sexta-feira, 23 de setembro de 2022

📆 *23 de Setembro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *23 de Setembro de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO PIO DE PIETRELCINA - PRESBÍTERO* (Branco, Prefácio Comum ou dos Santos – Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. PIO DE PIETRELCINA, PRESBÍTERO / S. LINO, PAPA. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Vossos sacerdotes, Senhor, se revistam de justiça e vossos santos exultem de alegria. *(Sl 131, 9)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Pai todo-poderoso, pela intercessão de São Pio de Pietrelcina multiplicai em nós os vossos dons dispondo em vossa paz os nossos dias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Eclesiastes 3, 1-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Eclesiastes. 

1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 

3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir.

4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 

5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de se separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 

7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 

8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz.

9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 

10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 

11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiastes 3, 1-11*

 *Reflexão - “Tempo para tudo”*

“Há tempo para tudo! Nascer, morrer, destruir, construir, alegrar-se, entristecer-se, chorar, rir, lamentar, dançar, rir, guerra, paz, amar, odiar, abraçar, separar, buscar, perder! Esta belíssima dissertação sobre o “tempo” é, para nós, um ensinamento edificante a propósito das situações que temos de enfrentar a cada momento da nossa vida. Pensando bem, a nossa vida é como uma colcha confeccionada com os retalhos das diversas situações pelas quais atravessamos durante a nossa caminhada aqui na terra.  Hoje, assim, amanhã, de outro jeito! Tudo está gravado em nós como um filme, porém, o que não podemos fazer é estacionar no tempo, achando que tudo o que nos aconteceu é para sempre. Devemos viver na perspectiva do que Deus há preparado para nós e, na medida em que tivermos que enfrentar os desafios confiar na Sua proteção e na sua providência, mesmo que dentro de nós haja marcas de sofrimento. Não podemos parar no passado e fazer dele um pano de fundo para o nosso presente e futuro. Todas as coisas que se nos acontecem nos servem de aprendizado e de construção para o nosso amadurecimento, humano e espiritual. Se colocarmos essas situações diante do juízo de Deus, depois de tudo passado, enxergaremos os benefícios que auferimos em cada desafio ultrapassado. Enquanto aqui caminhamos vamos sendo preparados e lapidados para assumir a nossa forma definitiva diante de Deus.  “As coisas que Deus fez são todas boas no tempo oportuno”, diz o autor, por isso, que nós possamos aproveitar bem o tempo em que estamos vivendo, na dor ou na euforia, mas sabendo enxergar e esperar o nascer de um novo dia. Um dia, não precisaremos mais perguntar nada. Tudo será esclarecido! – Como você tem enfrentado essa diversidade de situações da sua vida? – Você tem sabido esperar com paciência que a paisagem mude? – Na hora do sufoco a quem você recorre? – E na hora da alegria, da bonança, você agradece a quem? – Que proveito você tem tirado das experiências negativas?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 143*

🗣 *Bendito seja o Senhor, meu rochedo!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Bendito seja o Senhor, meu rochedo. Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo. É meu escudo: é nele que espero.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!🗣

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Que é o homem, Senhor, para vós? Por que dele cuidais tanto assim, e no filho do homem pensais? Como o sopro de vento é o homem, os seus dias são sombra que passa.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 143*

 *Reflexão* - “Mesmo que a nossa vida passe como o sopro do vento nós precisamos agradecer ao Senhor pela consideração que Ele tem para conosco. Por isso, é nosso dever reconhecer que Ele é o nosso refúgio, nosso libertador, abrigo e fortaleza. Com a consciência de que temos o Senhor como escudo nós podemos atravessar os dias sombrios da nossa vida com mais coragem e determinação.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 18-22*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos. *(Mc 10, 45)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 

19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 

21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.

22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”A oração de Cristo precede a nossa.”*

“Foi a oração de Cristo que preparou a fé de Pedro, e é esta mesma oração a fonte da qual nasce a fé que Ele quer suscitar em todos os que se dedicam à vida de oração. O Evangelho de hoje apresenta-nos a profissão de fé de S. Pedro, relatada de modo mais incisivo pelos Evangelhos sinóticos. O Senhor pergunta aos Apóstolos: “Vós, quem dizeis que eu sou?”, e Simão, tomando a frente daqueles de que era cabeça, proclama sem titubear: “O Cristo de Deus”. Um detalhe de não pouca importância desta narrativa, recolhido apenas pelo evangelista S. Lucas, é o fato de que, antes de ter lugar a profissão de Pedro, “Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com Ele”. Não há dúvidas, portanto, de que o ato de fé sobrenatural que o príncipe dos Apóstolos hoje realiza foi querido, pedido e preparado pela oração de Cristo. Também na Última Ceia, pouco antes de entregar-se à morte, Jesus revela que foi a sua oração, sempre tão grata ao Pai, o que livrou Pedro de cair nas mãos do diabo: “Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como o trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua confiança não desfaleça; e tu, por tua vez, confirma os teus irmãos” (Lc 22, 31s). Ora, Jesus quer também o nosso ato de fé, e não temos por que duvidar de que Ele o pediu insistentemente ao Pai, para que, uma vez convertidos e iniciados na vida de oração, pudéssemos nos abrir à ação divina de sua graça e proclamar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Se em alguma etapa da nossa vida espiritual já tivemos a segurança de haver sido tocados pela graça — não pela carne nem pelo sangue, mas pelo Pai que está nos céus (cf. Mt 16, 17) —, saibamos que isso foi fruto não tanto do nosso esforço pessoal quanto da oração de Cristo, que deseja ardentemente poder dizer a todos os que, encontrando-o na intimidade da prece, chegam a crer de verdade: “Abençoado és!” Rezemos, pois, e rezemos contínua e confiadamente, pois a oração de Cristo precede a nossa, preparando-a e elevando-a a alturas que, por nós mesmos, jamais poderíamos alcançar.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_



Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...