sexta-feira, 23 de setembro de 2022

📆 *25 de Setembro de 2022 (Domingo)*

 📆 *25 de Setembro de 2022 (Domingo)*

_ _ _ _ _ _

*DOMINGO DA XXVI SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. FIRMINO, BISPO / SANTA AURÉLIA E SANTA NEOMÍSIA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada*:

Senhor, tudo o que fizestes conosco, com razão o fizestes, pois pecamos contra vós e não obedecemos aos vossos mandamentos. Mas honrai o vosso nome, tratando-nos segundo vossa misericórdia. *(Dn 3, 31. 29. 30. 43. 42)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, derramai sempre em nós a vossa graça, para que, caminhando ao encontro das vossas promessas, alcancemos os bens que reservais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Amós 6, 1a. 4-7*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Amós. 

Assim diz o Senhor todo-poderoso: 1aAi dos que vivem despreocupadamente em Sião, os que se sentem seguros nas alturas de Samaria!

4Os que dormem em camas de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros do rebanho e novilhos do seu gado; 

5os que cantam ao som das harpas, ou, como Davi, dedilham instrumentos musicais; 

6os que bebem vinho em taças, e se perfumam com os mais finos unguentos e não se preocupam com a ruína de José.

7Por isso, eles irão agora para o desterro, na primeira fila, e o bando dos gozadores será desfeito.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Amós 6, 1a. 4-7*

 *Reflexão - “Mensagem de solidariedade”*

“As palavras do profeta Amós precisam cair na terra do nosso coração como uma semente que deve florescer e frutificar a fim de que possamos mudar a nossa mentalidade, hábitos e costumes, na medida em que ela se adéqua à realidade da nossa vida. Ele prognostica contra os ricos “despreocupados”, ou seja, aqueles que se sentem seguros nas suas riquezas materiais, que usufruem de muitos bens, se divertem, bebem e comem do bom e do melhor, se perfumam, cantam, brincam, e não se preocupam com a ruína dos “José” que existem perto deles. Podemos até imaginar que a mensagem desta leitura não nos atinge, pois, não temos muitos bens, não nos excedemos visto que não estamos nas mesmas condições. No entanto, a principal mensagem dessa exortação, é referente à nossa despreocupação em relação ao nosso próximo a quem desconhecemos, por isso, o ignoramos, tão preocupados que estamos com a nossa vidinha sacrificada e já tão cheia de atropelos.  Assim sendo, mesmo que tenhamos pouco, necessitamos nos conscientizar de que poderá haver ao nosso lado ou muito perto de nós alguém que possui menos ainda e que vive na indigência e na miséria. De qualquer maneira, tendo muito ou pouco, o que importa é o nosso reconhecimento de que o que possuímos está nas mãos de Deus que nos concedeu a vida e os bens a fim de que sejamos solidários uns com os outros. Deus nos colocou no mundo, nos deu oportunidades de prosperar, determinou-nos uma época e um número de dias, deu-nos domínio sobre tudo o que está na terra, mas impôs a cada um de nós, deveres para com o nosso próximo. Por isso, não fujamos da nossa responsabilidade e acolhamos a Palavra de hoje como semente fértil na terra do nosso coração. – Como você tem vivido com os bens que Deus lhe concedeu: saúde, trabalho, inteligência, dinheiro?  - Existe alguém perto de você a quem faltam essas coisas? – Como você tem olhado para essas pessoas? -”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 145*

🗣 *”Bendize, minha alma, e louva ao Senhor!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ O Senhor é fiel para sempre, faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro.🗣

_ _ _ _ _ _

3⃣ Ele ampara a viúva e o órfão, mas confunde os caminhos dos maus. O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 145*

 *Reflexão* - “O salmista também nos direciona a percebermos que Deus fará justiça àqueles que vivem oprimidos, aos que hoje estão famintos e cativos das situações do mundo. Na Sua justiça, porém o Senhor confundirá o caminho dos que são maus, isto é, os que desconhecem àqueles que são provados pela vida. Por isso, ele se refere à viúva e ao órfão como símbolo dos que são desamparados aqui na terra. Para que nós possamos bendizer ao Senhor, portanto, nós precisamos repensar a nossa vida e os nossos critérios em relação aos nossos irmãos mais carentes e nos tornarmos justos aos olhos de Deus.”

_ _ _ _ _ _

📖 *2a Leitura - 1 Timóteo 6, 11-16*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.

Tu, que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. 

12Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas.

13Diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: 

14guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo.

15Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, 

16o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 1 Timóteo 6, 11-16*

 *Reflexão - “O bom combate da fé.”*

“São Paulo aconselha a todos nós que desejamos ser “homens e mulheres de Deus” a fugir das coisas perversas, isto é, de tudo o quanto nos desvia dos caminhos do Senhor. Dessa maneira, ele nos recomenda a procurar a justiça, que é a vontade de Deus; a piedade, que é a amizade com Deus e com os irmãos; a fé, que é a confiança e dependência de Deus; o amor que é a essência da Lei de Deus; a firmeza e a mansidão que são frutos do Espírito Santo de Deus em nós. Munidos desses atributos, nós poderemos combater o bom combate da fé e assim conquistar a vida eterna que nos foi prometida pelo Pai e alcançada por Jesus Cristo. Foi diante de Pôncio Pilatos que Jesus deu testemunho da verdade de Deus, com firmeza e convicção de que estava fazendo a vontade do Pai.  Por isso, São Paulo nos exorta, assim como fez a Timóteo, a que nós também, como Jesus, saibamos dar um bom testemunho da Sua verdade, assumindo o nosso mandato, isto é, a nossa missão até a Sua manifestação gloriosa. Isso significa que o tempo em que estamos vivendo é propício para que ponhamos em prática tudo o que nos é proposto pela verdade da Palavra de Deus, esperando o tempo oportuno em que nós também, habitaremos com Cristo numa luz inacessível, que nenhum homem viu nem pode ver. É a vida eterna em plenitude que nos foi prometida pelo Pai e que Jesus Cristo conquistou para que a vivamos um dia. – Você tem sido fiel ao seu chamado para ser homem e mulher de Deus? – Você tem combatido o bom combate da fé? – Você espera a manifestação de Jesus Cristo em Sua glória? – Você fica feliz quando pensa nisso?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 16, 19-31*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

 _Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre por amor; para que sua pobreza nos, assim, enriquecesse. *(2Cor 8, 9)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*.

Naquele tempo, Jesus disse aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.

20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 

21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.

22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado.

23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado.

24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.

25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te que tu recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. 

26E, além disso, há um grande abismo entre nós: por mais que alguém desejasse, não poderia passar daqui para junto de vós, e nem os daí poderiam atravessar até nós’.

27O rico insistiu: ‘Pai, eu te suplico, manda Lázaro à casa do meu pai, 

28porque eu tenho cinco irmãos. Manda preveni-los, para que não venham também eles para este lugar de tormento’.

29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’

30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’.

31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos’”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”O pobre Lázaro e o rico banqueteador.”*

"Os homens, para encontrarem após a morte alguma coisa em suas mãos, devem pôr antes da morte as suas riquezas nas mãos dos pobres". Essa frase, que pode soar estranha aos ouvidos de muitos, é na verdade de um santo da Igreja e resume em si toda a parábola do pobre Lázaro e do rico epulão. Dois domingos atrás, nós ouvimos o Senhor contar aos discípulos parábolas que retratavam a misericórdia divina: na moeda perdida, na ovelha desgarrada e no filho pródigo — todos narrados no capítulo 15 do Evangelho de São Lucas — estava representado o ser humano, que se tinha extraviado após a Queda e que Deus mesmo viera resgatar atravessando os céus e se fazendo homem. Hoje, com a parábola do pobre Lázaro e do rico epulão, Cristo apela à compaixão humana, como se dissesse: Estote misericordes sicut et Pater vester misericors est, "Sede misericordiosos como o vosso Pai o é" (Lc 6, 36) — frase escolhida como lema para este Ano da Misericórdia que celebramos. Já era possível vislumbrar essa ligação, na verdade, entre a misericórdia de Deus e a dos homens, ainda no Evangelho de semana passada, quando o Senhor exortava: "Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas" (Lc 16, 9). São Gregório Magno, de fato, comentando esse versículo, indicava que "os homens, para encontrarem após a morte alguma coisa em suas mãos, devem pôr antes da morte as suas riquezas nas mãos dos pobres" (Catena Aurea in Lucam, XVI, 2). Essa lição do Papa Gregório condensa, na verdade, toda a parábola que nos é narrada no dia de hoje. Enquanto o rico anônimo recebeu todos os seus bens durante a vida, o pobre Lázaro só suportou males; aquele se vestia com roupas finas e era rodeado de fartos banquetes, ao passo que este trazia as feridas como roupas e as migalhas como alimento. No fim de seus dias, os destinos dessas duas personagens se inverteram por completo: Lázaro, cuja miséria sequer uma alma humana tinha ousado acudir, carregado pelos próprios anjos de Deus foi para junto de Abraão; o rico, porém, só se conta que foi enterrado e, logo depois, o Autor Sagrado já o descreve no meio dos tormentos do inferno. Duas realidades, portanto, se oferecem à nossa meditação: a vida terrena, ante mortem, a vida eterna, post mortem. Na primeira, diz São Gregório Magno, é preciso que ponhamos nossas riquezas nas mãos dos pobres. Ninguém se assuste com essa afirmação porque, à parte o que pregam as ideologias materialistas de nosso tempo, o dever de dar esmolas é uma constante na doutrina moral da Igreja (cf. Rerum Novarum, 12), nas Escrituras (cf. Dt 15, 11; Tb 4, 7; Mt 25, 4; 1Jo 3, 17-18) e no próprio direito natural (cf. Royo Marín, Teología moral de los seglares, 526-529). Ao mesmo tempo, porém, acudir às necessidades dos outros nem sempre se resume a uma assistência meramente material. Uma glosa antiga ao Evangelho de São Lucas diz que "de dois modos é possível carregarmos a cruz de Cristo: ou quando pela abstinência se aflige a carne, ou quando pela compaixão ao próximo se aflige nosso espírito". Ter compaixão quer dizer, literalmente, "sofrer com o outro", e o dinheiro é apenas parte periférica desse preceito. Depois desta vida, enfim, dois lugares estão reservados aos homens: o Céu aos justos e o inferno aos maus, tertium non datur. O purgatório trata-se de uma realidade transitória, uma purificação por que passam as pessoas que foram salvas sem, no entanto, terem atingido a perfeição de vida. Céu e inferno, além disso, são moradas definitivas: embora o Senhor tenha posto na boca do rico condenado uma espécie de "súplica arrependida", não há arrependimento nenhum para os réprobos. Após a morte, a decisão que eles tomaram de apartar-se de Deus é, como a dos anjos rebeldes, irrevogável. O "grande abismo" de que fala Abraão na parábola nada mais é, portanto, que a rejeição consciente e deliberada do Criador, que acontece já nesta vida com o drama do pecado mortal. Por isso, o inferno realmente existe, mas como invenção angélica, não criação divina: o Senhor não nos criou, afinal, para sermos condenados à infelicidade eterna; fez-nos livres para que pudéssemos ou aceitar ou negar o seu amor, cabendo a nós, portanto, pronunciar-lhe a última palavra. Meditar sobre essas realidades escatológicas é o grande segredo para nos livrarmos do pecado da avareza e do apego aos bens deste mundo, causas por que foi condenado o rico da parábola de hoje. Tendo sempre diante dos olhos que, como diz o Apóstolo, "a figura deste mundo passa" (1Cor 7, 31), mais fácil nos será abrir as mãos para socorrermos e aliviarmos as misérias de nossos semelhantes e recebermos, por fim, uma recompensa na eternidade.”

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...