terça-feira, 8 de novembro de 2022

📆 *09 de Novembro de 2022 (4a Feira)*

 📆 *09 de Novembro de 2022 (4a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO, FESTA* (Cor Branco)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. TEODORO / S. MARIA E NÉON / SANTO ORESTES / SÃO JORGE NAPPER E SÃO SALVADOR.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, ornada como a noiva que se preparou para o seu noivo. *(Ap 21, 2)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que edificais o vosso templo eterno com pedras vivas e escolhidas, difundi na vossa Igreja o Espírito que lhe destes, para que o vosso povo cresça sempre mais, construindo a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. 

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Ezequiel 47, 1-2. 8-9. 12*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Ezequiel. 

Naqueles dias, 1o homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 

2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 

8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 

9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 

12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 47, 1-2. 8-9. 12*

 *Reflexão - “O Espírito Santo é o rio que nos lava e nos purifica”*

“As águas que jorravam do templo formavam um rio que corria para o mar e que tornavam saudáveis, as suas águas salgadas. Na visão de Ezequiel, por onde essas águas passavam tudo se renovava e se tornava frutífero. Isto significa dizer que as águas que saíam do santuário, que é morada de Deus, traziam saúde e bênção para quem se aproximasse. Por isso, podemos também afirmar que, a água que verteu do lado direito do peito de Cristo, que é o próprio Deus e templo do Amor, é a água do Espírito Santo, e nos traz saúde e bençãos! O Espírito Santo é o rio que nos lava, nos purifica e faz também com que produzamos verdadeiros frutos que servirão de alimento para os filhos de Deus. O Espírito Santo que Jesus nos doou na Cruz, faz com que as águas barrentas da nossa existência se tornem águas puras e cristalinas. Do peito de Jesus jorraram sangue e água como prova da Sua doação e entrega, iniciando-se assim o ministério da Igreja com os sacramentos do Batismo e da Eucaristia. Deixemo-nos, portanto,  lavar pela água e pelo sangue de Jesus e recebamos o banho do Amor de Deus. - Você tem se deixado banhar pelo Espírito Santo? – Quais os frutos que o Espírito Santo de Jesus faz brotar em você? – Reflita como está a sua vivência da caridade, bondade, alegria, paciência, paz, afabilidade, fidelidade, brandura, temperança.”  

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 45*

🗣 *”Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó. Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 45*

 *Reflexão* - “Somos esta morada para onde os braços de Deus que é o Espírito Santo vêm trazer alegria. Se, somos habitação do Espírito Santo, o Senhor do Universo estará sempre conosco. Precisamos ter bastante consciência disso e contemplar em nós os prodígios do Senhor. É dentro de cada um de nós que Deus realiza a Sua obra.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 2, 13-22*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Esta casa eu escolhi e santifiquei, para nela estar meu nome para sempre. *(2Cr 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.*

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 

14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 

15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 

16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 

17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 

18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 

19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 

20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 

21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 

22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Somos templos do Espírito.”*

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 23). 1. Somos templos do Espírito. — Hoje, celebramos a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão, a catedral do Papa, também chamada de caput et mater omnium ecclesiarum, “cabeça e mãe de todas as igrejas”, por ter sido a primeira basílica papal, dada pelo próprio imperador Constantino, depois que a Igreja alcançou a paz em 313. É interessante considerar, porém, o que é uma basílica. Os antigos pagãos possuíam templos; mas o que era um templo para eles? Era o lugar em que habitava a “divindade”. Por isso, se visitarmos templos romanos antigos, veremos edifícios relativamente pequenos. Por quê? Porque não era necessário que coubesse gente lá dentro, pois quem “morava” dentro do templo era a “divindade”. Os fiéis ficavam de fora, diante da face (fanum, em latim) do templo; daí a expressão pro fano, que deu origem, em português, a “profano”. Ora, quando se dá a paz da Igreja, nota-se que os cristãos, ao contrário, não precisavam de templos, mas de um lugar para se reunir, para reunir a ecclesia, isto é, a igreja ou assembleia. Porque cada cristão é o templo de Deus. Quando Jesus morre na cruz e se rasga o véu do Templo de Jerusalém, com isso se significa que o templo do Antigo Testamento passa a estar presente em todo aquele que está unido a Jesus. Jesus é, ao mesmo tempo, o próprio Deus do templo e o templo de Deus, que se encarna e vem morar no nosso meio. Por isso, quando nós somos batizados e incorporados a Jesus, Deus vem habitar em nós (cf. Jo 14, 23). 2. A graça de inabitação. — Até aqui, muita teoria, muita coisa interessante. Mas o que tudo isso tem que ver com a nossa vida? Ora, Deus está em todos os lugares: Ele está nas pedras, está nos rios, está nas cachoeiras; mas, no coração do cristão, Deus está de uma forma especial. Deus está como amigo. No entanto, para que isso se dê, para que isto aconteça, para que nós sejamos verdadeiramente templos do Espírito Santo, precisamos estar em estado de graça, em amizade com Deus. Se cometermos um pecado mortal, continuaremos sendo batizados e membros da Igreja, caso não tenhamos apostatado ou algo parecido; mas seremos membros semi-mortos, membros estranhos, que não têm em si a presença de Deus como amigo. Porque, embora Deus queira ser nosso amigo, somos nós que não queremos ser amigos dele, e não pode haver amizade se ela não for mútua. Quando estamos em pecado, a presença de Deus em nós não é a presença de amizade que chamamos de “inabitação”. Só se é templo do Espírito Santo se se está em amizade com Deus, em Cristo Jesus. 3. Também as igrejas são templos. — Celebrar hoje a festa da dedicação da Basílica de São João de Latrão é recordar que, para os cristãos, os templos de pedra são, na realidade, um lugar onde se reúnem aqueles que, pela graça, são o próprio templo de Deus, os amigos de Deus, do Deus que habita em nós. É claro que, com a presença do SS. Sacramento, por termos o sacrário dentro da igreja, ali também existe uma presença de Deus bem diferente, que é a presença de Deus encarnado, Jesus Cristo vivo no sacrário, razão por que as nossas igrejas merecem também o nome de templo. Mas o importante é lembrar e notar a grande diferença entre os templos pagãos e os cristãos: os primeiros não são lugares em que se entra, porque a “divindade” mora lá, mas não em nós fiéis; os segundos são diferentes, porque em nós, pelo batismo, Deus faz sua morada: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 23). Que beleza! que alegria saber que somos templos de Deus e que, em nossas igrejas, nós temos o sacrário, a presença divina e maravilhosa de Nosso Senhor Jesus Cristo, que quer estar conosco!” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...