sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

*25 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *25 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEXTA-FEIRA DA VII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, ofício do dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

SANTA VALBURGA / CESÁRIO DE NAZIANZO, HERENO E VÍTOR / S. NESTOR, BISPO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Confiei, Senhor, na vossa misericórdia; meu coração exulta porque me salvais. Cantarei ao Senhor pelo bem que me fez. (Sl 12, 6)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Concedei, ó Deus todo-poderoso, que, procurando conhecer sempre o que é reto, realizemos vossa vontade em nossas palavras e ações. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Tiago 9, 12*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Carta de São Tiago.

9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 

10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. 

11Reparai que consideramos como bem-aventurados os que perseveraram. Ouvistes falar da perseverança de Jó e conheceis o êxito que o Senhor lhe deu — pois o Senhor é rico em misericórdia e compassivo.

12Sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra forma de juramento. Antes, que o vosso sim seja sim, e o vosso não, não. Então não estareis sujeitos a julgamento.

— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tiago 5, 9-12*

*Reflexão - “Há pois que permanecer fiéis à Palavra que devemos anunciar, e perseverar na fé.”

“Tiago volta-se finalmente para toda a comunidade exortando-os a viver o tempo presente de modo positivo e confiante. No meio das injustiças e atropelos, devem erguer os olhos para o Senhor que há-de melhorar a sua situação, quando vier como juiz. O apóstolo recorda dois exemplos do Antigo Testamento: os profetas e Job. Deus não os desiludiu, nem nos desiludirá a nós, porque «é cheio de misericórdia e compassivo» (v. 11). Há pois que permanecer fiéis à Palavra que devemos anunciar, e perseverar na fé. Finalmente, para que a esperança da parusia seja um tempo de serenidade e de edificação mútua, Tiago convida, não só a evitar a murmuração, mas também os juramentos (cf Mt 5, 33-37). A nossa palavra há-de ser garantida, não invocando o nome de Deus, mas vivendo com seriedade, autenticidade e transparência.”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 102*

🗣 *O Senhor é indulgente, é favorável.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 102* 


*Reflexão* - “O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas, diz o salmista, porque ele é indulgente, é favorável, paciente e bondoso. O Senhor nos trata como filhos e filhas amados e quer salva a cada um de nós por meio do Seu amor. Basta que entendamos isso! Ele não quer nos castigar, pelo contrário, Ele deseja que cultivemos uma confiança cega na Sua justiça e misericórdia. Somos oprimidos pelo pecado, pela mentalidade do mundo e o Senhor compreende a nossa situação. Por isso, Ele não fica sempre repetindo as suas queixas nem guarda rancor contra nós. A justiça de Deus é o amor vivendo sempre em nós.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 10, 1-12* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vossa palavra é a verdade; santificai-nos na verdade! *(Cf. Jo 17, 17ba)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo, em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 

2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.

3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 

4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”.

5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 

6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 

7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 

8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 

9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”

10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 

11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 

12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“O mistério do matrimônio.”*


“O matrimônio é um dom preciosíssimo com que Deus quis enriquecer o gênero humano desde as origens.A indissolubilidade matrimonial, proclamada por Cristo no Evangelho de hoje e sempre defendida com coragem pela Igreja Católica, é uma das notas características e essenciais do casamento. Ao criar Adão e Eva, com efeito, Deus os fez um para o outro, e não para que um tirasse proveito do outro; quis, portanto, que houvesse entre eles um vínculo de amor e comunhão que se assemelhasse, em nível propriamente humano, àquele elo estreitíssimo de caridade que une, na unidade de uma só substância, as três Pessoas da Santíssima Trindade. No entanto, como o ser humano, instigado pela serpente infernal, desobedecesse a Deus, o relacionamento entre o homem e a mulher, agora desordenado pelo pecado, passou a ser marcado pelo egoísmo, como indicam as mútuas acusações com que Adão e Eva tentam eximir-se da culpa cometida. Por isso, a fim de restituir o matrimônio à sua dignidade original, Deus foi catequizando aos poucos o seu povo eleito para que, sob a Nova Aliança, tivéssemos por meio de Cristo Crucificado a graça de viver o casamento como os nossos primeiros pais o viveram antes da Queda. Rezando hoje por todos os casais, peçamos ao Pai que, confiantes no auxílio da graça sacramental, possam os esposos amar suas mulheres como Cristo amou a Igreja e as mulheres, submeter-se a seus maridos como a Igreja mantém-se indefectivelmente obediente e fiel Àquele que por ela entregou a própria vida. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...