sexta-feira, 22 de julho de 2022

📆 *28 de Julho de 2022 (5a feira)*

 📆 *28 de Julho de 2022 (5a feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUINTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

B. URBANO II, PAPA / SS. NAZÁRIO E CELSO, MÁRTIRES / S. VÍTOR I, PAPA / SANSÃO, EUSTÁDIO E DÉCIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. *(Sl 67, 6-7. 36)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Jeremias 18, 1-6*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

1Palavra dirigida a Jeremias, da parte do Senhor: 

2“Levanta-te e vai à casa do oleiro, e ali te farei ouvir minhas palavras”. 

3Fui à casa do oleiro, e eis que ele estava trabalhando ao torno; 

4quando o vaso que moldava com barro se avariava em suas mãos, ei-lo de novo a fazer com esse material um outro vaso, conforme melhor lhe parecesse aos olhos.

5Fez-se em mim a palavra do Senhor: 

6“Acaso não posso fazer convosco como este oleiro, casa de Israel? diz o Senhor. Como é o barro na mão do oleiro, assim sois vós em minha mão, casa de Israel”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jeremias 18, 1-6*

 *Reflexão - ““nós somos apenas o barro, o Senhor é o Oleiro”*

”O Senhor hoje também nos manda levantar e nos dirigir à Sua casa, para nos falar. Ele quer trabalhar para realizar em nós a obra que nos foi predestinada desde a eternidade e que a vida e o pecado têm deformado. Assim também como o oleiro toma o barro em suas mãos para fazer um vaso “conforme melhor lhe parecer aos olhos”, Deus também quer fazer conosco. Ele nos convida a nos deixar ficar em Suas mãos, pois, deseja nos instruir, nos orientar, nos remodelar. O barro é, nesse caso, a nossa vida, nossa essência, nossas experiências, nossa maneira de pensar e agir, enfim, nossas características. Deus não joga fora o barro que somos, mas nos transforma e nos modela na forma que for mais bela aos Seus olhos. O modelo, só Ele é quem tem e não nos compete escolher o melhor modo de sermos. Ele é o Oleiro, nós apenas o barro. Mesmo que estejamos nos sentindo defeituosos (as), trincados (as) ou mesmo quebrados (as), precisamos manter firme a esperança de que o Oleiro tem o poder para nos restaurar e nos transformar em um vaso novo.”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 145*

🗣 *Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Bendize, minh’alma, ao Senhor! Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Não ponhais vossa fé nos que mandam, não há homem que possa salvar. Ao faltar-lhe o respiro ele volta para a terra de onde saiu; nesse dia seus planos perecem.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 145*

 *Reflexão* - “O Salmo 145 nos convence: “É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó e que põe no Senhor a sua esperança”! Daí, podemos dimensionar o tamanho da nossa felicidade. Estamos colocando a nossa esperança em Deus ou estamos esperando mais das pessoas ao nosso redor, nos governantes? A quem estamos entregando a nossa vida, o nosso sustento? Para quem nós trabalhamos e a quem prestamos culto?”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 47-53*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Abre-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! *(Cf. At 16, 14b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 

48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam. 

49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 

51Compreendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”. 

52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 

53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Seremos peixes estragados?”*

“O Reino dos Céus é como uma rede lançada ao mar, que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores a puxam para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam”. A rede lançada ao mar.— Esta parábola, tomada da arte piscatória, é semelhante em significado à do joio, sobre a qual meditamos há dias. Imagem.— A Vulgata nos fala de sagēna (também verricŭlum, em latim), uma vasta rede de pesca, atada a um lado por pesos de chumbo, que a fazem submergir, e a outro por pequenos tocos ou rolhas de cortiça, que lhe permitem boiar. Lança-se em alto mar e, estendida entre duas barcas, é arrastada nas águas até chegar à margem. O Reino dos Céus, portanto, é semelhante a uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam (τὰ σαπρά, isto é, peixes imundos ou, segundo alguns autores, peixes probidios pela Lei, como o siluro: cf. Lv 11, 9-12). Doutrina espiritual.— Três coisas nos ensina esta parábola: a) a essa mística rede, isto é, à Igreja Católica todos podem ter acesso, sejam bons ou maus, porque Deus deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade (1Tm 2, 4); b) no fim dos tempos, os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, para que estes gozem junto de Deus a glória dos santos, enquanto aqueles, lançados na fornalha de fogo, agonizem nos suplícios eternos; c) aí, haverá choro e ranger de dentes, isto é, o Inferno não só existe como é um lugar de verdadeiros tormentos para os réprobos, que livremente rejeitaram o tempo de misericórdia que aqui tiveram para, na rede da Igreja, se purificarem de suas imundícies. — Daí se vê, como já havíamos considerado na parábola do joio, que até o fim do mundo bons e maus hão de permanecer misturados na Igreja de Cristo; mas, no fim dos tempos, quando o Senhor vier para julgar, uns e outros serão definitivamente separados.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...