quinta-feira, 10 de novembro de 2022

📆 *11 de Novembro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *11 de Novembro de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO MARTINHO DE TOURS, BISPO, MEMÓRIA* (B., Mem., Pf. Pastores, Cor Branca)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SÃO MARTINHO DE TOURS / S. BARTOLOMEU, ABADE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Farei surgir um sacerdote fiel, que agirá segundo o meu coração e a minha vontade, diz o Senhor. *(1Sm 2, 35)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que fostes glorificado pela vida e a morte do bispo São Martinho, renovai em nossos corações as maravilhas da vossa graça, de modo que nem a morte nem a vida nos possam separar do vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 2 São João 4-9*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Segunda Carta de São João. 

4Muito me alegrei, Senhora, por ter encontrado alguns dos teus filhos que caminham conforme a verdade, segundo o mandamento que recebemos do Pai.

5E agora, Senhora, eu te peço – não que te esteja escrevendo a respeito de um novo mandamento, pois se trata daquele que temos desde o princípio – : amemo-nos uns aos outros. 

6E amar consiste no seguinte: em viver conforme os seus mandamentos. Este é o mandamento que ouvistes desde o início para guiar o vosso proceder. 

7Acontece que se espalharam pelo mundo muitos sedutores, que não confessam a Jesus Cristo encarnado. Está aí o Sedutor, o Anticristo. 

8Tomai cuidado, se não quereis perder o fruto do vosso trabalho, mas sim, receber a plena recompensa. 

9Todo o que não permanece na doutrina de Cristo, mas passa além, não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 João 4-9*

 *Reflexão - “Aquele que crê tem a sorte, não só de conhecer a verdade, mas também de ter Deus”*  

“Nesta breve carta, S. João oferece-nos como que uma síntese do seu evangelho, uma vez que recorda à sua comunidade o essencial para a salvação: "caminhar na verdade" e "acreditar que Jesus é o Filho de Deus". O apóstolo interpreta o mandamento novo que ele mesmo recebeu do Senhor. As duas condições para a salvação podem, por sua vez, resumir-se a uma: acreditar em Jesus Cristo e, assim entrar na verdade de Deus. Mas João também se preocupa com a fidelidade dos seus destinatários, porque há muitos «sedutores» (v. 7), que não reconhecem Jesus e pretendem levar os outros a não o reconhecerem também. É sempre possível perder o fruto do nosso trabalho, isto é, a fé que pode transformar a nossa vida (cf. v. 8). Aquele que crê tem a sorte, não só de conhecer a verdade, mas também ter connosco Deus (cf. V. 9), não só de tender para um futuro incerto, mas de caminhar com Cristo para Deus, não só de praticar uma qualquer filantropia, mas de amar a Deus no próximo, em nome de Cristo.”


_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 118*

🗣 *”Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ De todo o coração eu vos procuro, não deixeis que eu abandone a vossa lei!🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Conservei no coração vossas palavras, a fim de que eu não peque contra vós.🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.🗣

_ _ _ _ _ _

6️⃣ Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 118*

 *Reflexão* - “O pecado nos afasta de Deus e nos isola da comunhão com os filhos de Deus. Por isso, o pecado é cacimbão de infelicidade e, quanto mais pecamos, mais mergulhamos no atoleiro que nos absorve. Como o salmista canta o homem que progride na lei do Senhor e observa seus preceitos, procura a Deus de todo o coração, por isso, é feliz. A Lei do Senhor foi escrita no nosso coração e só teremos paz se colocarmos em prática o desejo de santidade que foi inoculado em nós. Nunca deixaremos de ser pecadores, mas a Palavra de Deus nos afasta da atuação de um ser pecador.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 17, 26-37*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Levantai vossa cabeça e olhai, pois a vossa redenção se aproxima! *(Lc 21, 28)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 

27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 

28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 

29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 

30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 

31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 

32Lembrai-vos da mulher de Ló. 

33Quem procura ganhar a sua vida, vai perdê-la; e quem a perde, vai conservá-la. 

34Eu vos digo: nessa noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 

35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 

36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 

37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”A figura deste mundo passa.”*

“Estar vigilante e desapegar-se dos falsos amores deste mundo: eis as duas disposições que todo cristão, ansioso pela vinda gloriosa do Senhor, deve lutar por viver dia após dia. No Evangelho de hoje, Jesus fala-nos do Fim dos Tempos e de como nos devemos encontrar quando enfim chegar a hora do Juízo. Para isto, o Senhor refere-se a dois acontecimentos marcantes do Antigo Testamento: de um lado, o dilúvio, ocorrido nos dias de Noé (cf. Gn 6, 9—8, 22); de outro, a destruição de Sodoma e Gomorra, nos tempos de Ló, cuja mulher convertera-se numa estátua de sal (cf. Gn 19, 1-29). Esses dois episódios nos mostram, em primeiro lugar, a necessidade de nos mantermos sempre alertas e vigilantes, já que não sabemos nem o dia nem a hora em que o Filho do Homem baixará dos céus, rodeado de seus anjos, a fim de premiar os justos e castigar os réprobos. Outro ensinamento contido nesta passagem é a necessidade do desapego do mundo, cuja figura, passageira e instável, não deve seduzir-nos e prender-nos, a ponto de já não esperarmos aquele que há, sim, de voltar para pôr termo à história humana e consumar a renovação de todas as coisas. Como os primeiros cristãos, que esperavam a vinda iminente do Senhor, não podemos perder aquele amor e, por assim dizer, aquela “saudade” com que clamavam: Maranatha! O nosso coração deve, pois, estar apaixonado por Cristo, ansioso por vê-lo face a face, não mais sob o véu da fé, mas, sim, a rosto descoberto. A meditação desse tão grande mistério — a visão direta da sagrada e amorosíssima fase do nosso Redentor — tem de incendiar nossa alma, transportá-la de um tal desejo de contemplar aquele que a redimiu que possamos dizer com S. Paulo: “Desejaria desprender-me”, livre deste corpo e da lei que nos inclina ao pecado, “para estar com Cristo” (Fl 1, 23). Não sigamos o exemplo da mulher de Ló, que, apegada aos falsos amores de sua antiga terra, dissolvida sob fogo e enxofre, tornou-se sal e estátua. Que a Virgem SS. nos conceda, por sua intercessão, a graça de nada antepormos ao amor de Cristo e de nos encontrarmos ornados de graça e santidade quando de sua vinda gloriosa e derradeira.” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Primeira Leitura, Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=3993) e Salmo, Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...