quinta-feira, 17 de março de 2022

📆 *16 de Março de 2022 (4a Feira)*

 📆 *16 de Março de 2022 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*QUARTA-FEIRA DA II SEMANA DA QUARESMA (Roxo – ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SÃO JOSÉ GABRIEL DEL ROSARIO BROCHERO / CARLOS GARNIER / SS. HILÁRIO E TACIANO / ANTÔNIO DANIEL E HERIBERTO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Não me abandone jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação. *(Sl 37, 22-23)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, conservai constantemente vossa família na prática das boas obras e, assim como nos confortais agora com vossos auxílios, conduzi-nos aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jeremias 18, 18-20*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”.

19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 

20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jeremias 18, 18-20*

*Reflexão - “Mesmo injustiçados, (as), precisamos ser fiéis a Deus.”

“Quando nos propomos a assumir a nossa missão de batizados começamos também a enfrentar a oposição em todos os setores da nossa vida, principalmente no meio onde todos nos conhecem. Por esse motivo, precisamos ter consciência de que a provação que experimentamos no serviço do Evangelho é, justamente, o teste que nos garante se estamos sendo fiéis e perseverantes na nossa missão. Assim também acontece na nossa experiência de pais e mães de família, de pessoas comprometidas com o bem, preocupadas em levar uma vida coerente com a vontade de Deus. Ao longo da nossa vida somos, de muitas maneiras, perseguidos em vista da nossa fidelidade e honestidade no cumprimento das nossas obrigações. Muitas vezes, também, nós como o profeta, cobramos de Deus as más ações e a falta de gratidão das pessoas para conosco quando exercitamos as nossas funções. As lamentações do profeta são as nossas quando nos sentimos injustiçados (as) pela ingratidão de alguém a quem algumas vezes, tentamos ajudar e duvidam da nossa reta intenção. As pessoas também nos testam, nos confundem e pressionam a fim de provarmos se, realmente, estamos seguros nas nossas escolhas, na nossa vocação, nas nossas decisões. Nem por isso, nós, como servos escolhidos de Deus podemos deixar morrer a lei, nem o conselho nem a Palavra, pois ajudar a construir um mundo novo a partir de nós mesmos (as) é a nossa missão. Mesmos injustiçados (as), precisamos ser fiéis a Deus que também sofre com os desatinos do povo que Ele escolheu. Somos esse povo que uma hora sabe ser justo e depois pode tornar-se injusto. Deus sofre também, por nós. Os “inimigos”, muitas vezes estão dentro de nós mesmos.  Resta-nos apenas abrirmos o nosso coração e deixar que Deus nos cure e nos guie.

– Você tem sido perseguido (a) no cumprimento da sua missão? – O que as pessoas comentam diante das suas ações de cristão (ã)? – Alguém já o (a) chamou de fanático (a)? – Mesmo assim você continua sendo fiel a Deus?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 30*

🗣 *Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Retirai-me desta rede traiçoeira, porque sois o meu refúgio protetor! Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ao redor, todas as coisas me apavoram; ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando e pensando como vão tirar-me a vida.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, e afirmo que só vós sois o meu Deus! Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor!🗣

_ _ _ _ _ _


↪ *Salmo – 30* 


*Reflexão* - “Dentro de cada homem e de cada mulher que persegue ser fiel a Deus há uma rede traiçoeira tentando pôr abaixo os propósitos de fidelidade. Os nossos inimigos, na maioria das vezes estão dentro de nós mesmos (as). Há horas, em que como o salmista, nós nos sentimos apavorados (as), intranquilos (as), num beco sem saída. Porém, como ele nós também podemos dizer: “Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel!”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Mateus 20, 17-28* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!_ 

 _Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida. *(Jo 8, 12)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 

18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 

19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.


20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 

21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 

22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 

23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”.

24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 

25Jesus, porém, chamou-os, e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 

26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo. 

28Pois, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Servir é reinar.”*


“Por que razão os Apóstolos, após estarem tanto tempo com Jesus, não são capazes de captar o principal evento da vida de Cristo, o motivo último pelo qual Ele desceu dos Céus e fez-se Servo de todos? No Evangelho de hoje, em que Cristo faz o terceiro anúncio de sua Paixão, assistimos aos filhos de Zebedeu manifestarem toda a sua ambição mundana e todo o seu carreirismo interesseiro. O Senhor vem tentando, desde a instituição do primado petrino, dar a entender a seus discípulos não só a necessidade como também a iminência da Cruz: "O Filho do Homem", diz, "será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte". As suas palavras, no entanto, só dão contra ouvidos moucos; não existem, pois, corações dispostos a escutá-lO no que de mais duro — e principal — há no mistério de sua vida. A razão dessa surdez, obviamente, não deve ser buscada numa pretensa falta de clareza, pois Jesus é Mestre por excelência, mas antes na falta de correspondência à graça interior que, iluminando-nos, abre os nossos olhos e ouvidos ao sentido profundo do Evangelho. Sem essa moção divina dentro de nós, nem todos os profetas e milagres serão capazes de dar-nos a certeza, humilde e confiante, da fé; se não damos ouvido à voz interior do Cristo, que nos fala ao coração, apenas nos deixaremos mover — e convencer — pela concupiscência da carne, pela concupiscência dos olhos e pela soberba da vida (cf. 1Jo 2, 16). Aproveitemos este tempo quaresmal para, como muitos e frequentes atos de fé, renovarmos nossa certeza, escutada no íntimo de nossa alma, de que o sacrifício do Senhor no Calvário foi o coroamento esplendoroso — escândalo, porém, para a tola sabedoria do mundo — de toda a vida de serviço a que Ele, humilde como um cordeiro imaculado, dedicou-se sem descanso, a fim de que fôssemos purificados de nossos pecados. Que esta verdade, mais consolidada em nosso coração, nos motive, fortalecidos com o auxílio eficaz da graça divina, a nos entregarmos também nós pelos nossos irmãos, assim como Cristo, Senhor e Servo do homem, se entregou pelos seus escolhidos. Peçamos também à Virgem Santíssima que sempre faça presente ao nosso coração o sentido dessas palavras de seu Filho, bem como a graça de podermos levá-las a cabo: "Quem quiser tornar-se grande, torne-se vosso servidor; quem quiser ser o primeiro, seja vosso servo". Deus abençoe você!” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...