sexta-feira, 5 de novembro de 2021

*07 de Novembro de 2021 (Domingo)*

 📆 *07 de Novembro de 2021 (Domingo)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TODOS OS SANTOS E SANTAS Branco, Glória, Creio, Prefácio Próprio – Ofício da Solenidade* 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. PROSDÓCIMO, BISPO / S. VILIBRORDO, BISPO / AMARANTE, CARINA E PEDRO DE RUFFIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de todos os Santos. Conosco alegram-se os Anjos e glorificam o Filho de Deus.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração do Dia* 

Ó Deus de poder e misericórdia, que concedeis a vossos filhos e filhas a graça de vos servir como devem, fazei que corramos livremente ao encontro das vossas promessas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Apocalipse 7, 2-4. 9-14*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Apocalipse de São João. 

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 

3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”.

4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel.

9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão.

10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”.


11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 

12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 

13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?”

14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Apocalipse 7, 2-4. 9-14*

*Reflexão - “Perspectiva futura.”*

“São João antecipa a nossa perspectiva futura que corresponde ao desejo que há dentro de nós: o de estar no céu juntamente com os anjos e todos os santos que nos precederam, prostrados diante de Deus e cantando louvores ao Senhor. Hoje, que comemoramos o dia dos fiéis defuntos, nós nos unimos às suas vozes e aqui mesmo na terra, já antevendo a felicidade sem fim, lembramos com saudade todos aqueles que já nos precederam e, ao mesmo tempo, em espírito, participamos com eles a bem aventurança celeste. Sabemos que o tempo passa rápido e o momento em que aqui vivemos é uma preparação para a nossa volta à casa do Pai. Peçamos, portanto, a intercessão das almas que nos precederam e que torcem por nós, para que também possamos unidas a elas experimentar a beleza e a glória do céu. No céu todos seremos Um com Deus, estaremos em comunhão com a vida divina e não haverá mais choro, nem mágoa, nem rancor, porque tudo isso ficou para trás! – Você tem ideia do que o aguarda depois da sua páscoa? – Você tem esperança na vida eterna? – Quais são os seus sentimentos neste dia? – Você fica triste ou se alegra com a perspectiva futura?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 23* 

🗣 *É assim a geração dos que procuram o Senhor!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 17* 

*Reflexão* - “Diante do questionamento sobre quem subirá ao monte do Senhor e permanecerá na sua santa habitação o salmista mesmo nos dá a resposta: “quem tem mãos puras e inocente coração!” São os que agem com retidão de intenção, quem não usam a sua mente para o mal. Podemos dizer que são os que praticam a Palavra do Senhor, buscam a Sua face e vivem aqui na terra sabendo que Deus é o Criador de todas as coisas. Sobre estes, desce a bênção do Senhor e a recompensa do Deus Salvador.”                          

_ _ _ _ _ _ 

📖 *2a Leitura - 1 João 3, 1-3*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta aos Hebreus. 

Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai.

2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 

3Todo o que espera nele, purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *2a Leitura - 1 João 3, 1-3.*

*Reflexão - “A oração é o principal meio de alcançarmos a santidade.”*

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3). Celebramos todos os santos neste domingo festivo. Numa só solenidade, a Igreja nos dá a graça de celebrarmos a multidão: os profetas, os mártires, os patriarcas, as virgens, os confessores, os homens e as mulheres que participam da Igreja Triunfante. Quando nos referimos a todos os santos, estamos dizendo que são todos, mesmo aqueles santos que não foram oficialmente canonizados. Mas a multidão que participa da glória de Deus é tão imensa que, numa só festa, celebramos a mais bela realidade da existência: a santidade, participar da glória eterna, participar da vida bem-aventurada e feliz que Deus preparou para nós. A oração é o meio para chegarmos à santidade que precisamos viver. “Deus não preparou o inferno para nós, é a pior das considerações que se possa fazer, pois Deus é bom e n’Ele só há bondade. A bondade de Deus é reflexo da sua própria santidade, porque Deus é santo. É a santidade que nos aproxima d'Ele, é a santidade que nos coloca junto d'Ele. Renegar a santidade para viver uma vida diabólica, pecadora e infernal é escolher o caminho que se opõe à vida em Deus. Fomos criados para o Céu, somos criados para a santidade, fomos criados para estarmos juntos de Deus, porque somos filhos d’Ele. Só não vive para sempre com Deus quem renega a sua condição de filho d'Ele. Quando assumimos que somos filhos de Deus, somos aquele filho: tal pai, tal filho; é o filho que procura viver, na sua vida, aquilo que o seu pai é. O meu Pai é santo, e eu preciso realmente espelhar na minha vida aquilo que Ele é e a forma como Ele me criou à Sua imagem e semelhança. O que me faz ser a imagem de Deus é resplandecer a Sua santidade em mim, não é uma santidade ilusória, não é uma santidade “faz de conta”. É a santidade dos atos, das virtudes, é a santidade do empenho, é a santidade da busca. Temos os meios, e o principal deles é a oração, mas a oração é o meio para chegarmos à santidade que precisamos viver, é a oração que nos molda, que nos abastece e mantêm-nos empenhados na luta. Oração tem que ser acompanhada das obras e das virtudes, é por isso que o Evangelho de hoje nos aponta o caminho do desprendimento, e o coração desprendido deste mundo torna-se mais voltado para as coisas de Deus. Um coração que é puro, manso, misericordioso e pacífico, é um coração que resplandece as virtudes de Deus, é um coração que tantas vezes sofre de uma forma injusta pelos males e pelos maldosos deste mundo, mas sabe viver a justiça, tem sede dela, pratica-a e jamais comete a injustiça contra o seu próximo. Esses são felizes, são bem-aventurados. Deus nos chama a viver as bem-aventuranças eternas, porque é no Céu que o Senhor nos espera. Lá já estão os santos que nós amamos, aos quais clamamos e suplicamos por sua intercessão. A primeira delas é a bem-aventurada Virgem Maria; lá está o seu pai ou a sua mãe que já tenham falecido, mas que viveu um grau de vida abnegada e dedicada a Deus. Lá estão tantos e tantos homens e mulheres que aqui já passaram, e que participam da bem-aventurança; eles estão nos chamando para que trilhemos esse caminho e não nos percamos nas estradas da vida. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 5, 1-12a*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Vinde a mim, todos vós que estais cansados e penais a carregar pesado fardo, e descanso eu vos darei, diz o Senhor. *(Mt 11, 28)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.* 

aquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,

2e Jesus começou a ensiná-los: 

3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.

5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.

6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.

9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.

10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.

11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.

12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”A oração é o principal meio de alcançarmos a santidade.”* 

“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus” (Mateus 5,3). Celebramos todos os santos neste domingo festivo. Numa só solenidade, a Igreja nos dá a graça de celebrarmos a multidão: os profetas, os mártires, os patriarcas, as virgens, os confessores, os homens e as mulheres que participam da Igreja Triunfante. Quando nos referimos a todos os santos, estamos dizendo que são todos, mesmo aqueles santos que não foram oficialmente canonizados. Mas a multidão que participa da glória de Deus é tão imensa que, numa só festa, celebramos a mais bela realidade da existência: a santidade, participar da glória eterna, participar da vida bem-aventurada e feliz que Deus preparou para nós. A oração é o meio para chegarmos à santidade que precisamos viver. Deus não preparou o inferno para nós, é a pior das considerações que se possa fazer, pois Deus é bom e n’Ele só há bondade. A bondade de Deus é reflexo da sua própria santidade, porque Deus é santo. É a santidade que nos aproxima d'Ele, é a santidade que nos coloca junto d'Ele. Renegar a santidade para viver uma vida diabólica, pecadora e infernal é escolher o caminho que se opõe à vida em Deus. Fomos criados para o Céu, somos criados para a santidade, fomos criados para estarmos juntos de Deus, porque somos filhos d’Ele. Só não vive para sempre com Deus quem renega a sua condição de filho d'Ele. Quando assumimos que somos filhos de Deus, somos aquele filho: tal pai, tal filho; é o filho que procura viver, na sua vida, aquilo que o seu pai é. O meu Pai é santo, e eu preciso realmente espelhar na minha vida aquilo que Ele é e a forma como Ele me criou à Sua imagem e semelhança. O que me faz ser a imagem de Deus é resplandecer a Sua santidade em mim, não é uma santidade ilusória, não é uma santidade “faz de conta”. É a santidade dos atos, das virtudes, é a santidade do empenho, é a santidade da busca. Temos os meios, e o principal deles é a oração, mas a oração é o meio para chegarmos à santidade que precisamos viver, é a oração que nos molda, que nos abastece e mantêm-nos empenhados na luta. Oração tem que ser acompanhada das obras e das virtudes, é por isso que o Evangelho de hoje nos aponta o caminho do desprendimento, e o coração desprendido deste mundo torna-se mais voltado para as coisas de Deus. Um coração que é puro, manso, misericordioso e pacífico, é um coração que resplandece as virtudes de Deus, é um coração que tantas vezes sofre de uma forma injusta pelos males e pelos maldosos deste mundo, mas sabe viver a justiça, tem sede dela, pratica-a e jamais comete a injustiça contra o seu próximo. Esses são felizes, são bem-aventurados. Deus nos chama a viver as bem-aventuranças eternas, porque é no Céu que o Senhor nos espera. Lá já estão os santos que nós amamos, aos quais clamamos e suplicamos por sua intercessão. A primeira delas é a bem-aventurada Virgem Maria; lá está o seu pai ou a sua mãe que já tenham falecido, mas que viveu um grau de vida abnegada e dedicada a Deus. Lá estão tantos e tantos homens e mulheres que aqui já passaram, e que participam da bem-aventurança; eles estão nos chamando para que trilhemos esse caminho e não nos percamos nas estradas da vida. Deus abençoe você! Pe. Roger Araújo” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço: https://pocketterco.com.br/liturgia/)_

*_Outros Comentários:: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_

Padre Joaozinho:
*Minisermão em LIBRAS: https://www.youtube.com/channel/UCElgM51VCS1oZKE7e8Qsz6A/videos Padre João Carlos (Blog): Padre Paulo Ricardo (Site): Bispo Dom Adair José Guimarães: Padre Claudiano A. dos Santos, ssp: Padre Reginaldo Manzotti (Site): Mons Edmilson José Zanin (Santo do Dia): *Comentários litúrgicos: https://www.dehonianos.org/portal/anos-impares/#

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...