domingo, 4 de setembro de 2022

📆 *05 de Setembro de 2022 (2a Feira)*

 📆 *05 de Setembro de 2022 (2a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SEGUNDA-FEIRA DA XXIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor verde)*  

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTA MADRE TERESA DE CALCUTÁ / SS. ACONTO, NONO, HERCULANO E TAURINO / LOURENÇO JUSTINIANO, BERTINO E EUDÓCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Vós sois justo, Senhor, e justa é a vossa sentença; tratai o vosso servo segundo a vossa misericórdia. *(Sl 118, 137. 124)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 1 Coríntios 5, 1-8*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1é voz geral que está acontecendo, entre vós, um caso de imoralidade; e de imoralidade tal que nem entre os pagãos costuma acontecer: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta. 

2No entanto, estais inchados de orgulho, ao invés de vestirdes luto, a fim de que fosse tirado do meio de vós aquele que assim procede?

3Pois bem, embora ausente de corpo, mas presente em espírito, eu julguei, como se estivesse aí entre vós, esse tal que tem procedido assim: 

4Em nome do Senhor Jesus — estando vós e eu espiritualmente reunidos com o poder do Senhor nosso, Jesus —, 

5entregamos tal homem a Satanás, para a ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor. 

6Vós vos gloriais sem razão! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda?

7Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado.

8Assim, celebremos a festa, não com velho fermento, nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Coríntios 5, 1-8*

 *Reflexão - “Não podemos tapar o sol com uma peneira.”*

“Devemos ter consciência de que as nossas más ações como também as nossas boas ações têm influência na nossa família, na comunidade e no mundo onde vivemos. Não podemos “justificar” nossas iniquidades nem as dos nossos irmãos tapando o sol com uma peneira.  Quando erramos devemos reconhecer o nosso erro para mudar de vida, do contrário, com o tempo, estaremos todos sendo “farinha do mesmo saco”. As coisas vão se tornando normais e já não enxergamos o que está certo nem errado. Se as nossas atitudes são de bem estaremos contribuindo para o crescimento da nossa comunidade, se não, devemos ter consciência e optar pelo bem comum: ou nos afastar ou mudarmos de vida. “Um pouco de fermento leveda toda a massa”, portanto, precisamos, com misericórdia e firmeza, nos admoestarmos mutuamente e orarmos uns pelos outros pedindo que o Espírito Santo enfraqueça em nós o domínio da carne a fim de que o nosso espírito seja salvo para o dia do Senhor  -  Você tem alguma influência dentro da comunidade sobre os seus irmãos? – Como tem sido o seu proceder fora da comunidade: é o mesmo que você demonstra dentro dela? – Você tem consciência tranquila diante de Deus dos exemplos que você tem dado aos seus (as) amigos (as)?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 5*

🗣 *Na vossa justiça guiai-me, Senhor!”*

_ _ _ _ _ _

1⃣ Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.🗣

_ _ _ _ _ _

2⃣ Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Mas exulte de alegria todo aquele que em vós se refugia; sob a vossa proteção se regozijem, os que amam vosso nome!🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 5*

 *Reflexão* - “O pecado nos afasta de Deus, nunca poderemos nos esquecer disso! As trevas não resistem à luz, portanto como o salmo anuncia, nós precisamos pedir urgentemente refúgio ao Senhor, que nos afasta da iniquidade e do mal. Sob a proteção do Senhor nós nos regozijaremos e caminharemos com firmeza, portanto, não nos esqueçamos de pedir a Ele que nos guie pelos caminhos da nossa existência.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 6, 6-11*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 

7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para verem se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 

8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 

9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”

10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 

11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”Quais são as nossas reais intenções?”*

“Nada é mais pernicioso à vida cristã do que uma intenção torcida, que faz passar por devoção e zelo religioso o desejo, oculto e nem sempre confessado, de cultuar a própria imagem, fazendo de Deus um espectador da nossa “virtude” e um mordomo dos nosso caprichos. É dia de sábado. Está Jesus na sinagoga, rodeado de judeus. Entre eles, há um de mão seca. Eis o cenário que todos veem; mas há algo que só Jesus pode enxergar: o segredo dos corações. Com efeito, ali também estavam os mestres da Lei, e o Senhor bem lhes conhecia a maldade, porque eles o observavam, para ver se, curando em dia de sábado aquele irmão doente, teriam motivo para o acusar de impiedade e desobediência. Jesus, porém, conhecendo esses pensamentos maliciosos, não tem medo de os enfrentar e, devolvendo a saúde à mão do homem, demonstrar a todos, de hoje e de então, que a caridade está acima até mesmo do preceito sabático. Não porque este não tenha importância, mas porque a sua finalidade, ao contrário do que pensavam os fariseus, não era uma inação absoluta, mas dispor o homem, mediante o culto divino, para a superabundância do amor a Deus e ao próximo. Apesar da boa obra que veem Jesus realizar, os doutores e mestres da Lei “ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Ele”. Essa atitude, por sua vez, mostra que nem sempre, quando pensamos estar cumprindo os Mandamentos de Deus e da Igreja, temos uma intenção totalmente reta. Os fariseus que aqui vemos, por exemplo, observavam os rituais da sua religião com uma fidelidade mais do que literal, e no entanto o coração e os pensamentos deles estavam longe de Deus. Também isso pode suceder conosco, quando a prática da nossa santa religião, de início até bem intencionada, se vai transformando pouco a pouco num culto a nós mesmos, onde Jesus só parece ter espaço como certo “adereço” piedoso, e não como centro ao qual convergem todos os nossos afetos e ações. Façamos, pois, um sincero exame de consciência e vejamos se, na nossa vida cristã, o que nos tem movido é o desejo de nos unirmos a Cristo, despojando-nos do que somos para sermos todos dele, ou a pretensão, oculta e silenciada, de cultuarmos a nossa própria imagem, fazendo Deus servir aos nossos caprichos. Deixemos que Cristo nos revele a nossa miséria e vergonha: “Levanta-te, e fica aqui no meio”, porque é só assim, com franqueza e humildade, que poderemos começar a dar-lhe o culto que Ele merece.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


 Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...