quarta-feira, 16 de novembro de 2022

📆 *19 de Novembro de 2022 (Sábado)*

 📆 *19 de Novembro de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRÍGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO, PRESBÍTEROS, MÁRTIRES, MEMÓRIA* (Presb. Mts., Mem., Pf. Mártires, Cor Vermelha) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. MATILDE (MECHTILDE) /S. ABDIAS, PROFETA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Por amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso, sua recompensa é eterna.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor, que a vossa palavra cresça nas terras onde os vossos mártires a semearam e seja multiplicada em frutos de justiça e de paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Apocalipse 11, 4-12*

_ _ _ _ _ _

✉ Início do Livro do Apocalipse de São João. 

Disseram a mim, João: 4“Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros, que estão diante do Senhor da terra. 

5Se alguém quiser fazer-lhes mal, um fogo sairá da boca delas e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser fazer-lhes mal, é assim que vai morrer. 

6Elas têm o poder de fechar o céu, de modo que não caia chuva alguma enquanto durar a sua missão profética. Elas têm também o poder de transformar as águas em sangue. E quantas vezes elas quiserem, podem ferir a terra com todo tipo de praga. 

7Quando elas terminarem o seu testemunho, a besta que sobe do Abismo vai combater contra elas, vai vencê-las e matá-las. 

8E os cadáveres das duas testemunhas vão ficar expostos na praça da grande cidade, que se chama, simbolicamente, Sodoma e Egito, e na qual foi crucificado também o Senhor delas. 

9Gente de todos os povos, raças, línguas e nações, verão seus cadáveres durante três dias e meio, e não deixarão que os corpos sejam sepultados. 

10Os habitantes da terra farão festa pela morte das testemunhas; felicitar-se-ão e trocarão presentes, pois estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra”. 

11Depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio de Deus, penetrou nos dois profetas e eles ficaram de pé. Todos aqueles que os contemplavam, ficaram com muito medo. 

12Ouvi então uma voz forte vinda do céu e chamando os dois: “Subi para aqui!” Eles subiram ao céu, na nuvem, enquanto os inimigos ficaram olhando.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apocalipse 11, 4-12*

 *Reflexão - “Mensagem de vitória”*

“Apesar de ser um pouco difícil assimilar o sentido do Livro do Apocalipse em vista do simbolismo e das figuras usadas por São João, nós podemos perceber uma mensagem de vitória para todos aqueles que dão no mundo testemunho do poder e da misericórdia de Deus. Jesus Cristo é a maior testemunha dessa obra de Deus para os homens. Saiu vitorioso quando todos O davam por perdido e fracassado. Os profetas são testemunhas que incomodam, por isso, também são perseguidos. Anunciar Jesus Cristo requer em nós o exercício da fé expectante, a qual nos garante que, apesar das perseguições e da morte aparente, a vitória já nos foi conquistada por Ele que foi o primeiro a ser ressuscitado. Somos nós, hoje, as oliveiras, os candelabros que nos postamos diante do Senhor da terra, Jesus o nosso Salvador. Ele abriu para nós o caminho da glória e apesar dos nossos inimigos, se formos fiéis, subiremos ao céu na nuvem, confundindo a todos aqueles que nos perseguem. – Você quer ser testemunha de Cristo, mesmo com perseguição? – Você acha que vale a pena sofrer pelo anúncio do Evangelho? – Isto já está acontecendo com você?”

 _ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 143*

🗣 *”Bendito seja o Senhor, meu rochedo!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 143*

 *Reflexão* - “Deus toma a nossa incapacidade em Suas mãos e nos torna capazes de vencer todos os inimigos. O Seu poder é amoroso, libertador, poder que nos dá abrigo e fortaleza. Tendo o Senhor como escudo, temos a certeza da vitória. A nossa vida é um combate espiritual e humano e é o Senhor quem nos adestra para a luta. Confiando Nele, cantaremos um canto novo de triunfo. Experimente desde já entoar esse cântico vitorioso. Louve o Senhor!”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 20, 27-40*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis. *(Cf. 2Tm 1, 10)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 

28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ʽse alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmãoʼ. 

29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 

30Também o segundo 

31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 

33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”.

34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 

35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 

36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram.

37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. 

38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 

39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 

40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Celibato, sinal do Reino dos Céus.”*

“O celibato, vivido por amor ao Reino, é um sinal de que o verdadeiro e perpétuo casamento só se dará no céu, entre Deus e suas amadas almas. A controvérsia em que o Evangelho nos coloca hoje oferece mais uma ocasião de refletirmos sobre o celibato, isto é, o voto de castidade por amor ao Reino dos Céus. Encontramo-nos na cidade santa de Jerusalém. Aproximam-se de Jesus alguns dos saduceus, inimigos da ressurreição, a fim de o atraiçoarem em alguma palavra mal colocada que servisse de pretexto para desmerecê-lo aos olhos do povo e condená-lo de uma vez por todas. Com uma historieta fictícia, que, segundo eles, envolvia um problema teológico sem solução, esperam conseguir pôr à prova a prudência de Cristo e o seu conhecimento das Escrituras. Uma mulher, de acordo com as prescrições da Lei (cf. Dt 24, 5s), casara-se sucessivamente com sete irmãos. De qual deles, portanto, ela será esposa depois da ressurreição dos corpos? E a resposta de Jesus não poderia ser mais inusitada: “As pessoas deste mundo se casam. Contudo, as que são julgadas dignas de ter parte naquele mundo e na ressurreição dos mortos, lá não se casam”. Jesus aponta aqui para uma realidade, estranha à mentalidade dos judeus, que se tornaria, não só comum, mas um dos traços distintivos do cristianismo: a virgindade por amor a Deus, ou seja, a perfeita continência sexual enquanto expressão e expectativa daquele matrimônio místico e espiritual que os justos contrairão com o Senhor, Esposo das almas. De fato, todos fomos feitos para o casamento, segundo as palavras do Criador: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2, 18); o celibato, porém, nos ajuda a lembrar que o verdadeiro e perpétuo casamento não é tanto o que se celebra entre os noivos neste mundo, cuja figura passa, quanto o que havemos de celebrar com Deus na glória do céu. Por isso, sejamos casados ou não nesta vida, todos temos de preparar-nos para o grande encontro, para as núpcias definitivas do Cordeiro imaculado. Com que alma, pois, compareceremos ao eterno festim: manchada, rota, corroída pelo pecado, indigna de tão sublime Esposo ou, como deve ser, limpa, alvejada, recendendo o suave odor da graça e do amor?” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...