sexta-feira, 22 de julho de 2022

📆 *27 de Julho de 2022 (4a feira)*

 📆 *27 de Julho de 2022 (4a feira)*

_ _ _ _ _ _

*QUARTA-FEIRA DA XVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. CELESTINO I, PAPA / S. PANTALEÃO / S. SIMEÃO ESTILITA / NATÁLIA, AURÉLIO DE CÓRDOVA E MARIA MADALENA MARTINENGO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Deus habita em seu templo santo, reúne seus filhos em sua casa; é ele que dá força e poder a seu povo. *(Sl 67, 6-7. 36)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Jeremias 15, 10. 16-21*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

10“Ai de mim, minha mãe, que me geraste um homem de controvérsia, um homem em discórdia com toda a gente! Não emprestei com usura nem ninguém me emprestou, e contudo todos me amaldiçoam. 

16Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos.

17Não costumo frequentar a roda dos folgazões e gabo-me disso; fiquei a sós, sob o influxo de tua presença e cheio de indignação. 

18Por que se tornou eterna minha dor, por que não sara minha chaga maligna? Para mim te tornaste como miragem de um regato, como visão d’águas ilusórias”. 

19Ainda assim, isto diz-me o Senhor: “Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; se souberes separar o precioso do vil, falarás por minha boca; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles. 

20Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender diz o Senhor. 

21Eu te libertarei das mãos dos perversos e te salvarei dos prepotentes”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jeremias 15, 10. 16-21*

 *Reflexão - “A conversão é a nossa resposta ao dom da fé que Deus nos dá”*

“Nós também, como o profeta, nos abismamos quando há na nossa vida, controvérsias, discórdias, humilhações e fracasso. Clamamos a Deus nos defendendo, pois, nos consideramos justos (as), no entanto, Ele que conhece o nosso interior, alcança as nossas intenções, razões e motivos. Por isso, Ele também diz a cada um de nós: “Se te converteres, converterei teu coração...se souberes separar o precioso do vil...” A conversão é a nossa resposta ao dom da fé que Deus nos dá. Muitas vezes, depois de termos um encontro pessoal com Jesus ficamos tão maravilhados (as) que entendemos já estarmos prontos (as) e acabados (as). Todavia, devemos perceber que a obra de Deus se realiza dentro de nós paulatinamente e na medida em que caminhamos, Ele nos vai instruindo, exortando e admoestando a fim de que a nossa vida seja uma prova real de que Ele é o Senhor dela. Precisamos dar testemunho de mudança, de transformação com atitudes concretas e não só de palavras. Precisamos perceber a diferença entre o que é bom e o que é mal. Os nossos fracassos na maioria das vezes são uma consequência das nossas ações atropeladas, das nossas escolhas malfeitas. Como profetas nós precisamos entender que as dificuldades são naturais no exercício do nosso ministério. Deus aí está presente em todas as horas da nossa vida: Ele espera a conversão do nosso coração e o nosso desejo de ser santo. Se, soubermos “separar o precioso do vil” poderemos falar em nome do Senhor e Ele nos fará como uma muralha de bronze fortificada que mesmo no maior combate se mantém de pé. – Toda ação gera uma reação: você tem sofrido ou alegrado com o resultado das suas ações?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 58*

🗣 *Sois meu refúgio no dia da aflição.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, e protegei-me contra os meus perseguidores! Libertai-me dos obreiros da maldade, defendei-me desses homens sanguinários!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis que ficam espreitando a minha vida, poderosos armam tramas contra mim. Mas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Minha força, é a vós que me dirijo, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor! Deus virá com seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Eu, então, hei de cantar vosso poder, e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, o meu refúgio no dia da aflição.🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Minha força, cantarei vossos louvores, porque sois o meu refúgio e proteção, Deus clemente e compassivo, meu amor!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 58*

 *Reflexão* - “Deus virá com o seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados”, diz o salmo. Os inimigos estão dentro de nós. São eles, rancor, rebeldia, ressentimento, desejos impuros, interesses. Assim, quando estamos sob a pressão dos nossos inimigos nós podemos ou não cair nas armadilhas dependendo da nossa postura diante do convite de Deus.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 44-46*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. *(Jo 15, 15b)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 

44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 

45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 

46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“A pérola de grande valor.”*

“Jesus é aquela pérola de grande valor pela qual vale a pena vender tudo alegremente, desprezando todas as coisas e tendo-as em conta de lixo, para ganhar Cristo e estar com Ele. No Evangelho de hoje, o Senhor estabelece duas belas comparações com o Reino dos Céus: ele é como um tesouro escondido no campo e como uma pérola de grande valor. Um detalhe importante que não podemos deixar despercebido é o fato de Jesus dirigir estas palavras, não às multidões, como está escrito no Lecionário, mas aos discípulos. É o próprio Evangelista quem o nota, quando escreve pouco versículos antes que o Senhor, tendo despedido a turba, entrou em casa, e seus discípulos agruparam-se ao redor dEle para perguntar-Lhe privadamente o sentido da parábola do joio no campo (cf. Mt 13, 36). Ele, que falava ao povo por meio de figuras (cf. Mt 13, 34), explica tudo de forma clara e aberta aos que O seguem de perto, visto que já começaram a crer como convém e a conhecê-LO na intimidade. É por isto, aliás, que depois de estabelecer as duas comparações referidas acima, Ele pergunta aos discípulos: "Compreendestes tudo isto?", que Lhe respondem sem demora: "Sim, Senhor" (Mt 13, 51). Pois os que se aproximam de Cristo de coração sincero e se deixam iluminar pela fé tornam-se capazes, como escribas instruídos nas coisas do Reino dos Céus (cf. Mt 13, 52), de enxergar a presença do Senhor em cada passagem das Sagradas Escrituras; vêem-nO escondido em todo o Antigo Testamento, como um tesouro enterrado no campo, e O reconhecem como uma jóia de inestimável valor, pela qual vale a pena entregar tudo com alegria. Peçamos-Lhe hoje o dom da fé e a graça de O termos sempre bem perto, como um Amigo íntimo, a fim de podermos dizer um dia com São Paulo: "Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele" (Fl 3, 8). Façamos também nesta quarta-feira o propósito de dedicarmos a partir de hoje um pouco mais de tempo à oração pessoal, na qual temos a alegria de encontrar-nos com Aquele que tem direito ao nosso amor e à nossa atenção contínua.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...