sábado, 1 de fevereiro de 2025

📆 30 de Janeiro de 2025 (5a Feira)

 📆 30 de Janeiro de 2025 (5a Feira) 


_ _ _ _ _ _ 


QUINTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, Of. do Dia)


 _ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia.  


S. MARTINHA, MÁRTIR / S. JACINTA MARISCOTTI, VIRGEM ROMANA


_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor, em sua presença, santidade e beleza no seu santuário. (Cf. Sl 95, 1.6)


_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração do Dia 


Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que, em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.


_ _ _ _ _ _ 


📖 1a Leitura - Hebreus 10, 19-25


_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Carta aos Hebreus.


Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20 Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21 Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22 Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura. 23 Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24 Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25 Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.


 Palavra do Senhor.


_ _ _ _ _ _


↪ 1a Leitura - Hebreus 10, 19-25


Reflexão - “Que ninguém desanime nem perca a esperança”


A leitura deste trecho da carta aos Hebreus, nos leva a refletir sobre a nossa aquiescência ao caminho novo e vivo aberto por Jesus para que possamos nos aproximar da casa de Deus.   Sabemos que foi pelo sangue de Cristo que tivemos acesso a este caminho e, desde então, o que era velho na nossa vida não tem mais razão de ser. O tempo da ignorância, isto é, quando não conhecíamos a Cristo, não conta. Este caminho nos leva a uma vida santa e tudo isto nós podemos vivenciar no agora da nossa história com um coração sincero e cheio de fé, procurando purificar a nossa consciência das coisas que mancharam a nossa alma. O autor nos exorta a animar-nos mutuamente e a estar atentos uns aos outros para que ninguém desanime nem perca a esperança, confiando na fidelidade de Deus que nos prometeu salvação. Que não abandonemos as nossas assembleias, perseverando nas nossas orações comunitárias, incentivando-nos uns aos outros com atos de caridade e boas ações. Que possamos cada dia mais nos aproximar do Senhor para usufruir de tudo quanto Ele nos presenteia: vida, saúde, família, amigos, trabalho, casa, comida, enquanto aqui estivermos e a vida eterna, finalmente, no dia que se aproxima. Enquanto aqui vivermos que possamos dar graças a Deus por todas as coisas. – Você já começou a dar os primeiros passos neste Novo Caminho? – Você tem tentado animar as pessoas que o (a) rodeiam mostrando as coisas boas que elas possuem? -  Você ainda é ligado (a) às suas faltas do passado? – Você é perseverante na oração em Comunidade?


_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 23 


🗣 É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.


 _ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável. 🗣 


_ _ _ _ _ _


2️⃣ "Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?" "Quem tem mãos puras e inocente coração quem não dirige sua mente para o crime. 🗣


_ _ _ _ _ _  


3️⃣ Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador". "É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face". 🗣


_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 23 


Reflexão - “O Senhor Deus criou o céu e a terra com tudo o que ela encerra e assim Ele a sustem firme sobre os mares. No entanto, o homem, objeto de toda a criação, só encontra estabilidade e segurança quando busca a Sua face. Nós só podemos encontrar o rosto do Senhor quando nos dispomos a entrar em comunhão com Ele de coração puro e inocente afastando para longe os nossos pensamentos vãos e deixando-nos purificar das nossas faltas.   Assim nós estamos prontos (as) para receber a Sua bênção especial para cada momento da nossa existência.                          


_ _ _ _ _ _


🍞🍇 Evangelho - Marcos 4, 21-25


_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia 


 Vossa palavra é uma luz para os meus passos, e uma lâmpada luzente em meu caminho. (Sl 118(119), 105)


_ _ _ _ _ _ 


 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos. 


Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21 "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-Ia debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça". 24 Jesus dizia ainda: "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem".


 Palavra da Salvação. 


_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 “Quem ama não é mesquinho.”


O Evangelho de hoje nos apresenta alguns provérbios ditos por Jesus. Dentre eles, vamos refletir sobre o seguinte: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais” (Mc 4, 24). Inicialmente, Jesus está nos alertando para o modo como nós ouvimos a Deus. De modo geral, todo bom cristão aceita que devemos obedecer a Deus, isto é, que, diante de um preceito divino, devemos inclinar nossa cabeça e dizer “Amém”. Com essa atitude, estamos sacrificando a nossa inteligência, a fim de reconhecermos que Deus é muito mais sábio que nós e, por isso, assentimos aos seus desígnios mesmo que não os compreendamos. Essa é a primeira dimensão do ouvir a Deus, a obediência. Com ela, é gerado um primeiro nível de amor, o amor servil, que é bom e necessário. No entanto, Nosso Senhor quer de nós um amor maior, que é erigido através da generosidade do nosso coração. Esse é o amor do filho, que generosamente faz além daquilo que o pai lhe pediu, ou que dá a ele muito mais do que teria a obrigação de dar. Aqui, é pertinente observarmos como estamos ouvindo e respondendo a Deus: com amor de servo ou de filho? Se entregamos a Deus só o mínimo necessário, também receberemos uma escassa porção, pois, como diz Jesus, “com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos”. Mas, se amarmos generosamente, cresceremos no amor a ponto de vivermos o amor esponsal, de quem busca estar constantemente unido ao Esposo Jesus Cristo. Ele nos chama a amarmos cada vez mais, indo além da mesquinhez dos servos, a fim de que, como filhos e esposas, nos entreguemos de forma generosa ao Amado. 


*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)


*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)*

  📆 *30 de Junho de 2025 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do dia*  ...