segunda-feira, 8 de novembro de 2021

*08 de Novembro de 2021 (2a Feira)*

 📆 *08 de Novembro de 2021 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SEGUNDA-FEIRA DA XXXII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. DEODATO I, PAPA / SÃO GODOFREDO / JOÃO DUNS SCOTUS.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Chegue até vós a minha súplica; inclinai vosso ouvido à minha prece. *(Sl 87, 3)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Deus de poder e misericórdia, afastai de nós todo obstáculo para que, inteiramente disponíveis, nos dediquemos ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Sabedoria 1, 1-7* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início do Livro da Sabedoria.

1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração.

2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. 

3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. 

4A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. 

5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 

6Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua; 

7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Sabedoria 1, 1-7* 

*Reflexão - “O Espírito do Senhor enche toda a terra”*

“O autor do Livro da Sabedoria nos dá o título de governadores da terra, isto é, de cooperadores de Deus na construção de um mundo mais justo nos ensinando a procurar a Deus a partir da simplicidade do nosso coração numa atitude de confiança e abandono. A justiça só habita na alma de quem busca a Deus de todo o coração, fugindo da astúcia e dos pensamentos perversos dos homens, deixando-se conduzir pelo Espírito de Deus sem exigir provas. Por essa razão, o amor à sabedoria é o princípio da justiça!  Para que possamos viver aqui na terra orientados pela sabedoria do Senhor, precisamos estar conscientes de que o pecado nos arranca de Deus e, por conseguinte, nos tira a essência da Sabedoria, que é o Amor. A sabedoria é um dom gratuito do Espírito Santo, que é o Amor entre o Pai e o Filho agindo em nós. Portanto, sem o amor de Deus não existe sabedoria. A sabedoria é um espírito que nos ama, mas, também nos repreende e nos corrige.  O próprio Deus, porque conhece os nossos pensamentos e investiga o nosso coração segundo a verdade da Sua justiça, é quem nos ensina e nos admoesta. É Ele quem nos exorta e nos anima, com amor, a palmilharmos o caminho projetado para a nossa felicidade.  Se permanecermos firmes na busca da sabedoria, o Espírito do Senhor que enche toda a terra e mora no nosso interior, nos manterá em unidade com o pensamento do Pai que nos revelará os Seus segredos de amor. - Você tem se deixado conduzir pelo Espírito Santo? - Como você tem buscado a sabedoria de Deus? – Para caminhar aqui na terra você acha que precisa de sabedoria? – Para você o que seria uma pessoa sábia? – Você entende a diferença entre sabedoria e sagacidade?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 138* 

🗣 *Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A palavra nem chegou à minha língua, e já, Senhor, a conheceis inteiramente. Por detrás e pela frente me envolveis; pusestes sobre mim a vossa mão. Esta verdade é por demais maravilhosa, é tão sublime que não posso compreendê-la.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 138* 

*Reflexão* - “Não podemos fugir de Deus porque, Ele que nos criou, sabe e conhece profundamente tudo o que se passa conosco. A única coisa que poderemos fazer é, justamente, nos deixar governar pelo Seu Espírito, entregando-nos  à ação da Sua Mão poderosa e firme. Não tenhamos medo de falar, mas estejamos certos (as) de que tudo o que sai da nossa boca é do conhecimento de Deus. Ore com esse salmo mais de uma vez e faça a experiência do salmista: tente fugir de Deus e chegue a uma conclusão. Anote o que você percebeu.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 17, 1-6*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Como astros no mundo brilheis, pregando a Palavra da vida! *(Fl 2, 15d. 16a)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 

2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 

3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 

4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”.

5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 

6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”O perdão é o melhor caminho para a nossa vida.”*

“Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo” (Lucas 17,3-4). Prestemos bastante atenção na direção que Deus está dando ao nosso coração na relação com o nosso irmão. Primeiro, quando vemos alguém errar, pecar, falhar, devemos corrigir e repreender, porque, às vezes, a pessoa está na beira do abismo, vai cair, e precisamos puxá-la. É uma questão de caridade, e seria uma falta de caridade imensa vermos o outro errar e não o chamarmos: “Irmão, não é por aí não!”. É verdade que tem que ter caridade, porque sem caridade não conseguiremos nada. Às vezes, até pecamos mais do que o irmão na falta ou no erro que ele cometeu. É por amor que corrijo o outro, é por amor que chamo à atenção o outro, mas não posso deixar de fazê-lo. Precisamos ser justos conosco e com o outro também; dar o perdão e ajudar sempre o outro a melhorar. Erra gravemente o pai e a mãe que não corrige seu filho. Erra gravemente o irmão que não corrige o irmão. Erra gravemente o marido que não corrige a esposa e vice-versa. É preciso ter a prudência, o modo próprio, o tempo apropriado, mas é preciso sempre corrigir para que o mal maior não aconteça na vida daquele irmão e na vida de cada um de nós, porque nos falta a caridade de nos ajudarmos. Que beleza o irmão que se arrependeu daquele mal que fez até contra você ou contra qualquer outra realidade! O grande remédio é o perdão. Seu filho errou, reconheceu que errou, arrependeu-se? Perdoe-lhe. E mesmo que ele cometa isso sete vezes num só dia, mas sete vezes se arrependa, perdoe-lhe. Não é que a pessoa agora pode cometer os erros à vontade. Não! A forma como Jesus está nos dizendo é que nós devemos sempre perdoar, porque o perdão é o caminho para nós, não só para a outra pessoa, mas para nós também reconstruirmos a nossa vida, reconsiderarmos nossas faltas e tomarmos o caminho da verdade. Não sei quantas vezes precisei do perdão de Deus, perdi as contas de quantas vezes procurei o sacramento da confissão. Você sabe quantas vezes você precisou dele? Quantas vezes Deus já lhe perdoou no mesmo dia, na mesma situação, no mesmo pecado sem fazer conta como nós fazemos? Até achamos que Deus é “bobo” — com todo perdão da palavra —, porque, muitas vezes, é assim que tratamos a nossa relação com Ele. Até dizemos: “Deus vai me perdoar!”. Perdoar Ele vai, mas se não nos corrigirmos, o pecado vai nos estragar. Então, nós muitas vezes queremos ser perdoados, mas não queremos ser corrigidos. Não adianta só perdoar o erro, tem que consertar o erro cometido. Se o seu filho quebra a vidraça do vizinho, não adianta só pedir perdão para ele, tem que pedir perdão e também corrigir a vidraça, tem que a trocar, colocar uma nova, até melhor do que aquela que foi estragada. Cometemos um erro na vida, e todas as vezes a misericórdia de Deus vai nos acolher, mas precisamos nos corrigir e reparar o mal que está em nós para que ele não cresça. O perdão de Deus nunca há de faltar! Agora, se não nos emendarmos, se não nos corrigirmos, a justiça de Deus um dia vai nos julgar. Então, precisamos ser justos conosco e com o outro também, dar o perdão e ajudar sempre o outro a melhorar. Por isso é necessário nos corrigirmos e corrigirmos o outro. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...