pecados no confessionário, Ele opera algo tão ou mais prodigioso do que a cura física. S. Agostinho chega a dizer que o milagre da salvação de um pecador e da justificação de um ímpio é maior do que a criação do céu e da terra, por ser um ato superior a toda a matéria. Para vivermos o perdão, precisamos nos colocar diante do olhar de Deus, mesmo que seja preciso abrir o teto de casa, mesmo que custe estar sob o olhar de Cristo e, no confessionário, ouvir dele: “Teus pecados estão perdoados”.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


  AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...