segunda-feira, 30 de setembro de 2024

📆 *10 de Outubro de 2024 (5a Feira)*

 📆 *10 de Outubro de 2024 (5a Feira)*

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*QUINTA-FEIRA DA XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

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😇 *Santos do dia* 

S. PAULINO, BISPO DE YORK, DISCÍPULO DE S. GREGÓRIO MAGNO / SS. DANIEL, SAMUEL E COMPANHEIROS, PRIMEIROS MÁRTIRES FRANCISCANOS / FRANCISCO DE BORJA, PAULINO DE YORK E GEREÃO.

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⛪ *Antífona de entrada:*

Ao vosso poder, Senhor, tudo está sujeito, e não há quem possa resistir à vossa vontade, porque sois o criador de todas as coisas, do céu e da terra e de tudo que eles contêm; vós sois o Senhor do universo. *(Cf. Est 4, 17)*

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☀ *Oração da Coleta*

Deus eterno e todo-poderoso, que no vosso imenso amor de Pai nos concedeis mais do que merecemos e pedimos, infundi em nós vossa misericórdia, para perdoar o que nos pesa na consciência e para nos dar mais do que a oração ousa pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

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📖 *1a Leitura - Gálatas 3, 1-5*

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✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.  

1Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 

2Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 

3Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 

4Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão! 

5Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?

 *Palavra do Senhor.*

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↪ *1a Leitura - Gálatas 3, 1-5*

 *Reflexão - “O Espírito Santo nos garante a vitória”*

“Mesmo depois de terem conhecido a Jesus Cristo e recebido a força do Espírito Santo, os gálatas, obstinadamente, continuavam presos à prática da lei, como acontecera nos tempos passados. Por isso, São Paulo os exortava a perceber sua “insensatez” diante da experiência que haviam tido com o Cristo Ressuscitado. Assim, então, os conscientizava de que o Espírito Santo é quem realiza os milagres para a nossa santificação e não o nosso próprio esforço de cumprir a Lei. Essa advertência, hoje, nos é providencial, visto que, muitas vezes,   nos apegamos ao cumprimento restrito da Lei, isto é, não fazer isto, não fazer aquilo, e, pelo fato de não  conseguir, nos afligimos e nos rendemos à fraqueza da nossa humanidade. No entanto, a nossa fé em Jesus Cristo e a certeza de que Ele morreu e ressuscitou para nos dar o Seu Espírito é quem nos garante a vitória e se constitui na nossa única fonte de esperança. Nós, hoje também, como os gálatas ontem, podemos ter uma experiência tão forte com o Cristo crucificado como se fosse “ao vivo”. Portanto, não precisamos forçar a nossa carne, mas nos abandonar sem reservas ao Espírito que vivifica e santifica a nossa alma. A Lei é para nós apenas um caminho que nos é proposto seguir, mas quem nos leva a caminhar por ele é o Espírito de Deus que mora dentro do nosso espírito e se manifesta no nosso dia a dia. – Como você tem procurado viver a santidade: forçando a sua carne ou deixando-se conduzir pelo Espírito Santo? – Você também é obcecado (a) em cumprir a lei? – Para você qual é a regra mais importante da Lei de Deus?” 

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📖 *Salmo - Lc 1, 68-75*

🗣 *Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!*

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1️⃣ Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.🗣

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2️⃣ Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.🗣

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3️⃣ E o juramento a Abraão, nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.🗣

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 ↪ *Salmo - Lc 1, 68-75*

 *Reflexão* - “A promessa de Deus no Antigo Testamento se cumpriu em Jesus Cristo. Esta profecia em forma de oração foi feita por Zacarias, logo após o nascimento de São João Batista. Nela nós encontramos a razão pela qual nós não poderemos mais temer os nossos inimigos e vivermos apegados à Lei. Deus fez surgir um poderoso Salvador que veio nos livrar da escravidão do pecado. Por isso, nós também ao nos aproximamos do tempo do Natal, já podemos anunciar que o Senhor Deus de Israel vem nos visitar para nos dar uma nova vida.”

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🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 5-13*

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 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Abri-nos, ó Senhor, o coração, para ouvirmos a palavra de Jesus! *(Cf. At 16, 14b)*_

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 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 

6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 

7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 

8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 

9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 

11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 

12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 

13Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

 *Palavra da Salvação.*

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↪ *REFLEXÃO*

 *“O mistério da oração.”*

“Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá”. Perseverança na oração (cf. Lc 11, 5-9; Mt 7, 7). — a) Imagem. Um certo homem acolheu um amigo que viera procurá-lo de noite; mas, como não tivesse nada com que alimentá-lo, acudiu a um vizinho para pedir alguns pães emprestados. O vizinho, porém, respondeu de dentro de casa: Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos (não servos, como queria S. Agostinho, mas filhos: παιδία) e eu já estamos deitados (não, necessariamente, no mesmo leito, mas simplesmente no mesmo quarto). — Mesmo que o outro, isto é, o vizinho que está deitado, não se levante para dá-los porque é seu amigo, ou seja, por amizade, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência (ἀναίδειαν = “impudência”, isto é, “inoportunidade”) dele e lhe dará quanto for necessário, quer dizer, todos os pães que o outro pedir. b) O sentido espiritual flui espontaneamente do contexto. Com estas palavras, o Senhor ensina e recomenda a perseverança na oração. Por isso, acrescenta: Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto, o que se deve entender não como três pedidos, mas como oração constante e incansável. “Deus quer que lhe rezem; quer ser coagido; quer, de certo modo, ser vencido pela nossa impertinência” (S. Gregório). “O que não queria dar o que se lhe pedia, deu o pedido porque não se cansou o outro de lho pedir. Quanto mais não dará o bom Deus, que nos exorta a que peçamos, a quem desagrada quando não pedimos?” (S. Agostinho). Dubium: As palavras pedi, procurai e batei contêm um preceito ou um simples conselho? — Resp.: 1) Parece indicar um conselho o fato de Jesus, para recomendar a prática da oração, apele para o prêmio, que é receber o que se pede. — 2) No entanto, é mais provável que se trate de um preceito, devido à forma imperativa (pedi etc.) dos verbos, à insistência com que se reitera a mesma ideia e à ameaça implícita: quem não pede tampouco recebe. Confiança na oração (cf. Lc 11, 9-13; Mt 7, 7-11). — Para convencer ainda mais os seus ouvintes desta doutrina e movê-los a pôr em prática estes ensinamentos, o Senhor passa a falar da eficácia da oração. — V. 10. Quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá. Acontece muitas vezes de não recebermos o que pedimos, a) ou porque pedimos sendo maus (mali), b) ou porque pedimos mal (male), c) ou porque pedimos coisas más (mala): “Ora, Senhor é bom, porque frequentemente não nos dá o que queremos, para dar-nos o que deveríamos querer” (S. Agostinho). V. 11s. Em seguida, corrobora essa mesma doutrina sobre a eficácia da oração com um exemplo a minori ad majus, tomado da vida ordinária. Quem, por exemplo, daria a um filho que pede pão, peixe ou ovo (comidas muitíssimos comuns na Palestina) uma coisa inútil ou perigosa como uma pedra, uma cobra ou um escorpião? Cristo escolhe estes exemplos, porque são de certo modo parecidos, em aparência, com aqueles alimentos, mas muito diferentes em natureza. — Existem muitas espécies de escorpião; mas na Palestina os mais comuns são brancos, não muitos diferentes, em tamanho e forma, de um ovo. V. 13. Ora, se vós que sois maus, isto é, inclinados por natureza ao mal, carregados de muitos pecados ou, também, maus por comparação com Deus, que é o único Bom e bondade por essência, sabeis dar coisas boas (gr. δόματα; lt. dona) aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo (πνεῦμα ἅγιον = os dons do Espírito Santo, a virtude etc.) aos que o pedirem.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


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