terça-feira, 8 de novembro de 2022

📆 *10 de Novembro de 2022 (5a Feira)*

 📆 *10 de Novembro de 2022 (5a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO LEÃO MAGNO, PAPA E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Cor Branco)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. LEÃO MAGNO, PAPA E DOUTOR DA IGREJA / S. ANDRÉ AVELINO, PRESBÍTERO / .

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

O Senhor o escolheu para a plenitude do sacerdócio e, abrindo seus tesouros, o cumulou de bens.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que jamais permitis que as potências do mal prevaleçam contra a vossa Igreja, fundada sobre a rocha inabalável dos Apóstolos, dai-lhe, pelos méritos do papa São Leão, permanecer firme na verdade e gozar paz para sempre. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Filêmon 1, 7-20*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon. 

Caríssimo, 7grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão. 

8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 

9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 

10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 

11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim.

12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 

13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 

14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea.

15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 

16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 

17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. 

18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 

19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida. 

20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Filêmon 1, 7-20*

 *Reflexão - “De escravo a filho, de pecador a santo!”*

“A mensagem de Paulo é um testemunho do que pode acontecer a alguém  que abraça a salvação de Jesus e dá início ao processo de conversão.  De escravo a filho, de pecador a santo! Onésimo, escravo de Filêmon havia fugido do seu patrão e agora estava também aprisionado, juntamente com São Paulo. Paulo, então, da prisão escreve a seu discípulo Filêmon, pondo todo o empenho em interceder por Onésimo. “Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração” assim se expressava São Paulo.  Nas suas palavras percebemos o carinho e a afeição que nutria, tanto pelo patrão como pelo seu escravo. “Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre”, diz São Paulo. Muitas vezes nós também precisamos perder algo ou alguém por uns tempos a fim de ganhá-lo para sempre. Apesar das circunstâncias difíceis, tanto o patrão, como o escravo, tiveram as suas vidas transformadas depois que conheceram a Jesus Cristo pelo Evangelho que Paulo lhes anunciou. Portanto, podemos dizer que nas horas mais críticas da nossa vida, pode acontecer o milagre do acolhimento, do perdão e, consequentemente da reconciliação. Fazendo um paralelo entre a escravidão de Onésimo e a nossa escravidão percebemos que, enquanto não conhecemos e aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, nós também continuamos escravos do pecado, fadados à morte eterna desde já aqui na terra. Jesus nos libertou justamente para que possamos assumir a nossa dignidade de filhos e filhas amados(as) do Pai e sejamos emancipados do jugo dos homens. – Você acha que no mundo alguém pode se tornar filho, sendo escravo? – Como pode isto acontecer hoje? – Existe alguém que você perdeu e deseja reconquistar? – Você está disposto(a) a perdoar e recebê-lo(a) de volta?”  

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 145*

🗣 *”Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro;🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ quem ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 145*

 *Reflexão* - “As coisas mais maravilhosas podem acontecer com aquele(a) que se apoia com confiança nas mãos do Senhor, diz o salmo. Os oprimidos, os famintos, os cegos, os caídos, o estrangeiro, a viúva e o órfão, todos eles são objeto da bondade do Senhor, quando por Ele esperam. Felizes são todos aqueles que necessitam do amparo de Deus, porque o terão.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 17, 20-25*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Eu sou a videira verdadeira e vós sois os ramos; um fruto abundante vós haveis de dar. *(Jo 15, 5)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 

21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”.

22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 

23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 

24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 

25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”O Reino de Deus não vem ostensivamente.”*

“O Reino de Deus não vem ostensivamente. Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. Quando chegará o Reino de Deus? A essa pergunta dos fariseus responde Jesus, não diretamente, mas com a afirmação rotunda de que o Reino de Deus já chegou, e não de forma ostensiva, perceptível pelos sentidos do corpo, mas como realidade espiritual, da qual só nos podemos aperceber pelo sensus superior da fé. Isso não significa, porém, que a presença do Reino de Deus seja uma “ficção”, um conceito oriundo de nossas carências mais profundas, no qual creríamos só para alcançar um estado zen, de autoconvencimento, e paz consigo e com o “universo”. O Reino de Deus está entre nós de forma objetiva e concreta, porque este Reino, nas palavras de Orígenes, é o próprio Filho de Deus encarnado, que se deixou ver e palpar em carne humana. Ora, se o Reino não é senão o Verbo encarnado, e se toda carne é visível, como podemos dizer que o Reino é espiritual, acessível apenas aos olhos da fé? Por dois motivos fundamentais: primeiro, porque é somente pela fé sobrenatural que podemos, a partir dos tantos sinais que rodeiam a pessoa de Cristo, alcançar a sua natureza divina, que opera por meio de sua humanidade santíssima; segundo, porque é somente por essa mesma fé que o Reino de Deus, isto é, Cristo Jesus, que está entre nós, passa a estar também dentro de nós. É pela fé que o Reino, uma vez reconhecido, pode reinar efetivamente em nossa alma, que é o trono que mais agrada o Coração de Cristo. É nesse sentido que diz o Senhor que o Reino não vem ostensivamente: as realidades cá de fora, incluindo os milagres de Cristo, não têm outra função além de nos conduzir aqui para dentro, para a intimidade da nossa alma, que é onde Deus quer verdadeiramente reinar, para ali ser adorado e servido gentilmente.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...