segunda-feira, 23 de setembro de 2024

📆 09 de Agosto de 2024 (6ª Feira)

 📆 09 de Agosto de 2024 (6ª Feira)

_ _ _ _ _ _

SEXTA-FEIRA DA XVIII SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde, 2ª semana do saltério)

_ _ _ _ _ _

😇 Santos do dia 

S. Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), virgem e mártir carmelita, Padroeira da Europa

S. Romão, mártir, na via Tiburtina


_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada:

Vinde ó Deus em meu auxílio, apressai-vos, ó Senhor, em socorrer-me. Sois meu Deus libertador e meu auxílio. Não tardeis em socorrer-me, ó Senhor! (Cf. Sl, 69, 2.6)


_____

☀ Oração da Coleta

Assisti, Senhor, os vossos fiéis e cumulai com vossa inesgotável bondade, aqueles que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 1a Leitura - Naum 2,1.3; 3,1-3.6-7

_ _ _ _ _ _

✉Leitura da Profecia de Naum 


Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. 3O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel, pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras. 3,1Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. 2Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, 3espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos. 6Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. 7Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: 'Nínive está em ruínas! Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?`'

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Naum 2,1.3; 3,1-3.6-7


 Reflexão - “Todas as profecias se cumprem na pessoa de Jesus”


A leitura nos fala de um tempo de perseguição e a promessa de paz e de restauração. Precisamos colocar na nossa vida a mensagem da Palavra de Deus para que nos motive a ter esperança nos dias de guerra. Os perseguidores e devastadores de que fala a profecia de Naum (cidade sanguinária) são aqueles que querem destruir a obra que Deus quer realizar nos nossos corações. São eles instrumentos do demônio, do maligno que tenta levar o povo de Deus para o inferno. Assim, pois, através da profecia de Naum, Deus nos anuncia a paz, porque a Sua justiça chegará e a paz é fruto da Sua justiça. É promessa de Deus a nossa libertação em Jesus Cristo. Todas as profecias se cumprem na pessoa de Jesus que veio para salvar e redimir a humanidade, antes condenada à escravidão do pecado. Precisamos hoje também escutar a voz dos mensageiros da paz, porém, a paz que o Senhor nos promete não é acomodação, mas sim, a luta pelo bem comum, pela concórdia, pelo amor mútuo, em fim a luta contra o pecado. Esta luta tem sabor de vitória e de paz porque nos faz viver em consonância com a salvação que Jesus veio nos trazer.  – O Senhor quer restaurar a sua grandeza. O que isto significará para você? – Você tem sido mensageiro da paz no mundo? – Você tem lutado contra o pecado?


_ _ _ _ _ _

📖 Salmo - Dt 32


🗣 Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Já vem o dia em que serão arruinados e o seu destino se apressa em chegar. Porque o Senhor fará justiça a seu povo e salvará todos aqueles que o servem. 🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim: quem mata e faz viver, sou eu somente, sou eu que firo e eu que torno a curar. 🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Se eu afiar a minha espada reluzente e com as minhas próprias mãos fizer justiça, dos adversários todos hei de me vingar e vou retribuir aos que odeiam. 🗣

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo - Dt 32


 Reflexão - “O Senhor fará justiça ao seu povo e salvará a todos aqueles que o servem. Deus se apresenta como aquele que tudo pode e em quem nós podemos confiar. Ele tem poder para dar e para tirar, de abaixar e de elevar. Para salvar o homem Ele tanto pode ferir como curar. “Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim!” Esta é a Palavra de Deus que meditamos como salmo, hoje!


_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Mt 16, 24-28

_ _ _ _ _ _

 Aleluia, aleluia, aleluia.

Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, porque o reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10)

_ _ _ _ _ _

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.


Naquele tempo, 24Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. 26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. 28Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino.'


 Palavra da Salvação.

_ _ _ _ _ _

↪ REFLEXÃO

 "Memória de Santa Teresa Benedita da Cruz”


Hoje, celebramos a memória de S. Teresa Benedita da Cruz, mais conhecida por seu nome civil, Edith Stein. Trata-se de uma filósofa alemã, judia de origem, nascida na última década do séc. XIX, que se converteu em 1921 depois de ler, fascinada, o Livro da Vida, de S. Teresa d’Ávila. Edith, que tanto buscara a verdade nos raciocínios filosóficos e nas escolas de pensamento, depois de muito tempo afastada da prática religiosa e vivendo num ateísmo prático, enfim encontrou o que tanto procurava ao concluir a biografia da santa carmelita. “Aqui está a verdade!”, exclamou, aliviada, após vários anos à busca dessa luz que nos liberta do erro e das incertezas. Edith recebeu o Batismo meses depois, em 1922, e, uma vez católica, viu-se chamada ao Carmelo cuja reformadora a chamara à verdadeira fé. Recebeu o hábito em Colônia, no ano de 1934; devido, porém, às perseguições nazistas, teve de ser transferida às pressas para o convento holandês de Ecth, onde foi capturada pelos hitleristas em agosto de 1942, sendo enviada de lá para Westerbork, um campo de concentração no norte da Holanda. De lá a mandaram, em agosto do mesmo ano, para Auschwitz, onde recebeu finalmente a coroa do martírio. O último livro por ela escrito, A Ciência da Cruz, desvela-nos a sabedoria que se esconde atrás dos sacrifícios a que os santos se entregam por amor àquele que por eles se entregou como vítima inocente, em holocausto agradável ao Pai. — Recorramos hoje à intercessão de S. Teresa Benedita e peçamos-lhe que nos alcance de Cristo, Nosso Senhor, a graça de aprendermos a carregar nossas cruzes e a saborear com paciência todo sofrimento, por amor e gratidão a Ele.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...