segunda-feira, 30 de setembro de 2024

📆 *04 de Outubro de 2024 (6a Feira)*

  📆 *04 de Outubro de 2024 (6a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SÃO FRANCISCO DE ASSIS, RELIGIOSO, MEMÓRIA* (Branco, Pf. Comum ou dos Santos – Ofício da Memória) 

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

S. FRANCISCO DE ASSIS, FUNDADOR DA ORDEM FRANCISCANA, PADROEIRO DA ITÁLIA / AMÔNIO E PETRÔNIO.   

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

Francisco de Assis, homem de Deus, deixou sua casa, abandonou sua herança e se fez pobre e desvalido. O Senhor, porém, o acolheu. 

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Ó Deus, que concedestes a São Francisco de Assis assemelhar-se ao Cristo na pobreza e na humildade; concedei que, trilhando o mesmo caminho, sigamos fielmente o vosso Filho e vivamos unidos a vós na perfeita alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Jó 38, 1. 12-21; 40, 3-5*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura do Livro de Jó.  

1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 

12“Alguma vez na vida deste ordens à manhã, ou indicaste à aurora o seu lugar, 

13para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos, e sejam dela sacudidos os malfeitores?

14A terra torna a argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, 

15mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço rebelde.

16Chegaste perto das nascentes do Mar, ou pousaste no fundo do Oceano? 

17Foram-te franqueadas as portas da Morte, ou viste os portais das Sombras? 

18Examinaste a extensão da Terra? Conta-me, se sabes tudo isso! 

19Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? 

20Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? 

21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!” 

40, 3Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 

4“Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 

5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jó 38, 1. 12-21; 40, 3-5*

 *Reflexão - “Argumentar com Deus pode se tornar um combate estéril.”*

“No seu sofrimento e aflição humana Jó tentava argumentar com Deus questionando a situação de penúria que estava enfrentando. E o Senhor, com paciência, “no meio da tempestade”, isto é, na hora do maior martírio de Jó, respondeu aos seus lamentos e deu explicações que fizeram-no reconhecer a sua precipitação em falar e a sua ignorância em querer arguir a Deus. Mesmo que tenhamos liberdade para fazê-lo, argumentar com Deus pode se tornar um combate estéril, pois nunca poderemos abranger os Seus desígnios, mas somente confiar nos Seus propósitos. Só Ele sabe tudo, porque fez tudo e tem ciência exata de como todas as coisas funcionam. Hoje, nós também, muitas vezes vulgarmente acusamos a Deus das desgraças que nos acontecem e com a maior facilidade e displicência ousamos ensiná-Lo a governar o mundo e conduzir os acontecimentos. Todos nós almejamos que o melhor sempre aconteça e não percebemos que a nossa participação é decisiva e oportuna para que o bem vença o mal. Queríamos ser como robôs nas mãos do Senhor para que nada dependesse das nossas ações. No entanto, o Senhor faz a sua parte e deixa ao nosso encargo o que a nós compete realizar. – Você também costuma culpar a Deus pelas coisas que não esperava que ocorressem? – Você costuma questionar as “desgraças” da sua vida? – Você tem consciência daquilo que compete a si e do que compete a Deus?” 

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 138*

🗣 *Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? E para onde fugirei de vossa face? Se eu subir até os céus, ali estais; se eu descer até o abismo, estais presente.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Se a aurora me emprestar as suas asas, para eu voar e habitar no fim dos mares; mesmo lá vai me guiar a vossa mão e segurar-me com firmeza a vossa destra.”🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes! Que prodígio e maravilha as vossas obras!🗣

_ _ _ _ _ _

 ↪ *Salmo - 138*

 *Reflexão* - “Este salmo é um verdadeiro hino que o homem canta ao Deus que o conhece por inteiro e sabe das suas razões e motivações. Ninguém pode fugir do olhar amoroso do Senhor, nenhuma das nossas ações lhe passa despercebida. Neste hino, o homem se rende e se entrega ao seu Criador que o criou do modo mais maravilhoso e que se compraz com o produto da Sua obra.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 10, 13-16*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba! *(Cf. Sl 94, 8ab)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.*

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 

14Pois bem: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 

15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 

16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita, a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *”O coração de quem não crê.”*

“De nada adianta ver milagres e portentos, porque um coração que não crê acaba se endurecendo, e a palavra de Deus, que antes lhe podia servir de remédio, converte-se para ele em motivo de condenação. No Evangelho de hoje, Nosso Senhor dirige palavras duras a algumas cidades que, tendo ouvido a pregação evangélica da boca do próprio Verbo encarnado e de seus Apóstolos, preferiram persistir em seus pecados e fechar os ouvidos ao chamado de Deus: "Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida!" Ora, a razão desta séria repreensão de Cristo se deve à dureza de coração com que os habitantes das duas cidades se portaram ante o anúncio do Reino. Nem os milagres, diz o Senhor, foram o bastante para que eles se convertessem, pois, à semelhança do faraó a que Moisés se dirigira, ouviram sem fé a palavra de Deus e se obstinaram em sua surdez e dureza de alma. Diante disso, poder-se-ia dizer, num certo sentido, que é até melhor não receber a palavra de Deus e, assim, permanecer na ignorância do que, tendo-a recebido, tratá-la com despeito e incredulidade. É a fé que nos proporciona a vida eterna, começada em germe já neste mundo, de maneira que, privados dela, não podemos agradar a Deus (cf. Hb 11, 6), chegar ao consórcio de filhos e alcançar por fim a salvação eterna (cf. Mt 10, 22; 24, 13). Por isso, acolhamos com fé viva e esperançosa a palavra do Senhor, que nos vem através de sua única Igreja — santa, católica, apostólica e romana —, e deixemos que ele configure à imagem do seu o nosso pobre e miserável coração.”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...