domingo, 4 de setembro de 2022

📆 *06 de Setembro de 2022 (3a Feira)*

 


📆 *06 de Setembro de 2022 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*TERÇA-FEIRA DA XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor verde)*  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. ZACARIAS, PROFETA / S. ONESÍFORO, DISCÍPULO DE S. PAULO / LEDO, MANSUETO, BELTRÃO E PETRÔNIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia. *(Sl 118, 137. 124)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 1 Coríntios 6, 1-11*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1quando um de vós tem uma questão com outro, como se atreve a entrar na justiça perante os injustos, em vez de recorrer aos santos? 

2Será que ignorais que os santos julgarão o mundo? Ora, se o mundo está sujeito ao vosso julgamento, seríeis acaso indignos de deliberar e julgar sobre questões tão insignificantes?

3Ignorais que julgaremos os anjos? Quanto mais, coisas desta vida!

4No entanto, se tendes dessas questões a resolver, recorreis a juízes que a Igreja não pode recomendar. 

5Digo isso, para confusão vossa! Será, então, que aí entre vós não se encontra ninguém sensato e prudente que possa ser juiz entre irmãos?

6Ao invés disso, irmão contra irmão vai a juízo, e isso perante infiéis!

7Aliás, já é uma grande falta haver processos entre vós.

8Por que não suportais, antes, a injustiça? Por que não tolerais, antes, ser prejudicado? Pelo contrário, vós é que cometeis injustiças e fraudes, e isso contra irmãos! 

9Porventura ignorais que pessoas injustas não terão parte no reino de Deus? Não vos iludais: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem pederastas, 

10nem ladrões, nem avarentos, nem beberrões, nem insolentes, nem salteadores terão parte no reino de Deus.

11E vós, isto é, alguns de vós, éreis isso! Mas fostes lavados, fostes santificados, fostes justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Coríntios 6, 1-11*

 *Reflexão - “Livres para entrar no reino dos céus!”*

“Será, então, que aí entre vós não se encontra ninguém sensato e prudente que possa ser juiz entre irmãos?” Com estas palavras São Paulo nos exorta a viver em comum unidade sem nos valer dos critérios injustos do mundo, mas colocar em prática os ensinamentos de Deus. No mundo as questões são “resolvidas” segundo o juízo dos homens injustos que têm seus próprios interesses, porém, numa comunidade cristã e na família que vive o Evangelho é incompreensível a ação de se colocar alguém na justiça, segundo os critérios do mundo. Assim sendo, nós precisamos nos vigiar e estar atentos (as) às nossas ações do dia a dia. Muitas vezes fazemos questão por coisas insignificantes somente por birra e colocamos as pessoas do nosso relacionamento, expostas aos juízos do mundo, quando tudo poderia ser resolvido por nós com bom senso segundo os discernimentos evangélicos do amor da misericórdia e da compreensão. Se colocássemos os nossos questionamentos para serem resolvidos à Luz do Evangelho, pela oração e pelo diálogo, com certeza, todas as divergências seriam resolvidas. Segundo São Paulo, os santos julgarão o mundo! Os santos são aqueles que buscam fazer em tudo a vontade de Deus e, por isso são, para o mundo, exemplos de homens retos, ajustados à vontade do Pai e não incorrem nas mesmas práticas daqueles que têm a mentalidade do mundo. São Paulo também diz que não entrará no reino dos céus todo aquele (a) que praticar coisas contrárias à vontade de Deus. Essas práticas barram a graça de Deus em nós e nos impedem de viver o clima de santidade dentro do que o Senhor espera de nós. O reino de Deus é um estado de espírito, de intimidade com o Senhor e não combina com práticas que nos tiram do Seu convívio. Por isso, as paixões, as contendas, os vícios, a libertinagem, imoralidades, adultérios são ações que nos tiram do reino. Todos nós, que cremos em Jesus, outrora, de uma forma ou de outra, podemos ter praticado algo abominável, no entanto, fomos lavados, santificados e justificados pelo nome de Jesus Cristo e pelo Seu Espírito Santo. Consequentemente, estamos livres para entrar no reino dos céus.   – Leia atentamente a relação das coisas impróprias para quem deseja entrar no reino de Deus e medite sobre a sua condição de vida: imorais, idólatras, adúlteros, efeminados, pederastas, ladrões, avarentos, beberrões, insolentes, salteadores.”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 149*

🗣 *O Senhor ama seu povo de verdade.”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos.🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 149*

 *Reflexão* - “O Salmo nos manda cantar a Deus um canto novo! Como será esse canto novo? De onde sai o louvor que se presta ao Senhor? O canto novo é um canto que sai de um coração novo, renovado no Espírito, que sente a alegria de ser amado por Deus. O canto novo é cantado por todos os santos e pelos anjos no céu e na terra quando estes se ajuntam a nós em louvor a Deus.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 6, 12-19*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu vos escolhi a fim de que deis, no meio do mundo, um fruto que dure. *(Cf. Jo 15, 16)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 

13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 

14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 

15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 

16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.

17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 

18Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 

19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”E você? Já deu o seu sim?”*

“Há no Evangelho não um, mas dois sermões da montanha: no primeiro, dirige-se o Senhor aos discípulos mais chegados, exortando a uma vida de perfeição os que já deram o seu “sim” à fé em Cristo; no segundo, Jesus fala também às multidões, censurando os que buscam neste mundo uma felicidade que ele não pode dar: “Ai de vós!”. Narram-nos os evangelhos dois sermões das bem-aventuranças: um pela pena de S. Mateus, outro pela pena de S. Lucas. Há quem pense tratar-se de duas versões distintas de um mesmo acontecimento, mas o contexto e os detalhes de uma e outra narrativa mostram claramente que se trata, pelo contrário, de dois discursos diferentes, proclamados em circunstâncias diferentes e com uma sensível diferença de conteúdo. No de S. Mateus, com efeito, Jesus se dirige especificamente aos discípulos, isto é, aos que, já tendo fé, aspiram a uma santidade mais perfeita e generosa. Prova disso é o número mais extenso de bem-aventuranças, abarcando não só os pontos básicos e essenciais da lei moral, mas ainda graus de perfeição mais elevados. No de S. Lucas, por outro lado, Jesus se dirige, é certo, aos discípulos, mas fala também às multidões que o seguiam (cf. Lc 6, 16), isto é, aos que ainda titubeiam, sem se decidir firmemente por uma vida de fé e conversão sincera. Sinal disso são, de um lado, o número mais modesto de bem-aventuranças — reduzidas a apenas quatro, mais fundamentais — e, de outro, a série de lamentações com que o Senhor censura e exorta à virtude os que, de costas para Deus, insistem em buscar a felicidade seja no dinheiro: “Ai de vós, ricos”; seja nos prazeres da carne: “Ai de vós que agora tendes fartura”; seja, enfim, nos afetos e honras mundanas: “Ai de vós que agora rides”. Tendo em vista essa diferença entre quem já deu os primeiros passos na fé e quem ainda não se decidiu por Cristo, devemos nós refletir e ver a que grupo pertencemos. A um e outro dirige Jesus o seu chamado, seja para converter do pecado, seja para incitar à santidade: se já demos o nosso sim, demos agora o nosso tudo; se ainda nos apegamos ao nosso não, reconheçamos que a felicidade que neste mundo buscamos só nos há de trazer tristezas, nesta e na outra vida: Ai de vós!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


 Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...