terça-feira, 9 de novembro de 2021

*09 de Novembro de 2021 (3a Feira)*

 📆 *09 de Novembro de 2021 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO (Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Festa)* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

S. TEODORO / S. MARIA E NÉON, MÁRTIRES / SANTO ORESTES / SÃO JORGE NAPPER E SÃO SALVADOR.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém, descendo do céu, de junto de Deus, ornada como a noiva que se preparou para o seu noivo. *(Ap 21, 2)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus, que edificais o vosso templo eterno com pedras vivas e escolhidas, difundi na vossa Igreja o Espírito que lhe destes, para que o vosso povo cresça sempre mais, construindo a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Ezequiel 47, 1-2. 8-9. 12* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Ezequiel.

Naqueles dias, 1o homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 

2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 

8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 

9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 

12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Ezequiel 47, 1-2. 8-9. 12* 

*Reflexão - “As águas vivas do Espírito Santo”*

“A obra de Deus é espiritual, por isso, todas as vezes em que ouvimos falar na Bíblia, de cidades, de rios, de árvores, de plantas, de frutos, isto é, coisas da nossa experiência humana, podemos compará-las ao que possuímos no interior do nosso ser.  Ele usa das coisas visíveis com o intuito de nos instruir em relação às coisas invisíveis. As águas que jorravam do lado direito do templo, nos levam a meditar sobre a água e o sangue que brotaram do lado direito de Jesus, na Cruz, na hora da Sua Morte, quando Ele entregou ao Pai o Seu Espírito, para que fosse derramado sobre a humanidade. São as águas vivas do Espírito Santo o qual recebemos no nosso Batismo e que nos banham e são sinal de bênção e de vida.  Na medida em que vamos caminhando e mergulhando no Espírito de Deus coisas novas vão acontecendo no nosso interior e influenciando a nossa vida, modificando as nossas ações. Chegamos a um ponto em que não conseguiremos ficar apenas imergindo, mas, precisaremos nadar seguros no poder do Espírito Santo.  O homem, repleto do Espírito, é como uma árvore plantada à margem das águas, por isso dará sempre bons frutos. Os frutos são as nossas ações, reações e sentimentos que nos levam a ter uma vida transformada levando saúde e paz por onde passamos.  As nossas atitudes concretas de amor são frutos que jamais se acabarão e nos servirão de alimento e  folhas que servirão de remédio para todos os que necessitarem. – Você tem consciência de que recebeu o Espírito Santo desde o Seu Batismo? – Você já se sente envolvido (a) pelas águas do Espírito Santo que Jesus derramou na Cruz? – Os seus frutos já servem de alimento e suas folhas, de remédio para alguém? – As suas ações são atitudes de quem está perto das águas ou plantada no deserto seco?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 45* 

🗣 *Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó. Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 45* 

*Reflexão* - “Nós somos a morada do Altíssimo. Quem poderá nos abalar? O Senhor está no meio de nós, por isso pode a terra estremecer e os montes desabarem nos mares, conosco está o Senhor do universo. Ele é o nosso refúgio e vigor, por isso, contemplemos os Seus prodígios e a obra que Ele faz em cada um de nós.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - João 2, 13-22*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Esta casa eu escolhi e santifiquei, para nela estar meu nome para sempre. *(2Cr 7, 16)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.* 

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 

15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 

16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 

17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 

18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 

19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”.

20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 

21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 

22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”Todo templo é lugar da presença de Deus.”*

“Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” (João 2,16). Temos a alegria de, no dia de hoje, celebrarmos a dedicação da Basílica de São João de Latrão. Ela é a catedral de Roma, e por ser a catedral de Roma é mãe das outras igrejas, porque Roma é a Igreja Primaz ou a Igreja Primeira, é lá que está o Papa, aquele que é a cabeça visível de toda a Igreja. Veja que beleza a importância que a Igreja dá para essa Igreja Templo, o Templo como o lugar da presença de Deus. Talvez muitos de nós nos esquivemos ou tenhamos uma visão distorcida sobre a importância que tem cada igreja, cada templo, cada santuário. É claro que o primeiro santuário sou eu, eu sou lugar da morada de Deus, o Espírito de Deus habita em mim. Não posso destruir esse templo, porque ele é o lugar da morada de Deus, foi essa graça que o batismo realizou na vida de cada um de nós, tornando-nos o lugar da morada de Deus. Então, o quanto é importante ter o respeito pelo sagrado, e o quanto sou sagrado, quanto preciso respeitar e cuidar desse corpo que sou eu! Não é culto ao corpo, é respeito a esse corpo como o lugar da morada de Deus, porque não posso cultuar o corpo pelo corpo, mas tenho que cultuar o Deus que habita em mim, inclusive, faz morada em mim. Cada templo é o lugar da presença de Deus e nos faz ter a certeza e a convicção de que Deus habita e está no meio de nós. Não vou à igreja para cultuar o templo pelo templo, porque, muitas vezes, o templo fica apenas como uma obra faraônica, um lugar de visitas, como se tornaram muitas igrejas no mundo. A igreja não é simplesmente uma obra de arte, ainda que tenha sido feita e concebida por bons e renomados artistas e representa realmente como uma figura arquitetônica singular.  O essencial e fundamental no qual não podemos nos perder não é a beleza simplesmente visível, mas é a graça invisível que habita em nossas igrejas, o lugar da morada de Deus. Às vezes, assim como tratamos Deus em nós, também tratamos Deus no templo, tratamos Deus nas igrejas. Assim como as coisas estão bagunçadas e barulhadas dentro de nós, fazemos a mesma coisa, o mesmo barulho dentro dos templos onde estamos. O respeito que esse lugar merece, a consideração e, sobretudo, o lugar da comunhão com o Sagrado. Tornamo-nos pessoas profanas porque o pecado nos profana, mas purificamos esse templo que sou, e o lugar de purificar esse templo é no “templo igreja”. É por isso que vou para o tempo para me purificar, para me arrepender, para pedir perdão dos meus pecados, mas para glorificar a Deus, para contemplar a glória de Deus, para viver a comunhão com Ele, inclusive com os irmãos, quando vou para o culto sagrado. É essencial e fundamental que não percamos a importância do Sagrado. Cada igreja, a menor capelinha ou santuário que você participa, aos grandes templos e catedrais, a Igreja mãe de Roma, São João de Latrão, que celebramos hoje; cada templo é o lugar da presença de Deus e nos faz ter a certeza e a convicção de que Deus habita e está no meio de nós. É preciso que eu respeite e viva intensamente essa presença. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog):

Padre Paulo Ricardo (Site):


Bispo Dom Adair José Guimarães:

Padre Claudiano A. dos Santos, ssp:

Padre Reginaldo Manzotti (Site):

Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia):

*Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...