quarta-feira, 16 de novembro de 2022

📆 *18 de Novembro de 2022 (6a Feira)*

📆 *18 de Novembro de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEXTA-FEIRA DA XXXIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. FILIPINA ROSA DUCHESNE / S. ROMAN DE ANTIOQUIA / SANTO ODÃO, ABADE / SALOMÉ DE CRACÓVIA E MAUDEZ.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes. *(Jr 29, 11. 12. 14)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Apocalipse 10, 8-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Início do Livro do Apocalipse de São João. 

8Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 

9Eu fui até ao anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”. 

10Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 

11Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apocalipse 10, 8-11*

 *Reflexão - “Somos chamados a dar testemunho da Palavra”*

“Mais uma vez São João nos revela o que o anjo do Senhor lhe falou na Ilha de Patmos. O livrinho que ele tomou das mãos do anjo é a Palavra de Deus anunciada aos homens por meio dos profetas e do próprio Jesus Cristo. Assim, ele nos relata como comeu o livrinho e o que sentiu ao degustar a palavra do Senhor: na boca, doce como o mel, mas no estômago, amarga como fel. O que significa isso para nós? A Palavra que ouvimos nos delicia, nos impressiona, toca o nosso coração, entretanto, quando temos de assumir compromisso com ela, quando somos intimados a vivenciá-la temos dificuldade, por isso muitas vezes ela se torna  para nós algo amargo, difícil de ser concretizado. Vivenciar a Palavra de Deus implica em renúncia, em aceitação, em submissão e principalmente em testemunho. Assim, como São João foi convocado a profetizar, isto é, anunciar às nações o pensamento de Deus, nós também somos chamados a dar testemunho da Palavra a todos os que encontramos por meio das nossas ações coerentes com o que o Senhor nos ordena.” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 118*

🗣 *”Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!

_ _ _ _ _ _

6️⃣ Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 118*

 *Reflexão* - “Exaltar a Palavra de Deus é exaltar o próprio Deus e a Ele fazer justiça. O salmista compara a Lei do Senhor com as realidades da terra e a proclama maior do que tudo: as riquezas, o ouro e a prata, o mel, etc. A maior fonte de riqueza e de felicidade do homem está contida no cumprimento da lei que sai da boca de Deus.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 19, 45-48*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 

46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 

47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 

48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”A santa ira de Cristo.”*

“No Coração de Cristo estão presentes, de modo sublime e ordenado, as nossas paixões e sentimentos, inclusive a ira, expressão belíssima de seu infinito amor aos homens. Pela assunção da natureza humana na unidade de sua divina pessoa, o Filho de Deus encarnado tomou para si uma alma racional e sensitiva com todos os seus movimentos passionais, sem contudo o que neles pode haver de pecaminoso, desordenado e imperfeito. É o que vemos, de modo particular, nos dois episódios narrados no Evangelho de ontem, em que o Senhor, tocado de terníssimo amor, chorara a indiferença de Jerusalém, e no do de hoje, em que, acendido de santa ira, expulsa do Templo uns vendilhões sacrílegos. Não devemos pensar, no entanto, que a cólera de Cristo seja como a nossa, irracional e desmedida; antes, a ira de Deus é precisamente uma expressão de seu infinito amor. Os chicotes que Jesus empunha hoje não são mais do que uma última tentativa de corrigir os que não se quiseram atar pelos laços de sua caridade. Ele se apresenta aqui como um pai que, depois de tantos conselhos e repreensões, já vê outro meio de evitar a ruína do filho senão pelo castigo, pela dureza, pelo trato rigoroso, mas contido, moderado. Em todas as obras de Deus, com efeito, justiça e misericórdia andam juntas, de maneira que, por amar-nos, Ele não nos priva dos castigos devidos e, ao castigar-nos, não nos deixa nunca de amar, ao ponto de permitir que soframos muito menos do que merecíamos. O Jesus que chora por nós é, pois, o mesmo que pega do látego para converter-nos, reivindicar os direitos do Pai e a santidade do seu Templo. Que saibamos corresponder aos sentimentos de seu SS. Coração e, em tudo submetidos à sua vontade, não procuremos nunca desprezar o seu tão imenso amor por nós.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...