quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

📆 *11 de Janeiro de 2023 (4a Feira)*

 📆 *11 de Janeiro de 2023 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUARTA-FEIRA DA PRIMEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM* (Verde – Ofício do Dia)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. HIGINO, PAPA / S. PEDRO DE CESAREIA / SÃO PAULINO DE AQUILEIA, BISPO / SÃO TEODÓSIO / SÁLVIO E HONORATA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Ergamos os nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, atendei como pai às preces do vosso povo; dai-nos a compreensão dos nossos deveres e a força de cumpri-los. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Hebreus 2, 14-18*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus.

14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 

15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 

16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 

17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo-sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 

18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Hebreus 2, 14-18*

*Reflexão - “Somente um Deus feito homem poderia nos redimir!”*

“Essa leitura nos leva a compreender a perfeição do plano de Deus para nos salvar do poder do inimigo. Compreender isto faz toda a diferença na autenticidade da nossa fé! O diabo introduziu o pecado no homem como um germe, uma bactéria que o levaria à morte. Somente um Deus feito homem poderia nos redimir, por isso, o próprio Deus se encarnou e assumiu a nossa identidade, nossa fisiologia, nossa forma, nossa humanidade para se tornar um como nós e assim lutar por nós e vencer nos tirando da destruição.   Jesus Cristo, como homem, foi o Sacerdote perfeito, que se ofereceu a si mesmo como vítima também perfeita. “Tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação!”  A leitura nos revela que Jesus não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão, isto é, aqueles (as) que têm fé, pois creem, confiam e dependem Dele. Diante do exposto, nós precisamos fazer uma reflexão se, realmente, estamos deixando que Jesus se ocupe conosco, seja o Senhor da nossa vida, e renove a nossa mentalidade humana decaída.  – Você entende agora como foi o plano de Deus para nos libertar da morte eterna? – Você já assumiu a vida nova que Jesus Cristo veio nos dar? – Você tem dúvidas sobre a sua salvação?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 104* 

🗣 *O Senhor se lembra sempre da Aliança.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 104* 

*Reflexão* - “Somos descendentes de Abraão porque temos fé, portanto somos também participantes da aliança promulgada por Deus com todas as gerações que, pela Fé aderirem ao Seu Projeto de Salvação. Temos que alimentar em nós essa certeza e por isso, glorificar a Deus, procurá-Lo e buscar constantemente a Sua face.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1, 29-39*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 

30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 

31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.

32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 

33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 

34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.

35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 

36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 

37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 

38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 

39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“As consequências do pecado em nós.”*

“A cidade inteira se reuniu em frente da casa. Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios”. No Evangelho de hoje, Jesus cura a sogra de Simão Pedro, retira-se de madrugada para rezar e declara a seus Apóstolos que deve ir pregar o Evangelho a outras aldeias, porque foi para isso que Ele veio ao mundo (cf. v. 38). É interessante notar que o evangelho de S. Marcos se inicia com a batalha contra o diabo; mas logo em seguida, depois de Jesus expulsar alguns demônios, apresenta-nos a humanidade enfermiça, representada aqui, sobretudo, pela sogra de Simão Pedro e, secundariamente, pelas muitas pessoas por Ele curadas de diversas doenças (cf. v. 34). Vemos descrita aqui, portanto, a condição espiritual em que a humanidade se achava antes da vinda de Cristo. Trata-se do reinado de Satanás, de quem éramos escravos e, por isso, almas doentes, manchadas, picadas pela mordida da serpente, desordenadas em seu íntimo por causa do pecado original: numa palavra, uma humanidade enferma. Mas, ao contrário do que pensavam Lutero e outros hereges protestantes, a humanidade ferida pelo demônio e o pecado original não é, em si mesma, incapaz de ouvir a Palavra de Deus e responder à graça. Sim, temos a capacidade de abrir-nos à graça, porque a nossa humanidade, embora decaída, não ficou de todo corrompida ou inutilizada. Em que consiste, então, a ferida do pecado original presente em nós? Pois bem, o que temos dentro de nós é, em primeiro lugar, uma grande ignorância, proveniente de nossas desordens pecaminosas; não se trata, porém, de uma ignorância tão crassa a ponto de incapacitar-nos para conhecer, pela fé, a verdade de Deus. Em segundo lugar, a nossa vontade foi debilitada por certa malícia, por certa maldade. Criada para querer e praticar o bem, a vontade, ferida pelo pecado, experimente agora certa tendência às coisas más, o que não quer dizer que tenhamos perdido a liberdade e a capacidade de abraçar os bens reais. Em terceiro lugar, nossas paixões, desejos etc. encontram-se perturbados e desordenados; nossa concupiscência e desejos carnais, nossa ira etc. estão fora do eixo, embora não seja uma desordem tal, que não possamos acolher a salvação de Jesus Cristo. Em resumo, cremos que, por força do pecado original, nossa natureza está decaída, mas não inutilizada, e que é Jesus quem nos veio trazer a graça para a curar e elevar. Essa graça, que Ele nos mereceu para todos, Ele quer dá-la a cada um de nós em particular. É o que Ele deseja dar a mim, a você. Ele quer curar em nós essas desordens e nos elevar à vida divina. Mas para que nós entremos de fato nessa dinâmica de transformação, de purificação e elevação de nossa natureza decaída ao nível da santidade, precisamos estar realmente dispostos a ir em direção a Jesus. No Evangelho de hoje, com efeito, o Senhor, que começara chamando as pessoas à casa de Pedro, vai enfim a outros lugares e deixa às pessoas a iniciativa de o seguirem. Precisamos tomar essa decisão de seguir a Cristo, de ir atrás dele, para que Ele nos cure de nossa ignorância, quer dizer, purifique nossa inteligência e nos faça mudar de mentalidade. Estudemos o Catecismo, empenhemos nossa vontade em fazer penitência, em procurar a purificação do coração, em manifestar a Deus nosso desejo de obedecer à sua vontade, aos seus Mandamentos. Cortemos os laços que nos prendem e, infelizmente, acorrentam às desordens mundanas. Tudo isso pode ser uma vitória de Cristo em nossas vidas, mas é necessário que nos demos conta disso: somos capazes, porque a graça divina está à nossa disposição, e ela pode agir numa natureza que, embora ferida, nem por isso se tornou incapaz de deixar-se reerguer pela prodigiosa mão de Deus.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

 AUDIOVISUAL: COMENTÁRIOS BÍBLICOS CATÓLICOS:

SANTA MISSA:

Padre Joaozinho:
Padre João Carlos (Blog):
Padre Paulo Ricardo (Site):
Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:
*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...