segunda-feira, 30 de setembro de 2024

📆 *09 de Outubro de 2024 (4a Feira)*

  📆 *09 de Outubro de 2024 (4a Feira)*

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*QUARTA-FEIRA DA XXVII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde) 

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😇 *Santos do dia* 

SS. DINÍS, BISPO, E COMPANHEIROS, MÁRTIRES DE PARIS /   S. JOÃO LEONARDI, FUNDADOR DOS CLÉRIGOS REGULARES DA MÃE DE DEUS / S. ABRAÃO, PATRIARCA.

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⛪ *Antífona de entrada:*

Ao vosso poder, Senhor, tudo está sujeito, e não há quem possa resistir à vossa vontade, porque sois o criador de todas as coisas, do céu e da terra e de tudo que eles contêm; vós sois o Senhor do universo. *(Cf. Est 4, 17)*

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☀ *Oração da Coleta*

Deus eterno e todo-poderoso, que no vosso imenso amor de Pai nos concedeis mais do que merecemos e pedimos, infundi em nós vossa misericórdia, para perdoar o que nos pesa na consciência e para nos dar mais do que a oração ousa pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

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📖 *1a Leitura - Gálatas 2, 1-2. 7-14*

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✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.  

Irmãos, 1quatorze anos mais tarde, subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé, levando também Tito comigo. 

2Fui lá, por causa de uma revelação. Expus-lhe o evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse eu correndo em vão ou tivesse corrido em vão. 

7Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus. 

8De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. 

9Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus. 

10O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda solicitude. 

11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura. 

12Com efeito, antes que chegassem alguns da Comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados. 

13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 

14Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?”

 *Palavra do Senhor.*

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↪ *1a Leitura - Gálatas 2, 1-2. 7-14*

 *Reflexão - “Ninguém é dono da verdade, o nosso referencial é Jesus Cristo.*

“A comunhão entre os apóstolos no serviço do Reino de Deus incluía também a exortação e a admoestação. Por isso, em vista das circunstâncias, Paulo admoesta Pedro que, apesar de ser o chefe da Igreja, estava merecendo censuras pelo seu comportamento considerado hipócrita, quando se esquivava de estar com os pagãos. Aprendemos com eles que, quando estamos juntos num projeto e temos os mesmos objetivos a alcançar, nós também precisamos estar abertos aos conselhos daqueles que caminham conosco, mesmo que sejamos nós os coordenadores e dirigentes.  Ninguém é dono da verdade e quando construímos o Reino dos céus aqui na terra, o nosso referencial é Jesus Cristo e a verdade do Seu Evangelho tem primazia para os nossos pensamentos, palavras e ações. Deus tem um plano perfeito de Salvação para a humanidade e o Espírito Santo é quem conduz as Suas deliberações, portanto, não precisamos ficar com medo da opinião de pessoas que não têm entendimento da verdade do evangelho. Pelo contrário, assim como São Paulo, precisamos ser firmes e fiéis seguidores de Cristo, muito embora possamos desagradar até as autoridades. – Você entendeu por que Cefas (Pedro) e os demais judeus foram considerados hipócritas e dissimuladores por Paulo?  - O que o Evangelho de Jesus prega sobre acolher os pecadores, os diferentes? – Você tem sido fiel ao Evangelho, mesmo contrariando as pessoas a quem ama?” 

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📖 *Salmo - 116*

🗣 *Ide por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho.*

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1️⃣ Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!🗣

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2️⃣ Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!🗣

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 ↪ *Salmo - 116*

 *Reflexão* - “Jesus Cristo veio salvar a todos. O salmo nos convoca a ir por todo mundo pregar o Evangelho de Jesus! Ir por todo o mundo significa por onde você for, a quem você encontrar, em qualquer circunstância, em qualquer situação, na certeza de que o Senhor o acompanha e o Seu amor o sustentará!”

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🍞🍇 *Evangelho - Lucas 11, 1-4*

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 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Recebestes um espírito de adoção, no qual clamamos Aba! Pai! *(Rm 8, 15bc)*_

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 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 

2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 

3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 

4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

 *Palavra da Salvação.*

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↪ *REFLEXÃO*

 *“Por que podemos chamar a Deus de Pai?”*

“A todos aqueles que o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas sim de Deus” (Jo 1,12s).O Evangelho de hoje é o Pai-nosso segundo a versão do evangelista São Lucas, a qual, estranhamente, não é “Pai nosso”, mas simplesmente “Pai”. É assim que Jesus ensina os seus discípulos a rezar. Existem algumas nuances — coisas bem interessantes — com relação à versão de São Lucas. Quando Deus nos dá vários Evangelhos diferentes, com variações, é porque Ele quer que nós aprendamos aspectos diferentes daquela mesma verdade. Em primeiríssimo lugar, São Lucas é o evangelista da oração. Jesus estava rezando, então os discípulos, vendo-o rezar, como reação a Jesus que reza, pedem-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar como João ensinou aos seus discípulos”. Jesus então lhes ensina. É interessante entendermos que é realmente importante aprender a rezar. Se alguém dissesse: “Fale russo” ou “Fale japonês”, você iria dizer: “Ninguém me ensinou! Eu não sei falar essas línguas”. A mesma coisa com relação à oração. A oração precisa ser aprendida porque nós precisamos entrar na linguagem de Deus. Jesus, aqui, nos coloca em cheio nessa realidade: chamar a Deus de Pai! Chamar a Deus de Pai, para nós cristãos, é algo com uma densidade muito grande. Por quê? Porque não se trata simplesmente de dizer que Deus é nosso Pai metaforicamente. As outras religiões podem chamar a um deus de pai. Os gregos podiam chamar Zeus de pai, ou [os romanos] Júpiter de pai, mas é simplesmente por metáfora, pois eles sabiam que não eram filhos. Nós sabemos que Jesus é Filho, e é Filho de Deus porque “consubstancial ao Pai”, é da mesma natureza que o Pai, assim como o seu filho é da sua mesma natureza, ou o filho de um animal é da mesma natureza daquele animal. Jesus é Deus porque Ele, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, é da mesma natureza de Deus, vive na intimidade de Deus Pai e, portanto, pode dizer: “Pai, Abba”. Ora, ao nos ensinar a rezar, Jesus está nos introduzindo na intimidade de Deus, ou seja, numa realidade sobrenatural, numa realidade em que, lá no Céu, o Pai ama o Filho, e o amor deste Pai pelo Filho e o do Filho pelo Pai é, consequentemente, o Espírito Santo. Nós entramos nessa felicidade trinitária, nós entramos na realidade trinitária, mas como nós podemos entrar? O próprio Jesus o disse: “Eu sou o caminho”. Jesus é a porta que nos conduz porque, se nós estivermos unidos a esta divina Pessoa, a segunda Pessoa da Santíssima Trindade, que se fez homem igual a nós, consubstancial a nós — Ele se fez filho de Maria, ou seja, Filho de homem; Ele, o Filho de Deus, se fez Filho de homem —, então agora, unidos a Ele pelo Espírito Santo, podemos chamar a Deus de Pai. Isso é fantástico, isso é grandioso! Nós somos filhos no Filho, Jesus. Isso é algo muito profundo porque, enquanto as outras religiões podem chamar a Deus de Pai por metáfora; nós podemos chamar a Deus de Pai pela graça. Jesus chama a Deus de Pai por natureza, nós chamamos a Deus de Pai porque recebemos a graça de sermos filhos. Não fomos gerados nem pela vontade da carne, nem pelo sangue; nós nascemos de Deus: Ex Deo nati sunt, como diz o prólogo de São João. Essa é a graça que nós recebemos do seu Filho, Jesus.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


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