sábado, 26 de fevereiro de 2022

📆 *27 de Fevereiro de 2022 (Domingo)*

 📆 *27 de Fevereiro de 2022 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 


*VIII DOMINGO DO TEMPO COMUM (Verde, Glória, Creio – II Semana do Saltério)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. GABRIEL DE NOSSA SENHORA DAS DORES/ SÃO GREGÓRIO DE NAREK / NICÉFORO, LEANDRO DE SEVILHA, VALDOMIRO E BESAS.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

O Senhor se tornou o meu apoio, libertou-me da angústia e me salvou porque me ama. *(Sl 17, 19-20)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Fazei, ó Deus, que os acontecimentos deste mundo decorram na paz que desejais, e vossa Igreja vos possa servir, alegre e tranquila. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Eclesiástico 27, 5-8*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura do Livro do Eclesiástico.

Quando a gente sacode a peneira, ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar.

6Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa. 

7O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. 

8Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar: pois é no falar que o homem se revela.

*Palavra do Senhor*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Eclesiástico 27, 5-8*


*Reflexão - “A boca fala daquilo que o coração está cheio”*

“Este trecho do Livro do Eclesiástico nos dá um valioso ensinamento para que tenhamos cuidado com o que falamos e expressamos sem pesar as palavras e refletir sobre o que proferimos. Da mesma forma que a farinha ou o grão, peneirados, deixam somente o que não é útil, assim é a palavra que sai dos nossos lábios inconsequentes; não tem serventia! O autor, então, nos adverte de que o homem é provado pela sua conversa, assim como o fruto revela como a árvore foi cultivada. A palavra mostra o que há dentro do nosso coração e quando dizemos alguma coisa inadvertidamente, sem pensar, e futilmente, nós estamos dando prova de que temos um coração tolo, infantil ou cheio de maldade. A Palavra de Deus nos diz que seremos julgados por toda palavra vã, assim sendo, precisamos sempre refletir primeiro antes de dar qualquer opinião, antes de exaltar alguém ou recrimina-lo, pois, as nossas palavras podem se voltar contra nós mesmos. – Você tem o hábito de falar sem pensar? – Você já pensou que assim fazendo pode ferir alguém? – Quais têm sido as consequências do seu falar? – Você sabe dialogar com serenidade? – Você tem muita facilidade em elogiar as pessoas sem conhece-las? – Qual tem sido o resultado desta sua prática?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 91*

🗣 *Como é bom agradecermos ao Senhor!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!”🗣 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *Salmo – 91* 


*Reflexão* - “Este salmo nos motiva a cantar louvores ao Deus Altíssimo com gratidão e ao mesmo tempo anunciar a bondade do Senhor em todos os momentos da nossa vida. Na medida em que agradecemos ao Senhor e a Ele prestamos culto,  seremos  também considerados justos e estaremos plantados na casa de Deus. Lá, nós seremos tal qual um jardim florido e aqui, na terra, mesmo no tempo da velhice, daremos frutos. Estas imagens nós as podemos considerar o que acontece na nossa vida de louvor e gratidão a Deus.”                          

_ _ _ _ _ _ 


📖 *2a Leitura - 1 Coríntios 15, 54-58*

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

rmãos: 54Quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade e este ser mortal estiver vestido de imortalidade, então estará cumprida a palavra da Escritura: “A morte foi tragada pela vitória; 

55 Ó morte, onde está a tua vitória? Onde está o teu aguilhão?”

56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

57 Graças sejam dadas a Deus, que nos dá a vitória pelo Senhor nosso, Jesus Cristo.

58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e inabaláveis, empenhando-vos cada vez mais na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão, no Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _


↪ *2a Leitura - 1 Coríntios 15, 54-58*


*Reflexão - “São Paulo nos motiva e dá alento para que possamos prosseguir firmes e inabaláveis na nossa caminhada espiritual”*

“São Paulo nos motiva e dá alento para que possamos prosseguir firmes e inabaláveis na nossa caminhada espiritual, até a morte, confiando na Palavra do Senhor que nos afirma: 'A morte foi tragada pela vitória’. Com efeito, todos nós que acreditamos e confiamos na Palavra de Deus não podemos esmorecer diante das intempéries da vida, quando perdemos alguém querido, quando nós mesmos estivermos prestes a enfrentar a morte. Precisamos ter em mente que a morte entrou no mundo por causa do pecado, mas todos nós somos mais do que vencedores, pois Jesus já venceu a morte para nos dar a vida eterna. O nosso corpo corruptível será transformado num corpo incorruptível, isto é, que não mais estará sujeito à morte. Isto é motivo de grande alegria e esperança! – Você tem confiança nestas palavras de São Paulo? – Você se apavora quando alguém a quem ama está enfermo? – Você tem medo da morte? – Você já imaginou como é a vida eterna para a qual fomos criados (as)?”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Lucas 6, 39-45* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Como astros no mundo vós resplandeceis, mensagem de vida ao mundo anunciando; da vida a Palavra, com fé, proclamais, quais astros luzentes no mundo brilhais! *(Fl 2, 15d. 16a)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

aquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?

40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.

41Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho?

42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.

43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons.

44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“Seja instrumento de conversão na vida dos irmãos.”*


“Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: ‘Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão’” (Lucas 6,39.41-42). Existe uma reação comum a todos nós, e a psicologia a explica muito bem: projetar nos outros aquilo que não aceitamos ou aquilo que nós trazemos dentro de nós. É um mecanismo de defesa chamado: projeção. A defesa desse nosso ego, muitas vezes, perde a capacidade dessa transformação interior. Além de ser um mecanismo de defesa, a nível psicológico, é um pecado contra a fraternidade porque eu deixo de olhar para aquilo que preciso corrigir em mim e coloco o olho sobre a vida dos meus irmãos. Muitas vezes, odiamos e repudiamos determinados defeitos em nós, mas nós manifestamos essa insatisfação apenas quando vemos o mesmo defeito nos outros. Muitas vezes, a nossa consciência vai se deteriorando e perdemos a capacidade de estar insatisfeitos com o nosso comportamento e estamos insatisfeitos com o comportamento do outro. Queremos ser mestres do mundo inteiro, mas não somos mestres para nós mesmos, não somos capazes de educar a nossa própria personalidade, o nosso coração para o caminho da santidade. Depois que nós passamos por essa etapa de conversão e de transformação, podemos ser sim instrumento na vida uns dos outros. A rigidez que, muitas vezes, certas pessoas têm em relação ao outro, pode esconder áreas da nossa vida que ainda não foram trabalhadas pela graça de Deus. Determinados muros, que se levantam, podem esconder fragilidades que alguém não está disposto a resolver dentro de si. Então, muita atenção! Basta perceber sobre o que estão fixados os nossos julgamentos e veremos quanta coisa dentro de nós não está ainda resolvida, não foi ainda alcançada pela cruz de Cristo e estamos impedidos de olhar isso dentro de nós. O primeiro movimento é dentro, o primeiro movimento é conosco: “Tira primeiro a trave do teu olho”, olhe para dentro de si, olhe para dentro da sua realidade e veja quais são as atitudes que eu preciso corrigir dentro de mim. Quando a gente sacode a poeira - diz o livro do Eclesiástico - ficam nela só os refugos; assim os defeitos de um homem aparecem no seu falar. Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa. O fruto revela como foi cultivada a árvore; assim, a palavra mostra o coração do homem. Não elogies a ninguém, antes de ouvi-lo falar; pois é no falar que o homem se revela (Eclesiástico 27,5-8). Essa sabedoria divina nos ensina, em primeiro lugar, a olhar para dentro de nós. É claro, depois que nós passamos por essa etapa de conversão e de transformação, podemos ser sim instrumento na vida uns dos outros, mas isso primeiro precisa acontecer dentro de nós. Peçamos ao Senhor, neste dia consagrado a Ele, que Ele nos ajude na força do Seu Espírito a fazer esse movimento de conversão pessoal para nos tornar instrumentos na vida dos nossos irmãos. Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! Padre Donizete Ferreira”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...