quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

*18 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)*

 📆 *18 de Fevereiro de 2022 (6a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 


*SEXTA-FEIRA DA VI SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

B. JOÃO DE FIESOLE (FRA ANGÉLICO), SACERDOTE / FLAVIANO, HELÁDIO E CLÁUDIO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Sede o rochedo que me abriga, a casa bem defendida que me salva. Sois minha fortaleza e minha rocha; para honra do vosso nome, vós me conduzis e alimentais. *(Sl 30, 3-4)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos, por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Tiago 2, 14-24. 26*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura da Carta de São Tiago.

14Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé, quando não a põe em prática? A fé seria então capaz de salvá-lo?

15Imaginai que um irmão ou uma irmã não tem o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia;

16se então alguém de vós lhes disser: “Ide em paz, aquecei-vos”, e: “Comei à vontade”, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adiantará isso?

17Assim também a fé: se não se traduz em obras, por si só está morta. 

18Em compensação, alguém poderá dizer: “Tu tens a fé e eu tenho a prática! Tu, mostra-me a tua fé sem as obras, que eu te mostrarei a minha fé pelas obras! 

19Tu crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem isso, e estremecem. 

20Queres então saber, homem insensato, como a fé sem a prática é vã? 

21O nosso pai Abraão foi declarado justo: não será por causa de sua prática, até ao ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? 

22Como estás vendo, a fé concorreu para as obras, e, graças às obras, a fé tornou-se completa.

23Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: ‘Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça, e ele foi chamado amigo de Deus”’.

24Estais vendo, pois, que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé. 

26Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta.

— Palavra do Senhor.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Tiago 2, 14-24. 26*


*Reflexão - “A fé se torna completa com as obras.”*

“A fé em Jesus nos garante a salvação, no entanto, esta só se completa com as obras,  portanto, a obra é a concretização da Fé. As nossas obras, as nossas atitudes, o nosso comportamento por si só, falam da nossa fé. Por isso, São Tiago abre os nossos olhos para enxergarmos que a fé, por si só, sem as obras, é morta, isto é, não produz nenhum efeito. A fé nos move a atos concretos. A fé que fica apenas nas palavras e nos sentimentos não é provada nem aprovada e não nos conduz à salvação. A nossa fé pode ser considerada verdadeira quando nos leva atos de concretos de caridade conosco e com os irmãos.   Os atos concretos de amor e de justiça são o termômetro da nossa fé e ela é revelada nas nossas ações de ajuda ao irmão em qualquer situação, seja, material, espiritual ou social. A fé também supõe serviço e aceitação da vontade de Deus, por isso São Tiago se refere a Abraão que acreditou, confiou em Deus a ponto de entregar a Ele o seu único filho para ser sacrificado. Isto também é uma obra de fé e nos serve de exemplo para que diante das tribulações da nossa vida, nós também possamos permanecer de pé confiando na ação de Deus e no que Ele irá realizar. A fé, então concorre para as obras e torna-se completa graças às obras. São Tiago termina dizendo, que “assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé sem as obras é morta”.  Pense bem e reflita:  - Você pode afirmar que tem fé pelas obras que tem realizado? - Até onde você é capaz de ir para demonstrar a sua fé em Jesus? Até a morte...? – A sua fé pode leva-lo à salvação?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 *Salmo – 111*

🗣 *Feliz é todo aquele que ama com carinho a lei do Senhor Deus.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 111* 


*Reflexão* - “O salmista considera feliz o homem que vive de acordo com a Lei do Senhor. Para nós, portanto, esta é uma reflexão que precisamos fazer: se vivermos de acordo com os mandamentos do Senhor, haverá glória e riqueza em nossa casa, a nossa descendência será forte e abençoada e a nossa luz brilhará nas trevas. O cumprimento da Lei do Senhor nos leva a sermos caridosos e prestativos e a resolver os nossos negócios com justiça, Assim, nunca vacilaremos e alcançaremos desde já, a felicidade eterna.”                       

_ _ _ _ _ _ 


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 8, 34–9, 1* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou. *(Jo 15, 15b)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 34chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 

35Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, vai salvá-la. 

36Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 

37E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 

38Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.

9, 1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*


 *“A importância da cruz.”*


“O Evangelho de hoje nos revela que não há outro caminho para uma vida de verdadeira alegria e plena realização do que o caminho da renúncia e do sacrifício. O Evangelho é, como o próprio nome indica, uma boa notícia; por isso, se ele nos exorta a abraçar a cruz e a seguir a Cristo em seu caminho de sacrifício e renúncia é porque aqui, na dor, existe de fato uma fonte de alegria e redenção, ainda que muitas vezes, devido às nossas fraquezas e às seduções do inimigo, não estejamos dispostos a reconhecê-lo. Com efeito, Deus, que é Amor (cf. 1Jo 4, 8), nos propõe em sua Boa-nova um modelo de vida que, apesar de chocar-se com os nossos desejos e expectativas mundanas, é o único que nos fará realmente bons e felizes: "Se alguém me quer seguir", diz Jesus, "renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga", quer dizer, morra para si mesmo, para o homem velho que, por seu apego desordenado às criaturas, nos esvazia de nossas mais preciosas energias para amar e servir a Deus na pessoa de nossos irmãos. Renunciar, pois, a si mesmo e fazer morrer ao egoísta que vive dentro de nós é condição necessária para que vivamos, em plenitude, a própria vida divina do nosso Redentor. Roguemos hoje a Cristo que nos dê, pelas mãos de Maria Santíssima, Virgem Dolorosa, a alegria de sermos contrariados em nosso comodismo e egoísmo, a fim de, morrendo para o que nos mata, vivermos para Aquele que nos veio trazer vida, e vida em abundância (cf. Jo 10, 10). Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...