sexta-feira, 22 de julho de 2022

📆 *26 de Julho de 2022 (3a feira)*

 📆 *26 de Julho de 2022 (3a feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO JOAQUIM E SANT'ANA, PAIS DE MARIA SANTÍSSIMA, MEMÓRIA* (Mem., Pf. Santos, Cor Branca)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SS. JOAQUIM E ANA, PAIS DA IMACULADA VIRGEM MÃE DE DEUS / PASTOR, SINFRÔNIO, OLÍMPIO E EXUPÉRIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Festejamos Sant'Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria: Deus lhes concedeu a bênção prometida a todos os povos.

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração do Dia*

Senhor, Deus de nossos pais, que concedestes a São Joaquim e Sant'Ana a graça de darem a vida à Mãe do vosso Filho Jesus, fazei que, pela intercessão de ambos, alcancemos a salvação prometida a vosso povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 44, 1. 10-15*

_ _ _ _ _ _

✉Leitura do Livro do Eclesiástico. 

1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 

10Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 

11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 

12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 

13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 

14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 

15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 44, 1. 10-15*

 *Reflexão - “É na família que damos os primeiros passos para Deus”*

“A liturgia de hoje, dia dos avós, se reporta a antepassados, gerações e descendência e nos leva a refletir sobre o papel da família. O autor do livro do Eclesiástico faz o elogio aos “homens de misericórdia” os quais deixaram a sua marca e seu exemplo de vida para os seus descendentes. Refere-se aos homens de misericórdia, aqueles (as), que vivem segundo a vontade de Deus e deixam para as outras gerações o exemplo de fidelidade à Aliança. É na família que damos os primeiros passos para Deus e é lá que a semente da Fé é regada, juntamente com o amor, a bondade e a misericórdia. Para que também sejamos considerados (as) homens e mulheres de misericórdia é preciso que deixemos também o exemplo de uma vida em Deus. Podemos afirmar, então, que a família é um sinal de Deus para o mundo e o lugar por excelência para que o homem seja formado em busca da felicidade. “Seus gestos de bondade não serão esquecidos!” Através das gerações a família tem deixado no mundo rastros de alegria e unidade, mas também tem dado exemplos de desunião e de infelicidade. O bem ou o mal que fizermos permanecerão como um perfume ou como uma fumaça para aqueles (as) que nos sucederem. Olhando para as famílias de hoje nós percebemos claramente a diferença que existe entre aquelas que têm como fundamento de vida a Palavra de Deus e seguem os caminhos do Senhor e as que desconhecem os ensinamentos evangélicos. Tudo ocorre como uma consequência das práticas vivenciadas. O homem e a mulher foram criados para, unidos, colaborarem no projeto de Deus para a humanidade. Se não estiverem ligados Àquele que os criou, irão caminhar sozinhos e, com certeza, cairão nos abismos que o mundo apresenta. Mas, ainda existe tempo de salvar a família que agoniza. Cada um de nós é um instrumento de Deus dentro da nossa família, por isso, não precisamos nos apegar aos erros dos que passaram, mas sim, seguir o exemplo dos “homens de misericórdia” que toda família possui. – Você tem recordações boas dos seus antepassados? – O que você deixará para a sua descendência? – Qual o melhor conselho que você daria aos seus futuros netos? – Você já pensou no fato de que também um dia será lembrado (a) pelos seus descendentes? - Qual o legado espiritual e moral que você deixa para eles?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 131*

🗣 *O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ “De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 131*

 *Reflexão* - “Somos da descendência de Davi porque fomos adotados por Jesus Cristo e, como Jerusalém, nós fomos desejados por Deus para ser Sua morada.  É promessa do Senhor, para todos nós que Nele confiamos, como diz o salmo, uma descendência forte e iluminada e um lugar de repouso.   O Espírito Santo é a lâmpada que está acesa em nós e nos orienta para confundir os nossos inimigos, os quais, muitas vezes querem assaltar o nosso coração, contudo a Luz do Senhor não deixa que isto aconteça.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 13, 16-17*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles. *(Lc 2, 25c)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus.*

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 

17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Maria nasceu de um lar santo.”*

“O santo casal Joaquim e Ana entrou para a história da salvação não só por ter recebido de Deus um filho na velhice e na esterilidade, como muitos justos do Antigo Testamento, mas por dar à luz a Virgem Maria, concebida sem mancha de pecado, escolhida antes da fundação do mundo como Mãe do Filho de Deus encarnado. Se estivesse em nosso poder escolher ou fazer nossa própria mãe, acaso não a formaríamos de tal modo que ela fosse, a um tempo, alheia ao defeito que mais nos aborrece e enriquecida com as qualidades que mais nos enlevam? Pois à honra do filho, diz a Escritura, pertence a honra da mãe (cf. Pr 17, 6), nem há no mundo outra coisa que um homem estime mais do que sua mãe. Ora, Jesus Cristo, que escolheu para si uma Mãe desde a eternidade e no tempo a modelou com as próprias mãos, decerto a fez de tal índole que ela fosse completamente estranha ao pecado, que Ele detesta acima de tudo, e adornadíssima de todo gênero de virtudes, nas quais está o seu único contentamento. Ela foi, portanto, concebida sem pecado original, a única dentre os mortais a ser enriquecida com tamanho privilégio. Com efeito, não convinha que a Mãe do Deus puríssimo, a qual esmagaria a cabeça da serpente, fôra alguma vez escrava do diabo, inimiga de Deus e ré da Geena; mas que, assim como o primeiro Adão saíra de uma terra virgem e pura, ainda não sujeita a maldição alguma, também Cristo, segundo Adão, assumisse a carne da Virgem Mãe, livre de absolutamente toda mancha de pecado. Ora, acaso não era grande a nobreza da Arca da aliança (cf. Ex 36), feita de paus de acácia incorruptíveis e revestida de ouro puríssimo por dentro e por fora, a fim de guardar as tábuas do Decálogo, a vara de Aarão que desabrochara e um ephi de maná? Com quanto esmero, por conseguinte, não quis o Senhor embelezar aquela Virgem de cujo puríssimo sangue o Deus de toda majestade formaria para si um corpo, em cujo útero moraria por nove meses, de cujos seios se alimentaria e com a qual viveria por trinta anos seguidos? Admiremos pois esta Virgem, fruto abençoado de S. Joaquim e Sant’Ana, a veneremos e amemos intensamente, esforçando-nos por dar a conhecer ao mundo as suas glórias; e a invoquemos com confiança, para que, por sua Imaculada Conceição, ela nos alcance de seu Filho caríssimo a purificação de todos os nossos pecados e nos conserve doravante imunes da menor mancha de pecado.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...