quinta-feira, 17 de março de 2022

📆 *15 de Março de 2022 (3a Feira)*

 📆 *15 de Março de 2022 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*TERÇA-FEIRA DA II SEMANA DA QUARESMA (Roxo – ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. ZACARIAS, PAPA / S. CLEMENTE M. HOFBAUER, PRESBÍTERO / LUÍSA DE MARILLAC, LEOCRÉCIA, CLEMENTE MARIA HOFFBAUER.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Iluminai meus olhos, Senhor, guardai-me do sono da morte. Que meu inimigo não possa dizer: triunfei sobre ele. *(Sl 12, 4-5)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Guardai, Senhor Deus, a vossa Igreja com a vossa constante proteção e, como a fraqueza humana desfalece sem vosso auxílio, livrai-nos constantemente do mal e conduzi-nos pelos caminhos da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 1, 10. 16-20*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 

16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 

17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 

18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 

19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 

20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

 *Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 1, 10. 16-20*

*Reflexão - “Deus nos acena com a Sua Misericórdia!”*                    

“Deixai de fazer o mal; aprendei a fazer o bem!” O profeta Isaías, usando o verbo no imperativo, em Nome de Deus, exorta as autoridades e o povo de Sodoma e Gomorra para que revisem a sua trajetória de vida e voltem atrás nas suas maldades. Ele dá a eles a garantia de que as suas faltas do passado seriam perdoadas. Essas palavras, outrora destinadas àquele povo soam aos nossos ouvidos como uma trombeta para acordar o mundo de hoje, desde o menor até o maior ou vice-versa.  O próprio Senhor nos atrai com compaixão e compreensão quando fala: “Vinde, debatamos”!   Deus nos acena com a Sua Misericórdia e nos conclama ao arrependimento garantindo o perdão dos nossos pecados, ainda que sejam eles, os maiores e piores que possamos ter cometido.  Este tempo da quaresma, portanto, é uma oportunidade valiosa para que sigamos a orientação do profeta quando nos ordena: “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações”.   A purificação da nossa alma exige de nós uma conscientização de que precisamos fazer propósitos de conversão e de mudança de vida. Não podemos continuar praticando as mesmas coisas contra nossos irmãos que são também filhos de Deus, por isso ferem o Seu coração. Nesta leitura, o Senhor nos promete comer as coisas boas da terra que significa deleitar-se com tudo o que Ele criou para nosso bem-estar e felicidade. É ter paz, alegria, esperança, segurança, enfim, uma vida de qualidade. Só nos será possível experimentar dessas coisas boas, se tirarmos de nós o mal que nos aprisiona, nos corrompe e nos leva a pecar. A graça do Senhor nos absolve e nos redime, quando escolhemos todos os dias praticar o bem e não o mal. As cidades de Sodoma e de Gomorra foram devoradas porque o povo não atendeu às ordens de Deus.  Nós, porém, podemos fazer toda a diferença, obedecendo às ordens do Senhor que fala pela boca do profeta. Ele, quer mudar o mundo e nos convida a abrir  coração e confiar na Sua misericórdia, pois, deseja mudar a nossa vida e o mundo todo. – Você tem obedecido às ordens de Deus para fazer o bem e deixar de praticar o mal? – Para você o que será, o bem e o mal? – Como são as suas ações quando tem alguma divergência com alguém? – Você costuma pedir ao Senhor que tenha misericórdia de si? – Você se arrepende de alguma coisa? – Peça hoje perdão a Deus e confie na Sua justiça!”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 49*

🗣 *A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ “Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus”.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 49* 


*Reflexão* - “Às vezes, nos confundimos e queremos mostrar serviço a Deus oferecendo sacrifícios que de nada adiantam para a purificação dos nossos pecados. Para nós seria bastante proceder retamente segundo os mandamentos do Senhor e de coração oferecer um sacrifício de louvor, de gratidão, de reconhecimento da sua bondade e aí sim, estaríamos ofertando ao Senhor o que de melhor nós possuímos.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Mateus 23, 1-12* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Salve, ó Cristo, Imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!_ 

 _Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração! *(Ez 18, 31)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 

2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 

3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 

4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 

7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 

8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.

9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.

10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 

11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 

12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Vaidade e hipocrisia.”*

“Deus nos fez para a glória do Céu. Esse fim para o qual fomos criados está de tal modo impresso em nosso coração que nós, marcados pelo pecado, tendemos a querer desfrutar desta glória já nesta vida. O Evangelho da Missa nos chama hoje a meditar sobre o pecado da vaidade, mãe de inúmeros e disformes rebentos — dentre eles, a hipocrisia, sempre duramente repreendida por Nosso Senhor. "Quem se exaltar será humilhado", assim termina a leitura desta 3.ª-feira, "e quem se humilhar será exaltado". Nisto consiste, pois, a vaidade: no desejo desordenado que todos temos por manifestar aos outros as nossas "excelências" vazias, as nossas "glórias" de pés de barro (cf. Dn 2, 33), os nossos méritos imerecidos. Queremos parecer o que não somos, exibir o que não temos, fazer o que não podemos. Pretendemos roubar a Deus o louvor que só a Ele é devido e esquecemo-nos de que, se há em nós algo de bom, foi dEle mesmo que o recebemos. Pois sem Ele, que opera em nós tanto o querer quanto o fazer (cf. Fl 2, 13), somos como varas secas, decepadas da videira (cf. Jo 15, 5). Quantas vezes ao dia não colocamos as nossas máscaras e, quais sepulcros caiados (cf. Mt 23, 27), julgamo-nos melhores que os outros, comprazemo-nos diante da nossa piedade — jejuns, esmolas, orações... — e, esquecidos de nossas inúmeras misérias e da infinita misericórdia do Senhor, pensamos ser os autores de todo o bem que fazemos! O remédio para esse apetite louco e vão, que nos impele a tomar o lugar do Altíssimo, é reconhecer todos os dias, com fervor e sinceridade, os santos direitos de Deus: dar a Ele o que lhe é devido e recusar dar a nós mesmos, ao mundo e aos homens a honra e o louvor que somente podem pertencer Àquele que tudo fez com sabedoria e bondade. Que a Virgem Santíssima, Espelho da justiça, nos ajude a tudo fazermos para a maior glória de Deus, bendito pelos séculos. A nós, vermes e servos inúteis, o pecado e a vergonha; a Ele, três vezes santo, o poder e glória para sempre! Deus abençoe você!” *_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...