📆 29 de Janeiro de 2025 (4a Feira)
_ _ _ _ _ _
QUARTA-FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, Of. do Dia)
_ _ _ _ _ _
😇 Santos do dia.
S. CONSTÂNCIO, BISPO DE PERÚGIA / SS. PAPÍAS E AMARO, SOLDADOS, MÁRTIRES, NA VIA NOMENTANA / SÃO SULPÍCIO SEVERO
_ _ _ _ _ _
⛪ Antífona de entrada:
Cantai ao Senhor um canto novo, cantai ao Senhor, terra inteira. Glória e esplendor, em sua presença, santidade e beleza no seu santuário. (Cf. Sl 95, 1.6)
_ _ _ _ _ _
☀️ Oração do Dia
Deus eterno e todo-poderoso, dirigi nossas ações segundo a vossa vontade, para que, em nome do vosso dileto Filho, mereçamos frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
_ _ _ _ _ _
📖 1a Leitura - Hebreus 10, 11-18
_ _ _ _ _ _
✉ Leitura da Carta aos Hebreus.
Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12 Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13 Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14 De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 15 É isto que também nos atesta o Espírito Santo, porque, depois de ter dito: 16 "Eis a aliança que farei com eles, depois daqueles dias", o Senhor declara: "Pondo as minhas leis nos seus corações e inscrevendo-as na sua mente, 17 não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniquidades". 18 Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado.
Palavra do Senhor.
_ _ _ _ _ _
↪ 1a Leitura - Hebreus 10, 11-18
Reflexão - “Um sacrifício único”
A carta aos Hebreus nos esclarece de uma vez por todas que Jesus Cristo ofereceu um único sacrifício pelos pecados da humanidade. Portanto, podemos ter a certeza de que Ele já alcançou para nós a vitória, está sentado à direita do Pai e espera somente a nossa adesão para que os inimigos sejam postos debaixo dos Seus pés. Os nossos inimigos são os nossos pecados. Assim sendo, pela Sua entrega, fomos purificados e salvos, e estamos em processo de conversão e santificação que são uma obra do Espírito Santo, o Auxiliador que Jesus já nos enviou. Compete a nós que já recebemos o Espírito Santo, nos deixar guiar pelas leis que o Pai mesmo escreveu nos nossos corações e na nossa mente. Por meio de Jesus Cristo, Deus fez conosco uma Nova Aliança, que se baseia agora na Sua misericórdia e no esquecimento das nossas iniquidades. Esta, portanto, é a hora de deixar que Jesus Cristo, o nosso Senhor, tome conta da nossa vida e dê o Norte para as nossas ações. O perdão de Deus apaga os nossos pecados e o inimigo já não tem mais poder sobre nós. Porém, a nossa entrega total ao nosso Salvador Jesus Cristo é o que fará com que o Espírito Santo se manifeste na nossa vida e tenhamos comunhão com o Pai. O propósito de Deus é nos dar uma vida de qualidade, compartilhando com Ele as nossas dificuldades, sendo abertos (as) e disponíveis uns para com os outros. Não é um monte de rituais cansativos e uma longa lista de exigências que Deus preparou para a nossa vida, mas a concretização do Seu amor nos nossos relacionamentos. - Você se deixa dominar pelos “inimigos” que o rodeiam, ou percebeu que Jesus já conquistou a vitória sobre eles? – Que inimigos o têm perturbado o espírito e tirado a sua paz: o orgulho, o egoísmo, a impaciência, o ciúme, a inveja, a maledicência, os vícios, o julgamento, a libertinagem? - Entregue-os a Jesus!
_ _ _ _ _ _
📖 Salmo – 109
🗣 Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!
_ _ _ _ _ _
1️⃣ Palavra do Senhor ao meu Senhor: "Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!" 🗣
_ _ _ _ _ _
2️⃣ O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: "Domina com vigor teus inimigos; 🗣
_ _ _ _ _ _
3️⃣ Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!" 🗣
_ _ _ _ _ _
4️⃣ Jurou o Senhor e manterá sua palavra: "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!" 🗣
_ _ _ _ _ _
↪ Salmo – 109
Reflexão - “O Salmo nos ensina a reconhecer Jesus como o Sacerdote da Nova Aliança, ordenado por Deus e assentado à direita do Pai com poder para pisar os inimigos. Portanto, a Palavra de Deus se cumpriu e nós devemos também proclamar: “Tu és, Senhor o Eterno Sacerdote e a Ti nós entregamos a nossa causa!”
_ _ _ _ _ _
🍞🍇 Evangelho - Marcos 4, 1-20
_ _ _ _ _ _
Aleluia, Aleluia, Aleluia
Semente é de Deus a Palavra, o Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou.
_ _ _ _ _ _
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.
Naquele tempo, 1 Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia. 2 Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3 "Escutai! O semeador saiu a semear. 4 Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5 Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6 mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7 Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto. 8 Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um". 9 E Jesus dizia: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". 10 Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11 Jesus lhes disse: "A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12 para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados". 13 E lhes disse: "Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14 O semeador semeia a Palavra. 15 Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16 Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17 mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem. 18 Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19 mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20 Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom, são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um".
Palavra da Salvação.
_ _ _ _ _ _
↪ REFLEXÃO
“Como a graca frutificará em nós?”
O Evangelho de hoje nos apresenta a parábola do semeador, na qual Jesus Cristo nos fala com clareza de ascética e mística. Sim, ao longo do nosso caminho de santificação, há uma ação divina a que chamamos “mística”, mas há também uma ação nossa, à qual chamamos “ascética”. Vemos na parábola, em primeiro lugar, a bondade de Deus. O semeador lança a semente em terrenos que nós mesmos não teríamos coragem de semear tão prodigamente, isto é, entre pedras e espinhos. No entanto, o semeador da parábola age assim, como sinal da vontade salvífica universal de Deus, que deseja levar a todos à salvação e ao conhecimento da verdade. Por isso, em todo homem há um “mínimo” de semente, chamado em teologia graça suficiente, graça para que a alma se converta e comece a trilhar o caminho da santidade. Mas se a alma não quiser corresponder, de nada adiantará ter em si a semente. Pensemos no primeiro terreno, que é a estrada palmilhada, pisada, trilhada por rodas de carroças. Trata-se de um terreno duro, que precisa antes ser quebrado pelo arado, revirado do avesso; do contrário, nada crescerá nele. Nem mesmo as chuvas, isto é, as graças atuais que Deus envia à alma endurecida, conseguem penetrá-lo, pois as águas só lavam a superfície do terreno batido, sem chegar às entranhas da terra. Ali, a graça não surte efeito. Por quê? Porque é a alma quem precisa dar-se o trabalho de quebrar a própria dureza. É nosso trabalho. Sabendo que já fomos amados e temos em nós semente suficiente, precisamos agora “incomodar” o nosso coração, quer dizer, ouvir a Palavra de Deus, Palavra doída que revolve a terra compacta de nossas vísceras, do nosso mundo interior desordenado. É a primeira atitude que devemos ter — atitude de conversão —, antes de podermos frutificar realmente em santidade, em amor, em caridade. Sem isso, ficaremos para trás, como almas retardatárias. Sim, é preciso cumprir os esforços do Evangelho, é necessário estar disposto a carregar a cruz da provação, como um terreno pedregoso que não estará pronto para o plantio enquanto o agricultor não esmagar e retirar as pedras. É o trabalho da ascese, da mortificação, da paciência nas cruzes do dia a dia. Mas é necessário também arrancar os espinheiros, isto é, as dissipações, as preocupações constantes com os bens terrenos, o preferir as coisas do mundo a Deus, que ocupam tanto o coração que não deixam nele espaço para a eficácia da graça. Trata-se, em resumo, de buscar um coração despojado, pobre, sem espinhos, livre para deixar a graça frutificar. Sim, é mais um esforço, mais uma ascese: sursum corda — corações ao alto! Plantando o coração em Deus, daremos muito fruto; mas só se trabalharmos o terreno. Cooperemos, pois, com a graça divina.
*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)
*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário