sexta-feira, 22 de julho de 2022

📆 *29 de Julho de 2022 (6a Feira)*

 📆 *29 de Julho de 2022 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTOS MARTA, MARIA E LÁZARO, MEMÓRIA* (Mem., Pf. Santos, Cor Branca)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. LÁZARO / S. MARIA / S. MARTA, DISCÍPULA DO SENHOR / S. FÉLIX / S. BEATRIZ / OLAVO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Jesus entrou numa aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa. *(Lc 10, 38)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Pai todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - 1 João 4, 7-16*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Primeira Carta de São João.

7Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. 

8Quem não ama, não chegou a conhecer Deus, pois Deus é amor.

9Foi assim que o amor de Deus se manifestou entre nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo, para que tenhamos vida por meio dele. 

10Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de reparação pelos nossos pecados. 

11Caríssimos, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros. 

12Ninguém jamais viu a Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós. 

13A prova de que permanecemos com ele, e ele conosco, é que ele nos deu o seu Espírito.

14E nós vimos, e damos testemunho, que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. 

15Todo aquele que proclama que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece com ele, e ele com Deus. 

16E nós conhecemos o amor que Deus tem para conosco, e acreditamos nele. Deus é amor: quem permanece no amor, permanece com Deus, e Deus permanece com ele.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 João 4, 7-16*

 *Reflexão - “Quem conhece a Deus aprende a amar”* 

“O Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho. Aquele que possui o Espírito Santo tem dentro de si mesmo, a Fonte do Amor, pois possui o Amor do Pai e do Filho! Quando este amor é vivenciado por nós, ele gera mais amor para ser amado. O amor que cultivamos e exercitamos nos nossos relacionamentos familiares e sociais, quando procede desta fonte que existe dentro de nós, permanece para sempre. São João esclarece ainda que o amor de Deus permanece conosco e é realizado em nós quando nós nos amamos uns aos outros. Quem conhece a Deus aprende a amar e isto pode ser para nós uma valiosa prova: eu sei que conheço a Deus, se estou amando os meus semelhantes. O Amor de Deus se realiza em nós na medida em que nós sabemos amar com esse amor. Amar não significa gostar, admirar, apreciar, mas suportar, ajudar, compreender, perdoar, tendo como motivação apenas o fazer por amor.   Porém, nós só conseguimos amar de verdade a quem conhecemos, por isso, também nós só acolhemos o amor de Deus, na medida em que nós O vamos conhecendo. No amor alguém toma a iniciativa e Deus nos amou primeiro e manifestou o Seu amor em Jesus Cristo que deu a Sua vida por amor a nós e nos deixou o Seu Espírito Santo para que continuemos a viver no Amor.   Assim sendo, uma coisa nos leva a outra: O amor de Deus em nós nos faz amar ao próximo e a proclamar que Jesus é o Seu Filho amado. Nisto sabemos se Deus permanece conosco. – Como tem se manifestado o amor de Deus na sua vida: através das pessoas, através da sua intimidade com Ele, pela proteção que você sente, pelas coisas que você deseja e que acontecem?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 33*

🗣 *Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda a angústia..🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!🗣

_ _ _ _ _ _

5️⃣ Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 33*

 *Reflexão* - “Provai e vede quão suave é o Senhor”, este é o canto do salmista DEUS É AMOR! O amor de Deus em nós naturalmente abre os nossos lábios para o reconhecimento e o louvor. Quem sente o amor de Deus nunca poderá cessar de bendizê-Lo em todo tempo e de louvá-Lo por todos os acontecimentos. O anjo de Deus acampa ao redor dos que O amam e que se mantêm confiantes Nele. Nada faltará àqueles que acolhem o amor de Deus.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 11, 19-27*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. *(Jo 8, 12)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo João.*

Naquele tempo, 

19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 

20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.

21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 

22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 

24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.

25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 

26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 

27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá.”*

“Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Com alegria, hoje celebramos a memória de Santa Marta, irmã de Maria e de Lázaro. Conhecemos Santa Marta mais pelo episódio do evangelho de São Lucas em que Maria, contemplativa aos pés de Jesus, está ouvindo a Palavra de Deus, enquanto Marta, inquieta e agitada no meio das panelas da cozinha, recebe uma espécie de repreensão de Nosso Senhor. No entanto, se olharmos para essas duas tendências, tanto a de Santa Marta como a de Santa Maria, uma mais ativa, outra mais contemplativa, iremos ver que são duas faces da mesma moeda. Os grandes santos são, sim, sempre grandes contemplativos, mas exatamente por isso são grandes ativos. No evangelho de São João, capítulo 11, em que é narrada a ressurreição de Lázaro, Jesus vai ao encontro dessas irmãs que acabam de perder o irmão, e Marta, quando ouve falar que Jesus chegou, vai imediatamente ao seu encontro. Eis a diligência de Marta. Também nisso ela é para nós um modelo, um modelo dessa prontidão para ir ao encontro do Senhor. Meditemos um pouco a respeito dessa realidade, que é muito importante. Se queremos verdadeiramente ser de Deus, amigos do Senhor, temos de partir de um princípio fundamental da fé católica: precisamos rezar, mas por quê? “Ah”, dirá alguém, “porque é um preceito moral. Está escrito. Há a obrigação de rezar porque um mandamento nos manda rezar”. Sim, o mandamento existe, mas existe porque, debaixo dele, existe algo na própria realidade: não é possível realizar os atos de Deus, isto é, amar como Deus ama, viver as virtudes dos grandes santos, entregar-se, dando a vida pelo próximo, praticar atos de grande fortaleza, de grande paciência, de grande pureza, sem vida de oração. A finalidade da vida de oração é “colar” nossa alma à de Jesus, ou seja, o nosso coração ao dele, e era exatamente isso que Maria, irmã de Marta, fazia aos pés de Jesus. De fato, e isso é muito importante, existe uma prioridade da vida contemplativa. Muita gente quer começar já com a ação, isto é, quer sair fazendo coisas, mas não é esse o início da vida cristã. O início dela está no ouvir Jesus, em crer nele. Só assim Ele poderá ir mudando nosso coração, unindo-o ao seu. Precisamos primeiro estar com Jesus. Foi isso, afinal, que Ele mesmo fez com os Apóstolos. Jesus, diz o evangelho de São Marcos, chamou os doze, escolheu aqueles que quis para que estivessem com Ele. Esse estar com Jesus, esse vinde, para ouvir Jesus, para que a palavra vá transformando o coração, eis aí vida de oração. É uma vida de escuta da verdade de Cristo para transformar o próprio interior. Uma vez que temos um coração diferente, modificado, a autenticidade da vida de oração se demonstra na vida do dia a dia. Com efeito, se rezamos direito, nossa vida muda, começamos a agir diferente, passamos a ter uma vida prática como Marta, realizando obras de santidade. Pode ser que, no início, essas obras sejam quase imperceptíveis, mas com o passar do tempo, no dia a dia, temos de ir notando ao menos alguma mudança, nem que seja gradual, pequena. Precisamos ver a vida mudar. Afinal, se estamos rezando há muito tempo, mas nossa vida continua a mesma, então há algo de profundamente errado com nossa oração, com nosso jeito de rezar. Como remediá-lo? Ora, se estamos rezando, mas nossa vida é a mesma de sempre, precisamos entender que a essência da vida de oração é que nos unamos a Jesus, conhecê-lo através da fé e conformar nossa vontade à dele. Temos de ir rezar dispostos a mudar, a perguntar sinceramente: “Jesus, que quereis de mim? No que quereis que eu mude? No que quereis que seja diferente, na minha atitude, no meu jeito de ser?”, e deixemos que Ele transforme nossa vida. Somente assim as coisas ficarão diferentes, e nós, que primeiro fomos Maria contemplativa, iremos nos transformando em Marta ativa porque a vida de oração tornou diferente nosso coração, mais rico em virtudes. Se estamos rezando, mas não notamos essas mudanças e virtudes, nossa vida de oração precisa mudar. Sem virtudes, nada funciona; sem vida ativa e prática, em que a fornalha de amor que Cristo quer acender em nosso coração se torna fonte de mudança, de atividade, de dinâmica, nada funciona. Que Santa Marta, a agitada Marta, nos ensine hoje a ser contemplativos como Maria e, ao mesmo tempo, ativos numa profunda mudança interior, que se manifeste em atitudes, em opções, em comportamentos, de forma que possamos dizer como todos os grandes santos terminam dizendo: “Vivo, mas não eu; é Cristo quem vive em mim”.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


 Padre Joaozinho:

Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):

Homilia Canção Nova:

Bispo Dom Adair José Guimarães:
Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:
Padre Reginaldo Manzotti (Site):
Santo do Dia (Mons. Edmilson José Zanin):

Liturgia das Horas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...