sexta-feira, 18 de novembro de 2022

📆 *20 de Novembro de 2022 (Domingo)*

 📆 *20 de Novembro de 2022 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO, SOLENIDADE* (Cor Branca) 

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO / S. GELÁSIO I, PAPA / S. EDMUNDO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos. *(Ap 5, 12; 1, 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus eterno e todo-poderoso, que dispusestes restaurar todas as coisas no vosso amado Filho, Rei do universo, fazei que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo à vossa majestade, vos glorifiquem eternamente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Samuel 5, 1-3*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Segundo Livro de Samuel. 

Naqueles dias, 1todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 

2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’”.

3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Samuel 5, 1-3*

*Reflexão - “O Rei já está entre nós”*

“Quando nos aprofundamos na história do povo de Deus e na sua caminhada aqui na terra, nós percebemos que o nosso coração também anseia pela existência de alguém que seja soberano e senhor nosso. Por isso, nesta leitura nós nos deparamos com o povo que, mais uma vez, clama por alguém que o apascente e seja seu chefe. O coração humano anseia por justiça e paz e, assim, vive em busca de alguma pessoa que construa para ele uma nação capaz de lhe conceder a paz e a justiça. No entanto, na caça por um rei que o governe, o homem, sem perceber, deseja sobre si a autoridade d’Aquele que o criou e que já tem pronta a concepção para a sua felicidade. Toda autoridade na terra é concedida por Deus que está no céu, deste modo, os que são “reis na terra” firmam aliança com o povo na presença do Senhor. Porém, mesmo tendo o apoio divino, e, por mais que sejam “bem intencionadas”, na maioria das vezes “as autoridades” quebram o compromisso assumido, pois são pessoas falíveis. Por isso, nós nunca deveríamos aguardar muito dos “homens eleitos”, pois eles são meros instrumentos de Deus para cumprir aqui na terra, a missão que lhes foi confiada. Somente o nosso verdadeiro Rei e Senhor que está no meio de nós poderá nos conferir o que é justo e necessário para que tenhamos paz e harmonia interior conosco mesmo, e, como consequência disso, também unidade com o nosso próximo. - Você espera muito dos “homens escolhidos” para governar a terra? - Você tem consciência de que eles, como você, são pessoas falíveis?- Qual é o seu julgamento em relação aos pastores da Igreja que, às vezes, promovem escândalos? A sua fé fica abalada por causa disso?- Você também, como o povo de Israel sente a necessidade de um rei que dirija a sua vida? - Você tem paz e harmonia com você mesmo (a) e com o próximo?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 121* 

🗣 *Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 121* 

*Reflexão* - “Jerusalém, a cidade santa, é o nosso destino final, por isso, se constitui uma perspectiva feliz, o saber que para lá nós estamos caminhando. Enquanto estivermos aqui na terra, a casa do Senhor é o mais profundo do nosso ser espiritual, lá onde habita o Espírito Santo de Deus. Enquanto isso, nós caminhamos literalmente para o encontro final com o nosso Criador, que nos concederá a verdadeira morada, que nos foi preparada por Ele desde toda a eternidade. "Vamos à casa do Senhor", por isso, o nosso coração se alegra. Somos parte das tribos de Israel, as tribos do Senhor que seguem adiante, seguindo a Sua Lei e louvando a Ele pela Sua justiça e santidade. Não podemos viver tristes, pois a nossa perspectiva é de felicidade eterna!”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - Colossenses 1, 12-20*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses. 

Irmãos: 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 

13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 

14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 

15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 

16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 

18Ele é a Cabeça do Corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 

19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude

20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - Colossenses 1, 12-20*

*Reflexão - “A maior herança que recebemos é o Espírito Santo”*

“A grande graça que recebemos do Pai é ter acesso à herança dos santos, Luz que Ele nos concedeu por meio de Jesus Cristo. A Luz de Jesus nos libertou das trevas do pecado e da morte a que estávamos condenados. Em Jesus temos a redenção e o perdão dos pecados. Portanto, não podemos nos apegar às nossas faltas com sentimento de culpa, pois Deus deu a Jesus Cristo o poder e o senhorio de todas as coisas visíveis e invisíveis, inclusive nós e os nossos pecados. Tudo o que há no céu, debaixo do céu, na terra e debaixo da terra está sob  a autoridade de Cristo, porque tudo foi criado por meio dele e para ele. Em Jesus, Deus habita em toda a Sua plenitude e por Ele, reconciliou consigo todos os seres, pelo sangue da Sua Cruz. Para nós, basta apenas nos abrir para a Sua graça e tê-Lo como nosso Senhor e Salvador. Às vezes, nós esquecemos de que temos, no céu, sentado no trono de Deus, um Rei que conhece todas as nossas necessidades, que sabe das nossas aflições e se interessa por nós e quer nos salvar. Vivemos procurando pessoas que possam nos tirar das situações de penúria e olvidamos a maior herança que possuímos: a Luz de Jesus que é o Seu Espírito Santo que nos ensina a trilhar o caminho seguro para encontrar o reino dos céus. Jesus Cristo é o Senhor da nossa vida, não estamos órfãos, o Espírito Santo caminha conosco. Somos os santos e as santas dos tempos atuais, temos direito à herança. – Você tem Jesus Cristo como Senhor também dos seus pecados e faltas? – Você é uma pessoa que desanima com facilidade por causa da sua fraqueza? – A quem você procura na hora da provação? – Você acha que tem direito à herança dos santos? – Você acha que é santo (a) dos tempos atuais? – Você é consciente de que recebeu a herança do Espírito Santo?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 23, 35-43*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _É bendito aquele que vem vindo, que vem vindo em nome do Senhor; e o Reino que vem seja bendito; ao que vem e a seu Reino, o louvor! *(Mc 11, 9. 10)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!”

36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 

37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!”

38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus”.

39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!”

40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 

41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 

42E acrescentou: “Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado”. 

43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Ou Cristo reina sobre nós, ou Satanás reinará!”*

“O princípio do “Estado laico” tem sido usado como pretexto para a implantação de um “Estado laicista”, no sentido de um governo que se autoproclama “neutro” (como se isso fosse possível), mas que, na prática, é anticristão e antirreligioso, quando não, explicitamente ateísta. Celebrar a Cristo Rei é recordar o fato de que, em qualquer nação do mundo, existe um poder espiritual que está acima do Estado. Se não permitirmos que esse poder seja exercido por Cristo, inevitavelmente o será pelo Maligno. Meditação. — 1. Neste domingo, celebramos a Solenidade de Cristo Rei do Universo, que foi instituída pelo Papa Pio XI, a fim de glorificarmos o reinado espiritual de Cristo em reparação às perseguições cometidas por diversos governos anticristãos no início do século XX; mas também para refletirmos que a paz, a justiça e a ordem, na sociedade civil, só serão alcançadas quando Cristo reinar nos corações dos governantes. Nessa reflexão sobre o reinado de Cristo, é necessário destacar, de imediato, que a Igreja sempre foi, e sempre será, contra o Estado laicista. Para compreender as razões disso, não é preciso citarmos o Catecismo da Igreja ou alguma encíclica papal, basta olharmos para os dias atuais. Por exemplo, se você recomendar a alguém que busque a confissão, certamente a pessoa se esquivará com a seguinte falácia: “Não preciso me confessar! Eu não tenho pecado! Eu não matei, não roubei...”. Por trás desse sofisma — que está impregnado na sociedade contemporânea — encontra-se o pressuposto de que pecado é sinônimo de crime, e por consequência, assimila-se a ideia de que pecado é somente aquilo que o Código Penal reconhece como ação criminosa. Todo aquele que pensa dessa forma, na prática, escolheu o Estado como a “autoridade espiritual” que “revela” em que consistem o bem e o mal, ou o que é pecado e o que não é. Parece inacreditável, mas justamente o Estado, com seus governantes — cujo currículo é marcado pelo materialismo e pelo relativismo moral —, exerce o poder espiritual sobre a vida das pessoas, condicionando sua visão da realidade. Assim, lenta e gradualmente, as pessoas vão assimilando as convenções estatais. A fonte da moral passa a ser a lei aprovada e interpretada pelo Estado. Está, aí, uma das grandes ofensas contemporâneas a Cristo Rei: quando as pessoas escolhem acreditar nos ditames arbitrários do Estado e ignorar as leis gestadas no coração amoroso de Nosso Senhor Jesus Cristo. No nosso país, por exemplo, percebemos a banalização do divórcio, a partir de aprovação legislativa ocorrida em 1977, e a relativização do conceito de família por meio do ativismo judiciário exercido, cada vez mais, pelo Supremo Tribunal Federal. Nós, católicos, não podemos aceitar esse tipo de ingerência, pois, de acordo com a ordem natural das coisas, deve haver um poder espiritual que esteja acima do Estado e que exerça influência sobre seus governantes. Essa autoridade espiritual é de Nosso Senhor Jesus Cristo; se não o for, sempre haverá um poder substituto, que é exercido pelo Anticristo, Satanás. 2. O princípio ideológico do “Estado laico” tem sido usado como pretexto para a implantação de um “Estado laicista”, no sentido de um governo que se autoproclama “neutro” (como se isso fosse possível), mas que, na prática, é anticristão e antirreligioso, quando não, explicitamente ateísta. No entanto, a própria ideia de “Estado laico” é irrealizável, pois é impossível a constituição de um Estado sem que haja um poder espiritual acima dele. Nesse sentido, se um governante, ao fazer política, não obedece ao Reinado de Cristo — a fim de ter uma suposta “neutralidade” —, na verdade, estará tendo uma atitude anticristã, pois, ao ignorar os ensinamentos de Jesus, estará servindo ao Anticristo. Sempre haverá uma autoridade espiritual à qual se está servindo. Todo administrador, legislador ou juiz inevitavelmente está sujeito a esse poder espiritual real e concreto: ou está servindo a Nosso Senhor ou ao Maligno, não há outra alternativa. 3. Para ficar mais claro, podemos pensar na educação dos nossos filhos. Suponhamos que tomemos a insensata decisão de ter uma família “laica”, não educando nossos filhos na fé católica nem lhes ensinando os valores cristãos. Com o passar do tempo, perceberemos que nossos filhos estão seguindo ideias marxistas, defendendo a ideologia de gênero, pensando a partir de uma visão liberal sem limites morais, ou até mesmo vivendo a sexualidade de forma depravada e promíscua. Em outras palavras, se os pais não educarem seus filhos, alguém certamente os “educará” ou, para ser mais preciso, deformará. Quando falamos em poder espiritual estamos nos referindo, de forma prática, a um poder educador. Então, as perguntas que devem ecoar em nossos corações e inquietar-nos são: Quem educará os nossos filhos? Quem educará a nossa nação? Os ateus relativistas, materialistas e anticristãos, ou nós que cremos no Reinado de Cristo? As pessoas não param para refletir que muitos problemas da sociedade poderiam ser sanados se estivéssemos sob a autoridade espiritual de Cristo. Só é possível manter a ordem pública, por exemplo, se estivermos alicerçados sobre um sistema espiritual de valores sólidos. No entanto, como o nosso país assimilou a falácia ideológica de que o Estado é laico — quando, na prática, é laicista —, a Igreja Católica fica “amordaçada”, impedida de proclamar a Verdade e de exercer sua missão de educar. Isso porque o Estado quer instaurar o seu projeto educacional, que é satânico e anticristão, no qual triunfa a destruição da família natural, dos valores cristãos e da civilização ocidental. Até quando deixaremos Satanás reinar no lugar de Cristo? Celebrar a Cristo Rei é, pois, recordar o fato de que, em qualquer nação do mundo, existe um poder espiritual que está acima do Estado. Esse poder, ou será exercido por Cristo ou o será pelo Maligno. E se alguém levianamente defender que não existe nenhum poder espiritual sobre o Estado, podemos ter a certeza de que este serve ao poder espiritual do mal, uma vez que, ao negar o poderio de Cristo, ele está erigindo o poder anticristão. Que o Cristo, Rei do Universo, reine também sobre o nosso país. Mas, para isso, Ele precisa primeiro reinar em nossos corações e em nossas famílias. Portanto, não tenhamos medo de educar nossos filhos e de exercer o poder espiritual sobre eles, não os deixemos a mercê de um Estado que disfarça ser laico, mas que, na verdade, é anticristão. Oração. — Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, que coroado de espinhos reinastes a partir do trono da cruz, vinde reinar sobre nós, nossas famílias e nossa nação, a fim de que sirvamos somente a Vós. Assim seja!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...