segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 10 de Agosto de 2024 (Sábado)

 📆 10 de Agosto de 2024 (Sábado)

_ _ _ _ _ _

SÃO LOURENÇO, DIÁCONO E MÁRTIR, FESTA (Vermelho, Ofício Festivo dos Mártires e Próprio)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. Lourenço, diácono e mártir



_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Este é São Lourenço que se entregou pelos pobres; por isso, mereceu sofrer o martírio e subir com alegria para junto do Senhor Jesus Cristo.


_____

☀ Oração da Coleta

Ó Deus, o diácono São Lourenço, inflamado de amor por vós, brilhou pela fidelidade no vosso serviço e pela glória do martírio; concedei-nos amar o que ele amou e praticar o que ele ensinou. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - 2Cor 9,6-10

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 


Irmãos, 6 "Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza". 7 Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus "ama quem dá com alegria". 8 Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9 como está escrito: "Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre". 10 Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - 2Cor 9,6-10


 Reflexão - “Deus ama a quem dá com alegria”


São Paulo nesta carta nos conscientiza de que o gesto de dar e receber faz parte da nossa existência humana, entretanto, existe uma grande diferença entre dar com alegria, ou dar por obrigação. Na nossa humanidade decaída, gostamos muito de receber, honras, presentes, atenção, benesses, e desejamos sempre muito mais para nós mesmos. A mentalidade cristã, evangélica, porém, nos ensina que aquele que distribui generosamente, com largueza de coração, sem pesar nem constrangimento, esse sim, será abençoado e terá sempre muito e muito mais para toda espécie de boas obras. Quem faz a experiência sabe que dar ao próximo “pelo amor de Deus” faz retornar para si tudo “com o amor de Deus”!  Se esta Palavra fosse vivida por todos os homens, não haveria fome nem miséria nem penúria e teríamos a certeza de que toda a humanidade seria beneficiada com a fartura. É a lei natural e clara: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. Para Deus é justo que todos tenhamos dignidade e sejamos felizes, vivendo com o que Ele preparou para nós.  Se fizermos uma reflexão chegaremos à conclusão de que não ficaremos mais pobre porque damos aos pobres, no entanto, poderemos ficar na miséria se gastarmos tudo o que temos com os nossos próprios interesses. 

- Como você tem partilhado a sua vida: tempo, dinheiro, conhecimento, saúde? Com alegria ou constrangimento?  

- Você já pensou que na medida em que for generoso, Deus o será para consigo também?  E que quem semeia pouco colhe também pouco?



_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - Sl 111(112)


🗣 Feliz o homem caridoso e prestativo.

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos! 🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente! 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos. 🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.  🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - Sl 111(112)


 Reflexão - “O homem caridoso e prestativo é aquele que resolve seus negócios com justiça. Quem age com justiça não teme receber notícias funestas, pois seu coração está seguro em Deus, porque segue a sua lei e reparte com os pobres os seus bens fazendo justiça aos seus irmãos, filhos de Deus."


_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Jo 12,24-26

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João.


Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24 "Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará".


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 "O santo que foi grelhado vivo”


Celebramos hoje a Festa de São Lourenço, diácono e mártir. Talvez surpreenda alguns que a comemoração deste santo seja Festa, com Glória e tudo. No entanto, São Lourenço é um santo de imensa popularidade no rito romano, tanto, que a sua basílica foi incluída entre as sete igrejas frequentemente visitadas nas peregrinações à Roma. Trata-se ainda de um mártir fascinante.

Os diáconos eram aqueles que acompanhavam o bispo. O diaconato, mais até do que o presbiterado, sempre foi um ministério ligado ao bispo. Os presbíteros eram enviados a várias paróquias para assistir o bispo, muitas vezes já ancião; mas para que o bispo pudesse estar à disposição de todos, a Igreja se utilizava de diáconos. Nos Atos dos Apóstolos, vemos que é exatamente essa a natureza do diaconato. Os Apóstolos dizem: “Não convém que nós gastemos muito tempo servindo às mesas das viúvas e dos órfãos. Escolhamos sete homens virtuosos”. Assim, os apóstolos, ou seja, os bispos podem dedicar-se ao que é próprio do ministério episcopal.

Ora, o que é próprio do ministério episcopal? Meditar a Palavra de Deus, viver em oração e pregar as realidades contempladas. (É claro que também compete ao bispo oferecer o santo sacrifício eucarístico.) Sendo assim, os diáconos estão ligados historicamente às obras de caridade, ou seja, ao que nós chamaríamos hoje de “pastorais sociais” da Igreja. Por isso, São Lourenço tinha de cuidar dos pobres e das viúvas.

Durante uma perseguição, as autoridades romanas quiseram levar o Papa ao martírio. São Sisto II, foi martirizado, mas Lourenço, que cuidava dos bens da Igreja, foi retido, porque as autoridades queriam forçá-lo a entregar o tesouro da Igreja.

Indignado por não morrer junto com os seus companheiros, Lourenço dirige esta oração, verdadeira súplica, ao sumo Pontífice. Olhando para o Papa, que se dirigia para martírio, Lourenço diz coberto de lágrimas: “Aonde vais, pai? Nunca subistes ao altar sem a minha companhia”, pois todas as vezes que o Papa celebrava Missa, Lourenço estava com ele; “como é que agora, que vais oferecer em sacrifício tua própria vida, não me levas contigo?” Eis aí um diácono que soube erguer o cálice na Santa Missa junto com o seu Bispo.

Mas Lourenço iria, sim, unir-se ao Papa. Alguns dias depois, Lourenço entrega às autoridades romanas o verdadeiro tesouro da Igreja: os pobres, as viúvas, os coxos, os aleijados, os cegos. Os romanos, indignados, submetem-no à mais terrível e torturante morte, ser grelhado vivo. Ele, cheio dos dons do Espírito Santo, mostrando que, naquele momento, não era ele, mas Cristo quem nele vivia, suporta a tortura com o milagre da impassibilidade, ou seja, apesar de morrer torturado por amor a Cristo, teve força suficiente para dizer: “Este lado já está assado; podem virar”. Pode-nos parecer estranho, até incrível, que seja assim; mas são os dons do Espírito Santo, que fazem agir divinamente.

Rezemos e peçamos a São Lourenço que, de lá do Céu, nos abençoe e nos dê a graça de também oferecermos a nossa vida em sacrifício a Deus.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...