segunda-feira, 30 de setembro de 2024

📆 *03 de Outubro de 2024 (5a Feira)*

  📆 *03 de Outubro de 2024 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SANTOS ANDRÉ DE SOVERAL, AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO, PRESB E COMPS, MTS, MEMÓRIA* (Cor vermelho, pref. comum ou dos mártires - ofício da memória) 

_ _ _ _ _ _ 

😇 *SANTOS DO DIA.* 

SANTOS ANDRÉ DE SOVERAL, AMBRÓSIO FRANCISCO FERRO, PRESB E COMPS, MÁRTIRES / S. CÂNDIDA, MÁRTIR / Maria Josefa e Geraldo de Brogne.

_ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. *(Ap 7, 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, concedestes admirável constância no martírio aos Santos André e Ambrósio, presbíteros, Mateus Moreira e seus companheiros leigos; fazei que o seu testemunho de fé fortaleça as nossas comunidades e estimule a ação missionária de vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Jó 19, 21-27)* 

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Zacarias.

Disse Jó: 21“Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Jó 19, 21-27* 

*Reflexão - “Anúncio da Ressurreição”*

“No meio do infortúnio, depois de ter sido provado e testado na sua amargura, Jó pronunciou uma das mais belas citações sobre a Ressurreição:  “Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição”...e depois, acrescenta: “Eu  sei que o meu redentor está vivo e que por último se levantará sobre o pó, e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne verei a Deus.”  A fé na ressurreição é para nós um dom precioso que precisa estar bem firmado em nós quando passamos por situações de morte, de abandono e de angústia. Em todas as provações da nossa vida, devemos pedir ao Senhor a graça de também, como Jó, ter o entendimento dessa mensagem gravada na nossa mente e no nosso coração. Todos nós que somos provados (as) pelo sofrimento, temos a oportunidade de conhecer o amparo e a força de Deus nos sustentando e com toda a convicção também proclamar ao mundo que Jesus Cristo está vivo e ressuscitado no meio de nós e que um dia O contemplaremos. Não vivemos somente para este tempo atual, e para nós está reservada a glória do céu onde Jesus está junto do Pai. – Medite, hoje, sobre estas palavras de Jó e faça a sua profissão de fé na ressurreição dos mortos.”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 26* 

🗣 *Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! Meu coração fala convosco confiante, e os meus olhos vos procuram.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Senhor, é vossa face que eu procuro; não me escondais a vossa face! Não afasteis em vossa ira o vosso servo, sois vós o meu auxílio! Não me esqueçais nem me deixeis abandonado, meu Deus e Salvador!🗣

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 26* 

*Reflexão* - “Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor. Este é o brado que devemos ter na mente e no coração e que a nossa boca tem de proclamar aos quatro ventos. O Senhor ouve a voz do nosso apelo. Ele sabe o desejo que temos de encontrá-lo. Depois de toda luta e de todo sofrimento, afinal, a vitória é certa.”                          

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Lucas 10, 1-12*

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino de Deus está chegando! *(Mc 1, 15)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Lucas.* 

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho!  5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.

*Palavra da Salvação*

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”Apostolado e sacrifício.”*

“Depois de decidir resolutamente subir para a cidade santa de Jerusalém, o Senhor escolhe, como último esforço missionário, outros setenta e dois discípulos e os envia "dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir". Envia-os para que o povo se prepare para a vinda iminente do Reino de Deus, que se realizará, não com o triunfo do poder político de Israel sobre as demais nações, mas como reinado de verdade e de vida (Jo 10, 10; 14, 6; 18, 37), de santidade e de graça (cf. Jo 1, 14.16), de justiça, de amor e de paz (cf. Rm 2, 5s; 1Cor 13, 8; Is 9, 6; 32, 17). Trata-se, portanto, de um Reino eminentemente espiritual (cf. Jo 18, 36), do qual só há de participar quem renunciar a si mesmo e, tomando a própria cruz, seguir os passos do Redentor. Eis porque o missionário cristão, além da arma da palavra — escrita ou falada —, precisa de uma vida de sacrifício, de oblação, de configuração ao Senhor crucificado. É isso que torna fecundas as pregações e exortações, que dá eficácia ao anúncio de Cristo. Se por caridade para com Deus e com o próximo estamos todos obrigados a ser apóstolos e evangelizadores, ali mesmo onde vivemos e trabalhamos, não há meio mais eficaz de levarmos o Evangelho aos corações do que nos fazendo tudo para todos (cf. 1Cor 9, 2), derramando gota a gota o sangue do nosso tempo, oferecendo ao Pai, como reparação da desordem do pecado — nosso e alheio —, sacrifícios voluntários e um espírito desapegado: "Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias". Que o Senhor nos dê força e ânimo para nos desfazermos por nossos irmãos, a fim de que todos sejamos santos a seus olhos e consigamos a vida que ele nos mereceu pela aspersão do seu sangue.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...