sábado, 26 de fevereiro de 2022

📆 *26 de Fevereiro de 2022 (Sábado)*

 📆 *26 de Fevereiro de 2022 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SÁBADO DA VII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SANTO ALEXANDRE DO EGITO / S. FAUSTINIANO, BISPO / SANTA PAULA MONTAL FORNÉS DE SÃO JOSÉ DE CALAZANS, DEODORO, PORFÍRIO E NESTOR.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez. *(Sl 12, 6)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Tiago 5, 13-20*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Carta de São Tiago.

Caríssimos, 13se alguém dentre vós está sofrendo, recorra à oração. Se alguém está alegre, entoe hinos. 

14Se alguém dentre vós estiver doente, mande chamar os presbíteros da Igreja, para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor.

15A oração feita com fé salvará o doente e o Senhor o levantará. E se tiver cometido pecados, receberá o perdão. 

16Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros para alcançar a saúde. A oração fervorosa do justo tem grande poder.

17Assim Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses. 

18Em seguida tornou a orar, e o céu deu a chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto. 

19Meus irmãos, se alguém de vós se desviar da verdade e um outro o reconduzir,

20saiba este que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados.

— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tiago 5, 13-20*

*Reflexão - “Deus deve estar sempre presente na vida dos cristãos, que O hão invocar na oração.”*

“Tiago termina com um pensamento final, que não se apresenta como conclusivo. Se não se deve invocar o nome de Deus em vão (cf. Tg 5, 9-12), Deus deve estar sempre presente na vida dos cristãos, que O hão invocar na oração. Toda a nossa existência, nas mais diversas situações, tristes ou alegres, pode e deve ser acompanhada pela oração. Tiago aponta concretamente a situação de doença (v. 14). O fiel doente deve dirigir-se a Deus e aos irmãos para receber a força necessária a essa situação. O chefes da comunidade, chamados a intervir com orações e gestos precisos pela autoridade que lhes vem do Senhor, revelam uma praxe usada na primitiva igreja. A Tradição fundamenta nessa praxe o sacramento da unção dos enfermos. A intervenção de Deus, invocado na oração comum, toca o homem na sua totalidade, corpo e espírito, «ergue-o» da doença, mas também do pecado (v. 15). Tiago usa o verbo com que é indicada a ressurreição do Senhor, para sublinhar que o Senhor torna participante da sua própria vida aqueles que a Ele se confiam.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 140*

🗣 *Minha oração suba a vós como incenso!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Senhor, eu clamo por vós, socorrei-me; quando eu grito, escutai minha voz! Minha oração suba a vós como incenso, e minhas mãos, como oferta da tarde!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Ponde uma guarda em minha boca, Senhor, e vigias às portas dos lábios! A vós, Senhor, se dirigem meus olhos, em vós me abrigo: poupai minha vida!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 140* 


*Reflexão* - “O incenso contém uma fumaça de aroma agradável que sobe aos céus bem à nossa vista. Assim também deve ser a nossa oração: uma prece, um clamor, uma súplica ou louvor que transpasse o tempo e a matéria e comunique aos céus uma fragrância que agrade ao nosso Senhor. Por isso, o salmista grita: “Senhor, eu clamo por voos, socorrei-me!” “quando eu grito, escutai minha voz!” O grito, significa o brado sincero do nosso coração, que sobe aos céus, porque tem reta intenção, se arrepende e é carente de Deus. A oração vinda do profundo do nosso ser serve de  proteção para os nossos lábios e nos leva a levantar os olhos para fitar a Deus e nos desviar de nós mesmos (as) e da nossa vontade própria.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 10, 13-16* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores! *(Cf. Mt 11, 25)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 

14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 

15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 

16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Deixai vir a mim as criancinhas”*


“O que significa, afinal de contas, ser como uma criancinha? De que maneira isso pode servir a nós, jovens ou adultos, como modelo de vida e espiritualidade? Receber o Reino de Deus como criança significa, antes de tudo, entregar-se ao Pai com confiança e espontaneidade, com a candura e a simplicidade típicas de um espírito inocente. Não se trata, portanto, de infantilismo nem de comportar-se como um "mimado", para quem o centro do mundo se confunde com os próprios interesses e desejos. Jesus nos chama, no Evangelho de hoje, a reassumir aquela postura de amizade íntima e confiante com que Adão e Eva, antes do pecado, se relacionavam com Deus; foi justamente após a Queda que, vendo-se nus, eles se ocultaram não só de vergonha, mas sobretudo por medo do Senhor: "O homem e sua mulher", diz o livro do Gênesis, "esconderam-se da face do Senhor Deus, no meio das árvores do jardim. Mas o Senhor Deus chamou o homem, e disse-lhe: 'Onde estás?' E ele respondeu: 'Ouvi o barulho dos vossos passos no jardim; tive medo, porque estou nu; e ocultei-me'" (Gn 3, 8-10). Precisamos deixar que Cristo, associando-nos aos seus sofrimentos, trabalhe e purifique nossas paixões desordenadas que, como que borbulhando em nosso espírito, nos fazem indóceis ao toque suave da graça e desconfiados da bondade de tão amável Senhor. Peçamos-lhes, pois, que nos dê um coração de criança, para que possamos receber o Reino de seu Pai com as devidas disposições. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Padres Dehonianos (https://www.dehonianos.org/portal/liturgia/?mc_id=2907) e Salmo,  Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...