sábado, 19 de fevereiro de 2022

*19 de Fevereiro de 2022 (Sábado)*

 📆 *19 de Fevereiro de 2022 (Sábado)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SÁBADO DA VI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

CONRADO DE PIACENZA, ÁLVARO DE CÓRDOVA E GABINO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Tiago 3, 1-10*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Carta de São Tiago.

Meus Irmãos, 1não haja muitos que queiram ser mestres! Sabeis que nós, os mestres, estamos sujeitos a julgamento mais severo,

2pois todos nós tropeçamos em muitas coisas. Aquele que não peca no uso da língua é um homem perfeito, capaz de refrear também o corpo todo.

3Se pomos um freio na boca do cavalo para que nos obedeça, conseguimos dirigir o seu corpo todo.

4Reparai também nos navios: por maiores que sejam, e impelidos por ventos impetuosos, são, entretanto, conduzidos por um pequeníssimo leme na direção que o timoneiro deseja.

5Assim também a língua, embora seja um membro pequeno, se gloria de grandes coisas. Comparai o tamanho da chama com o da floresta que ela incendia!

6Ora, também a língua é um fogo! É o universo da malícia! Fazendo parte dos nossos membros, a língua contamina o corpo todo e, atiçada como está pelo inferno, põe em chamas o ciclo de nossa existência!

7Com efeito, toda espécie de feras, de aves, de répteis e de animais marinhos pode ser domada e tem sido domada pela espécie humana.

8Mas a língua, nenhum homem consegue domá-la: ela é um mal que não desiste, e está cheia de veneno mortífero.

9Com ela bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à imagem de Deus.

10Da mesma boca saem bênção e maldição! Ora, meus irmãos, não convém que seja assim.

— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tiago 3, 1-10*


*Reflexão - “A fé manifesta-se nas obras, mas também nas palavras”*

“Tiago continua a passar em revista a causa mais profunda dos problemas eclesiais do seu tempo. Hoje detém-se a tratar do controle da língua. É coisa bem difícil. Mas é sobretudo das qualidades daquele que pretende ser mestre que o apóstolo trata. Os mestres gozavam de grande estima, tanto na Sinagoga como na Igreja. Por isso, havia quem pretendesse sê-lo, sem ter as devidas qualidades. Tiago sublinha a grande responsabilidade daqueles que eram considerados os autênticos intérpretes da lei e da vontade divina (cf. Mt 23, 6-7; 1 Cor 12, 28-29; Ef 4, 11; Heb 13, 7). Os «doutores» devem controlar a própria língua. A fé manifesta-se nas obras, mas também nas palavras. Falar com verdade e coerência é sinal de uma fé sincera. A severidade do juízo sobre as palavras, de que nos será pedida conta, é sinal da importância da língua, cujo bom uso é sinal de perfeição, entendida como autocontrolo e como correcta relação com os outros. Os exemplos do freio e do leme, aplicados à língua, são eficazes: como eles, a língua, órgão bem pequeno, pode guiar o homem. A língua descontrolada torna-se terrivelmente destruidora. A ambiguidade da linguagem é como um fogo, uma chama infernal que, quando penetra em nós, destrói a nossa vida. É impressionante a veemência com que o apóstolo apresenta o aspecto negativo da «indomável» língua, chamada «rebelde» e «carregada de veneno mortal» (v. 7). É um verdadeiro espanto que, com a mesma língua, possamos bendizer a Deus e amaldiçoar os irmãos!”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 11*

🗣 *Feliz é todo aquele que ama com carinho a lei do Senhor Deus.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Senhor, salvai-nos! Já não há um homem bom! Não há mais fidelidade em meio aos homens! Cada um só diz mentiras a seu próximo, com língua falsa e coração enganador.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Senhor, calai todas as bocas mentirosas e a língua dos que falam com soberba, dos que dizem: "Nossa língua é nossa força! Nossos lábios são por nós! - Quem nos domina?"🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ As palavras do Senhor são verdadeiras, como a prata totalmente depurada, sete vezes depurada pelo fogo. Vós, porém, ó Senhor Deus, nos guardareis para sempre, nos livrando desta raça!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 11* 


*Reflexão* - “O salmista considera feliz o homem que vive de acordo com a Lei e as verdades do Senhor. Para nós, portanto, esta é uma reflexão que precisamos fazer: se vivermos de acordo com os mandamentos do Senhor, haverá glória e riqueza em nossa casa, a nossa descendência será forte e abençoada e a nossa luz brilhará nas trevas repelindo a mentira e a maledicência. O cumprimento da Lei do Senhor nos leva a sermos caridosos e prestativos e a resolver os nossos negócios com justiça e verdade, Assim, nunca vacilaremos e alcançaremos desde já, a felicidade eterna.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 9, 2-13* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos vós! *(Mc 9, 7)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 

3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 

4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus. 

5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 

6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 

7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” 

8E, de repente, olhando em volta, não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus com eles. 

9Ao descerem da montanha, Jesus ordenou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos. 

10Eles observaram esta ordem, mas comentavam entre si o que queria dizer “ressuscitar dos mortos”. 

11Os três discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que antes deve vir Elias?” 

12Jesus respondeu: “De fato, antes vem Elias, para colocar tudo em ordem. Mas, como dizem as Escrituras, que o Filho do Homem deve sofrer muito e ser rejeitado? 

13Eu, porém, vos digo: Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, exatamente como as Escrituras falaram a respeito dele”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“O monte Tabor em nossos corações.”*

“A mesma luz gloriosa que Pedro viu no monte Tabor, ao contemplar Cristo transfigurado, nós também a podemos ver, não com os olhos do corpo, mas com os da fé, atendendo à palavra das profecias e meditando os mistérios de Deus. O Evangelho de hoje, que relata pela pena de S. Marcos a transfiguração do Senhor, convida-nos a lê-lo sob a ótica da Segunda Epístola de S. Pedro, que nos apresenta a reflexão pessoal de quem foi testemunha ocular dos acontecimentos aqui narrados. Lembremo-nos, em primeiro lugar, que o Evangelho de ontem contava-nos a profissão de fé de S. Pedro, bem ao norte da Terra Santa; o de hoje, por sua vez, transporta-nos de volta para a Galileia, no alto do monte Tabor, seis dias após o episódio de Cesareia de Filipe. Aqui, a cerca de seiscentos metros acima do nível do mar, Cristo se transfigura diante de Pedro, Tiago e João, e a respeito dessa manifestação singular da divindade de Jesus escreveria, anos depois, o príncipe dos Apóstolos: “Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando do seio da glória magnífica lhe foi dirigida esta voz: ‘Este é o meu Filho muito amado, em quem tenho posto todo o meu afeto’. Essa mesma voz que vinha do céu nós a ouvimos, quando estávamos com Ele no monte santo. Assim demos ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender, como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações” (2Pd 1, 17-19). S. Pedro nos confirma, assim, que a transfiguração de Cristo, longe de ser uma lenda piedosa difundida entre os primeiros cristãos, foi uma realidade histórica, da qual ele mesmo teve o privilégio de participar, vendo a glória de Cristo e como nele se cumpriam as profecias do Antigo Testamento. Mas, se Pedro teve o privilégio de ver fisicamente a luz de Cristo, nós também a podemos contemplar ainda hoje, se bem que na obscuridade da fé. É por isso que o Apóstolo acrescenta: “Demos”, por o termos visto com nossos próprios olhos, “ainda maior crédito à palavra dos profetas, à qual fazeis bem em atender”, pela meditação e a oração da Palavra de Deus, “como a uma lâmpada que brilha em um lugar tenebroso até que desponte o dia e a estrela da manhã se levante em vossos corações”, ou seja, até que o Espírito Santo faça resplandecer no alto de nossas almas a luz de Cristo, a quem contemplamos nesta vida sob o clarão tenebroso da fé, mas a quem veremos face a face no sol, não como quem vê a estrela da manhã, mas como quem se deixa inundar diretamente pelo brilho do sol. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Dehonianos (Blog: https://www.dehonianos.org/portal/vi-semana-sabado-tempo-comum-anos-pares0/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...