quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

📆 *12 de Janeiro de 2023 (5a Feira)*

 📆 *12 de Janeiro de 2023 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. ARCÁDIO / S. ANTÔNIO MARIA PUCCI, PRESBÍTERO / MODESTO, TACIANA, BERNARDO DE CORLEONE E ERNESTO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 3, 7-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

Irmãos, 7escutai o que declara o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, 

8não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provocação, no dia da tentação, no deserto, 

9onde vossos pais me tentaram, colocando-me à prova, 

10embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me irritei com essa geração e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos. 

11Assim jurei em minha ira: não entrarão no meu repouso”. 

12Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. 

13Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser “hoje”, para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado 

14pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 3, 7-14*

*Reflexão - “A voz do Espírito Santo é a Palavra de Deus!”*

“Diante do que foi exposto na leitura podemos refletir sobre a nossa incredulidade e falta de confiança em relação ao plano que Deus tem para a nossa vida. O nosso coração, às vezes, pode ser transviado pela incredulidade fazendo com que nos afastemos do Deus vivo, impedindo que tenhamos uma experiência espiritual concreta com o Seu Amor. O escritor sagrado nos convida a abrir o coração e os ouvidos para escutar a voz de Deus por meio do Espírito Santo que nos adverte: “ Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações!”  A voz do Espírito Santo é a Palavra de Deus que opera como um guia a nos orientar na caminhada em busca do repouso junto ao Senhor. A leitura nos motiva com palavras de ânimo, e nos dá garantia: “dia após dia, enquanto se disser, hoje”!   Hoje é todo dia! A incredulidade e a dúvida são armas nocivas que o demônio teima em colocar em nossas mãos com o único fim de nos afastar da graça de Deus e rejeitar o Seu auxílio e orientação. Só conseguiremos nos ajudar mutuamente se nos alimentarmos com a Palavra de Deus porque é ela quem aumenta em nós o dom da Fé. Na medida em que nos apossarmos do alimento espiritual da Palavra nós progrediremos na graça e no conhecimento do Senhor e nos tornaremos fiéis e convictos no seguimento de Jesus. Não podemos mais perder tempo, o dia de hoje é para nós o tempo propício à conversão, o momento em que assumimos o nosso ser cristão, consequentemente, não podemos deixar nada para amanhã. Hoje é o dia da graça, o dia em que o Senhor nos fala. – Você tem o coração aberto para acolher a voz de Deus? – Você é uma pessoa racional, questionadora, que só acredita se tiver provas? – Para você o que é ter fé? – Você tem confiança no projeto de Deus para a sua vida?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 94* 

🗣 *Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os vossos corações.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quarenta anos desgostou-me aquela raça e eu disse: “Eis um povo transviado, seu coração não conheceu os meus caminhos!” E por isso lhes jurei na minha ira: “Não entrarão no meu repouso prometido!”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 94* 

*Reflexão* - “O salmo retrata a caminhada do povo no deserto que, embora visse os prodígios do Senhor, fechava o coração e não queria obedecer à Sua voz. Nós, somos hoje esse povo que caminha no deserto do mundo e que, apesar de dizer que acredita no Senhor, não abre o coração para Seus conselhos. O próprio Deus nos fala através deste salmo. Escute a Sua voz e reflita!”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1, 40-45*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Jesus pregava a Boa-Nova, o Reino anunciando, e curava toda espécie de doenças entre o povo. *(Mt 4, 23)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 

42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado.

43Então Jesus o mandou logo embora, 

44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!”

45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“O toque de Cristo pelos sacramentos.”*

“Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” No Evangelho de hoje, Jesus cura um leproso. É interessante notar que o episódio aqui descrito é o mesmo que nós lemos uma semana atrás, narrado por S. Lucas, mas enriquecido agora com algumas particularidades do evangelista S. Marcos. Recordemos que o evangelho de Marcos reflete a pregação de Pedro, ou seja, de uma testemunha ocular, ao passo que Lucas, não tendo presenciado esses acontecimentos, os narra a partir da tradição. S. Marcos está pondo por escrito o testemunho ocular de Pedro, o qual tomou nota de alguns detalhes interessantes que não se encontram na narrativa de S. Lucas. Em primeiro lugar, temos a reação do Coração de Nosso Senhor: vemos Jesus cheio de compaixão, o que não aparece na passagem de Lucas. Além disso, Nosso Senhor experimenta uma reação compassiva que depois se manifesta num gesto concreto visto por S. Pedro. Que gesto é esse? “Estendeu a mão e tocou” (v. 41) no leproso, detalhe que tampouco aparece no evangelho de S. Lucas. O toque de Nosso Senhor Jesus Cristo! Podemos olhar para esse evangelho e ver nele uma descrição — digamos assim — do que são os sacramentos em nossas vidas. Jesus olha para nós com compaixão: somos como leprosos, filhos doentes que precisam ser curados dos pecados, das debilidades, da lepra moral que nos cobre o coração. Jesus vem compassivo ao nosso encontro, mas pede de nós fé semelhante à que manifestou o leproso: “Senhor, tu podes”. Jesus se compadece de nós e quer nos tocar, e a forma concreta de Ele nos tocar hoje são os sete sacramentos. De fato, os sacramentos são instrumentos da graça de Deus, por meio dos quais o toque de Nosso Senhor ressuscitado chega até nós verdadeiramente, de maneira concreta e, poderíamos dizer, material, porque são sinais eficazes da graça. Quando se batiza alguém, ao derramar-se água sobre a cabeça da criança, é Jesus ressuscitado quem a está tocando e purificando da lepra do pecado original. Quando se recebe o crisma, é Jesus, o Ungido, quem está derramando o Espírito Santo sobre o fiel para torná-lo capaz de amar. Quando se comunga o sacratíssimo Corpo, é o próprio Cristo ressuscitado que, em sua carne vivificante, toca o fiel. Quem se aproximar com fé dos sacramentos, verá em si uma transformação e na vida uma mudança. O leproso, que historicamente foi curado, é também símbolo da nossa lepra e da nossa cura pelo toque sacramental do Senhor. Trata-se de uma dimensão distintiva e irrenunciável da fé católica, na qual, infelizmente, os protestantes não creem de maneira adequada. Não podemos deixar de crer que, com a ressurreição e ascensão de Cristo aos céus e o envio do Espírito Santo, teve início o tempo dos sacramentos, o tempo da Igreja, que irá durar até o Senhor voltar no fim dos tempos. É o tempo favorável, e é neste agora que Jesus, compassivo, se reclina sobre nós para nos tocar com os sacramentos. Não os desprezemos, não nos limitemos a “seguir” Jesus pela internet. Precisamos dos sacramentos, isto é, do toque da graça divina, necessária neste combate contra a lepra do pecado original. Que, com a ajuda deles, tenhamos um coração configurado ao de Cristo, para que, tendo-o seguido nesta vida, festejemos com Ele as alegrias do céu.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

 AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:
Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):
Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...