sexta-feira, 23 de setembro de 2022

📆 *24 de Setembro de 2022 (Sábado)*

 📆 *24 de Setembro de 2022 (Sábado)*

_ _ _ _ _ _

*SÁBADO DA 25ª SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

NOSSA SENHORA DAS MERCÊS / S. PACÍFICO DE S. SEVERINO, SACERDOTE / GERMARO, GERALDO DE CSANAD E PACÍFICO / B. COLUMBA GABRIEL. 

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Eclesiastes 11, 9-12, 8*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro do Eclesiastes. 

11, 9Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas. 

10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade.

12, 1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: “Não sinto prazer neles”; 

2 — antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 

3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 

4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; 

6— antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, 

7— antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiastes 11, 9-12, 8*

 *Reflexão - “O tempo da juventude é o tempo de semear”*

“Alegria, anseios, prudência e temor a Deus, são os conselhos que o Autor Sagrado dá aos jovens de todas as gerações. O tempo da juventude é a estação propicia para que os sonhos se realizem a partir do desígnio do Senhor. Por essa razão, a semente do bem plantada na juventude germinará e dará bons frutos que serão colhidos na velhice, tempo em que o ânimo já não é tão intenso. No entanto, a Palavra também abre os olhos dos jovens para que estes regulem as consequências dos seus anseios: “Segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas.”   Todas as nossas ações trazem decorrências, boas ou más, de acordo com o impulso que as gerou. Muitas vezes, pelo fato de podermos hoje, ter força, coragem, determinação, vigor e energia, esquecemos de que estamos plantando “sementes” que poderão germinar em nós, um veneno mortal que atingirá o nosso amanhã. Por isso, é que o autor também retrata figurativamente a velhice, tempo em que o corpo humano vai perdendo suas capacidades de ver, de ouvir, de andar e até de alimentar-se. A alegria da juventude quando bem vivenciada será um germe saudável para o tempo da desolação pela incapacidade física. Portanto, que os jovens e as jovens aproveitem o tempo da semeadura que é o período da alegria, da perseverança, da vivência da caridade, do serviço, do lazer sadio, da fraternidade e do Amor.  – Você tem aproveitado o tempo da sua juventude para viver a alegria dos filhos de Deus? – Você tem perdido o seu precioso tempo com discórdias, ressentimentos e inimizades? Como estão sendo os seus divertimentos? – O que você terá que prestar contas com Deus quando chegar o momento? – Você reflete sobre isso?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 89*

🗣 *Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: de manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!🗣

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 89*

 *Reflexão* - “Os nossos anos passam como o sono da manhã e são iguais a erva que de manhã floresce, mas à tarde é cortada e logo seca. Esta é a comparação que o salmista faz da brevidade da nossa vida. Com a ajuda de Deus, porém nós poderemos aproveitar bem os nossos dias recebendo Dele graças e bênçãos de fidelidade e amor.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 9, 43b-45*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis. *(cf. 2Tm 1, 10)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 

44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 

45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”O “fracasso” de Deus.”*

“Os discípulos de Emaús esperavam, pois, a figura do Messias triunfante, libertador de Israel, e no entanto há já três dias que a sua esperança fora humilhada e crucificada. O Evangelho de hoje nos apresenta o segundo anúncio da Paixão de Jesus Cristo. São Lucas faz dele um relato tão sucinto que Nosso Senhor sequer alude à Ressurreição. O Evangelista, em todo caso, menciona o fato de que os discípulos não só não compreenderam o que Cristo lhes estava a dizer como também temiam perguntar-lhe o sentido de suas palavras. Ora, é o próprio São Lucas que, uns capítulos à frente (cf. Lc 24, 13-35), nos oferece a chave de leitura para essa passagem. Os dois discípulos que caminhavam, cabisbaixos e desconsolados, para a aldeia de Emaús, com efeito, encontravam-se na mesma situação de perplexidade e temor que os apóstolos: assim como estes, eles não entendem o "fracasso" que parece ser a morte de Cristo. Eles esperavam, pois, a mesma figura do Messias triunfante, libertador de Israel, e no entanto há já três dias que a sua esperança foi humilhada e crucificada. Cristo porém lhes cruza o caminho e, rompendo aos poucos aquela tristeza, diz: "Ó gente sem inteligência. Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas" (Lc 24, 25). Lendo as profecias numa visão unilateral, os discípulos, revela-o Jesus, esqueceram-se de que o Messias prometido é também o Servo sofredor anunciado por tantos profetas. Unção e sofrimento, dor e vitória; trata-se aqui da mesma realidade, só que olhada por ângulos diversos. "Porventura não era necessário", prossegue o Senhor, "que o Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória?" (Lc 24, 26). Esta realidade, contudo, não é tão óbvia. Afinal, por que teria Cristo de sofrer? Esta dor não deveria cair antes sobre nós? Mas era necessário que Ele sofresse em nosso lugar, a fim de associar-se o mais possível à nossa condição mortal e miserável; era preciso, assim, que Jesus fosse aquele que sofre conosco, que se compadece de nós. Esta aparente impotência de Deus se manifesta, na verdade, como um grande poder: o poder de diminuir-se a si mesmo, de se esconder no fracasso quando tudo parece ter dado errado. O Evangelho de hoje nos convida, pois, a meditar esta misteriosa presença de Deus no sofrimento e nas cruzes de cada dia; chama-nos a reconhecer que a misericórdia divina nos espreita, silenciosa e paciente, atrás de fracassos e doenças, de dificuldades e inclusive da morte. Mas em tantas dores, em tantas cruzes, Jesus se faz sempre presente, glorioso e triunfante, a preparar-nos uma feliz ressurreição.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...