segunda-feira, 8 de julho de 2024

📆 30 de Junho de 2024 (DOMINGO)

 📆 30 de Junho de 2024 (DOMINGO) 

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DOMINGO – SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS, Solenidade

(Vermelho 🟥, Ofício Solene Próprio, Glória, Credo, Prefácio Próprio)

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😇 Santos do dia 

SS. PROTOMÁRTIRES DA SANTA IGREJA ROMANA

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⛪ Antífona de entrada: 


Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

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☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, que hoje nos concedes a Santa alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo, daí à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes Apóstolos que nos deram os fundamentos da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e conosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

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📖 1a Leitura - (At 12,1-11)

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✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos.


Naqueles dias, 1 o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. 2 Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. 3 E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro. Eram os dias dos Pães ázimos. 4 Depois de prender Pedro, Herodes colocou-o na prisão, guardado por quatro grupos de soldados, com quatro soldados cada um. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo ao povo, depois da festa da Páscoa. 5 Enquanto Pedro era mantido na prisão, a Igreja rezava continuamente a Deus por ele. 6 Herodes estava para apresentá-lo. Naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes; e os guardas vigiavam a porta da prisão. 7 Eis que apareceu o anjo do Senhor e uma luz iluminou a cela. O anjo tocou o ombro de Pedro, acordou-o e disse: "Levanta-te depressa!" As correntes caíram-lhe das mãos. 8 O anjo continuou: "Coloca o cinto e calça tuas sandálias!" Pedro obedeceu e o anjo lhe disse: "Põe tua capa e vem comigo!" 9 Pedro acompanhou-o, e não sabia que era realidade o que estava acontecendo por meio do anjo, pois pensava que aquilo era uma visão. 10 Depois de passarem pela primeira e segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. O portão abriu-se sozinho. Eles saíram, caminharam por uma rua e logo depois o anjo o deixou. 11 Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, de fato, que o Senhor enviou o seu anjo para me libertar do poder de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava!" 


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

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↪ 1a Leitura - (At 12,1-11)


Reflexão - “O Senhor deseja também nos libertar das prisões”


“O portão abriu-se sozinho”, porque “a Igreja rezava continuamente a Deus por ele”. Pedro, que era um homem fraco e cheio de defeitos, mas impulsivo e metido a corajoso estava agora preso em prisão reforçada e se submetia às ordens de Herodes. No entanto, quando Deus mandou o Seu anjo, abriram-se as portas, desamarraram-se as correntes fazendo com que ele passasse diante das guardas, livremente, porque a Igreja rezava continuamente. Quando a Igreja ora unida, o poder de Deus prevalece e o Seu plano tem continuidade. Deus tinha um propósito para Pedro a quem Jesus entregara as chaves do reino do céu na terra. Ele tinha uma missão definida! Assim também acontece conosco. Somos libertos para realizar a obra que Deus nos entregou. O Senhor não nos liberta somente para que estejamos livres, soltos, folgados, mas para que cumpramos bem a nossa missão. Por isso o anjo recomendou a Pedro: “coloca o cinto e calça tuas sandálias; “põe tua capa e vem comigo”. Colocar o cinto, calçar as sandálias e pôr a capa significa estar pronto e preparado para enfrentar desafios e dificuldades, com o apoio, da Palavra, da Oração, da Eucaristia, da devoção à Maria.  Pedro percebeu o poder de Deus, caiu em si, e continuou firme e confiante a sua caminhada. O Senhor deseja também nos libertar das prisões nas quais estamos encarcerados (as). Essas prisões são os estados em que vivemos: amedrontados (as) no pecado, depressivos (as), obcecados (as) pelos valores do mundo. Tudo o que nos prende e nos sufoca, não nos deixando tempo nem condições de amar e servir a Deus, se constitui para nós uma prisão. O trabalho muitas vezes nos aprisiona; o sucesso também é uma forma de nos tirar a liberdade; e assim também muitas situações da nossa vida.  Por isso, o Senhor manda os seus anjos para abrir o portão que nos impede de ter comunhão com Ele. São eles, as pessoas que intercedem por nós e, às vezes, nem sabemos quem sejam. Por isso, há necessidade de que, mesmo sem que as pessoas nos peçam, nós façamos orações pelos pecadores, porque assim o mundo todo será beneficiado. - Faça uma analogia do cinto, da calça e da sandália com algo espiritual que você precisa assumir. -  Você já entendeu para que Jesus o (a) liberta? – Você ainda se sente preso (a) ao pecado? – Você tem o costume de orar pelos pecadores?   – Por quem você tem rezado ultimamente? – Faça uma avaliação da sua intercessão    Você tem intercedido pela Igreja e Pelo Santo Papa? – Você acha que isto é necessário?

 

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📖 Salmo – 33(34) 


🗣 ”De todos os temores me livrou o Senhor Deus.”

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1️⃣ Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem! 🗣

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2️⃣ Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou. 🗣 

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3️⃣ Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia. 🗣 

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4️⃣ O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! 🗣 

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↪ Salmo – 33(34) 


 Reflexão - A certeza de que o Senhor nos livra de todos os temores é a nossa motivação para enfrentarmos as dificuldades. Por isso podemos rezar o salmo 33: “o anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem”.  É feliz o homem que tem o senhor por seu refúgio porque irá sentir a suavidade do Seu amor e não temerá mal nenhum.

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📖 2a Leitura - (2Tim 4,6-8.17-18)

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✉ Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.


Caríssimo: 6 Quanto a mim, eu já estou para ser derramado em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7 Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8 Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18 O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém. 


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

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↪ 2a Leitura - (2Tim 4,6-8.17-18)


Reflexão - “A nossa recompensa virá do alto”


Paulo e Pedro, as duas colunas da Igreja tiveram chamados distintos, porém há algo em comum entre eles: ambos viveram a conversão antes de assumirem cada um o seu papel na Igreja de Jesus Cristo. Paulo, era um homem forte, decidido e firme, porém, cheio de si. No entanto, mesmo assim, ele foi como Pedro escolhido por Deus para servir ao Evangelho. São Paulo não conviveu com Jesus Cristo, contudo foi com o próprio Jesus que ele apreendeu toda a mensagem evangélica. Nesta carta a Timóteo, o próprio Paulo faz um relato da missão que ele viveu como coluna da Igreja. Com a consciência tranquila pelo dever cumprido ele espera do alto a recompensa pela sua luta. Apesar de exaltar a sua fé e sua fidelidade, ele proclama que tudo o que lhe aconteceu foi porque o Senhor esteve sempre ao seu lado. Assim também podemos pensar nós todos que vivemos e lutamos pelo Evangelho. A nossa recompensa virá do alto e não será aqui na terra que teremos a recompensa pelo nosso trabalho. A certeza do bom combate nos deixará serenos (as) quanto a nossa vida futura. Um dia, com a graça de Deus, todos nós poderemos também anunciar: “combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé”!  O Senhor também está do nosso lado e nos liberta de todo o mal. É Ele quem nos ajuda no cumprimento da nossa missão de homens e mulheres a serviço do reino de Deus aqui na terra. – Você tem certeza da vitória final? – Você espera receber a coroa de Deus? – Por que você pode afirmar isto? – Quem lhe garante isso?

 

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🍞🍇 Evangelho - Mateus 16, 13-19

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 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Tu és Pedro e sobre esta pedra eu irei construir a minha Igreja; e as portas do inferno não irão derrotá-la. (Mt 16, 18)

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O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus 


Glória a vós Senhor!


Naquele tempo, 13 Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" 14 Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; Outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas". 15 Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" 16 Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". 17 Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

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↪ REFLEXÃO


 ”Só somos católicos na fé de Pedro!”


Com grande alegria celebramos, neste domingo, a Solenidade de São Pedro e São Paulo, as duas grandes colunas da Igreja. É uma Solenidade que a Igreja celebra todos os anos no dia 29 de junho, mas que no Brasil é transferida para o domingo seguinte.

Todos os anos nós meditamos o Evangelho da profissão de fé de São Pedro, em que Pedro é levado por Jesus com os outros Apóstolos para fora da Terra Santa a um lugar de culto pagão, em Cesareia de Filipe. Ali, Jesus pergunta primeiro quem o povo diz que Ele é e depois: “E vós quem dizeis que eu sou?” 

Então, Pedro, porta-voz dos Doze, toma a iniciativa e, inspirado por Deus — Jesus mesmo é quem diz que ele fora inspirado por Deus: “Não foi a carne nem o sangue que te revelou isso, mas o Pai que está no Céu” —, professa a fé, dizendo que Jesus é “o Messias”, o Cristo, “o Filho do Deus vivo”.

O que nós temos a ocasião de refletir é a resposta de Jesus, ou seja, a reação de Jesus à resposta de Pedro, porque ela ilumina tanto quem é São Pedro para a Igreja, e, portanto, quem é o Papa para a Igreja Católica, como a atitude que devem ter os fiéis em geral.

Ao responder à profissão de Pedro, Jesus diz: “Feliz és tu Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue”, ou seja, não foi um ser humano “quem te revelou isso” (a palavra ‘revelou’, aqui, é a mesma usada para ‘apocalipse’: ‘tirar o véu’), “mas o Pai que está no Céu”.

Pois bem, a primeira coisa é a grande alegria de Jesus em ver a profissão de fé de Pedro. Eis a declaração de Jesus, que diz a Pedro: “Pedro, tu és feliz”. Sim, há felicidade em crer, porque há um toque da graça do Espírito Santo. O Pai do Céu envia o Espírito Santo para nos tocar, para nos iluminar, para nos fazer crer e ter fé verdadeira.

É como se Jesus dissesse: “Muito bem, Pedro. Tu disseste quem eu sou, iluminado pelo Pai do Céu. Agora vou dizer-te quem és”. Jesus diz: “Por isso eu te digo: ‘Tu és Pedro…’”. No original grego, a palavra usada aqui é ‘pedra’: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra [ἐπὶ ταύτῃ τῇ πέτρᾳ] irei edificar a minha Igreja”.

Aqui, é evidente, estamos diante de uma metáfora, estamos no mundo das metáforas. Jesus está usando a palavra ‘edificar’, ou o verbo ‘construir [uma edificação]’: ‘οἰκοδομήσω’, de ‘οἰκοδομέω’, quer dizer ‘construirei’, a saber, ‘uma casa’, pois ‘ οἶκος’ é ‘casa’, logo ‘οἰκοδομέω’ é ‘construo uma casa’. Jesus está fazendo uma metáfora, uma comparação com a ideia de construção.

Quando lemos: “Ide e construí a minha Igreja”, ou quando falamos de Igreja, nós pensamos em quê? Claro, uma igreja, para nós, é um prédio; mas nessa época a Igreja não era um prédio. A palavra ‘ekklesia’ quer dizer ‘assembléia’, ‘reunião [de pessoas]’. “Eu vou construir a minha ‘reunião de pessoas’; eu vou construir a minha ‘ekklesia’”.

No Antigo Testamento, a palavra ‘ekklesia’ se diz em hebraico ‘qahal’. ‘Qahal de Deus’ quer dizer ‘assembléia de Deus’, o que quer dizer ‘povo de Deus’. Ora, todos entendemos que um povo não se constrói no mesmo sentido de ‘construir prédio’.

Jesus está fazendo uma comparação. Aliás, Jesus podia fazer outras comparações. Jesus podia fazer a seguinte comparação: “Bem-aventurado és tu, Simão, porque és o tronco da videira e por essa fé a minha videira vai espalhar os ramos e dar frutos”.

Jesus podia fazer ainda outra comparação: “Bem-aventurado és tu, Simão”, porque assim como o povo de Deus saiu do mesmo sangue de Abraão, se espalhou em doze Tribos e agora é o povo de Deus, esta sua fé será o “novo sangue”.

A fé de Pedro é o novo sangue no qual será construído o novo povo de Deus. Para ser do povo de Deus agora não é mais preciso ter saído, para usar uma comparação bíblica, “dos rins de Abraão”; não é preciso ter saído de Abraão, Isaac e Jacó, dos doze filhos de Jacó; agora, basta ter a mesma fé, ou seja, a fé de Pedro. É ela que nos torna membros da Igreja, Corpo místico de Cristo.

Além da comparação do construir, do ser videira e do ser povo, há outra comparação que Jesus poderia usar e que foi feita por São Paulo: a de “Corpo de Cristo”.

Nós somos membros do Corpo, pois assim como um corpo tem cabeça, braço, pernas, dedos, mãos, coração, pulmão, fígado, baço, nós somos os membros do Corpo de Cristo. E poderíamos usar outro verbo. Em vez de dizer ‘construir uma casa’, poderíamos fazer outra comparação. Ora, como eu faço para um corpo crescer? “Pedro, é nessa fé que o meu Corpo vai ser alimentado; ele vai crescer e se multiplicar”, isto é, mais pessoas irão entrar no Corpo de Cristo.

Estou passando por várias comparações para você entender que estamos no campo das metáforas. É uma metáfora escolhida por Jesus de propósito ao mudar o nome de Pedro (o nome dele era Simão) e disse: “Agora não és mais Simão, és Cefas”, ou seja, pedra [1].

A primeiríssima coisa que se tem de entender neste Evangelho para aplicá-lo na vida, é o seguinte: Não faz parte da Igreja de Cristo quem não tem a mesma fé material de Pedro, ou seja, é preciso crer nas mesmas coisas que Pedro creu e ensinou.

Eis a realidade da fé apostólica. Jesus, entre os seus vários discípulos — e Ele tinha centenas de discípulos — escolheu doze como Apóstolos. Esses doze se espalharam pelo mundo: Tomé foi para a Índia, Tiago para a Espanha, outros para a Ásia, outros para o Cáucaso, outros para o Egito. Pedro foi para Roma, e em Roma morreu.

Ora, precisamos saber qual é a fé dos Apóstolos, e Jesus sabia muito bem que, durante séculos, a Igreja não teria como se reunir. Uma Igreja perseguida não tem como se reunir.

Considerando que, na época de Jesus, não havia redes sociais, e-mail, telefone ou telégrafo, como um membro da Igreja de Cristo sabia qual era a fé dos Apóstolos? Ninguém fazia uma pesquisa ou um censo para saber o que todos criam e, então, chegar num consenso. Nunca foi assim!

Jesus instituiu um centro, um ponto de referência: Pedro. Nosso norte é a fé de Pedro, que permanece ao longo dos séculos em seus sucessores, os Papas.

Então, materialmente, nós temos de crer naquilo em que Pedro creu. Depois de Pedro quem veio? Lino. Logo, temos de crer naquilo em que São Lino creu. Depois que Lino morreu, quem veio? Cleto. Logo, temos de crer naquilo em que São Cleto creu. Não é que Pedro cresse em uma coisa, e Lino tenha mudado de ideia e começado a crer em outra, depois Cleto numa terceira coisa… Imagine que bagunça seria! A fé não vai mudando ao longo dos séculos. É a mesma fé: a fé de Pedro tem de ser a mesma fé de Lino, de Cleto, de Clemente…, até chegarmos ao sucessor 266.º de Pedro, que é o Papa Francisco.

Portanto, todos os documentos magisteriais, ao longo destes dois mil anos, são documentos que, quando válidos, orientam a nossa fé com a autoridade da fé de Pedro. Tudo isso foi dando forma a um edifício de clareza magisterial, ou seja, foi tornando-se cada vez mais claro o que era a fé de Pedro. Ao longo dos séculos, os Papas foram construindo esse palácio de clareza, para que nós soubéssemos qual é a fé, de forma que não tivéssemos dúvidas.

Muitos, depois do Concílio Vaticano II, começaram a dizer: “Algumas coisas que são ensinadas pelo Catecismo de São Pio X ou pelo Catecismo de Trento não valem mais, porque estamos agora no pós-Vaticano II. Só vale o magistério pós-conciliar”.

Então, o que fez João Paulo II? Publicou um Catecismo em 1992 atestando exatamente a mesma fé anterior, para grande raiva dos revolucionários que achavam que um Papa poderia ensinar coisas diferentes das que os Papas anteriores ensinavam e criam.

Portanto, se queremos fazer parte do edifício da Igreja; se queremos fazer parte do Corpo de Cristo; se queremos ser ramos da videira, que é Cristo; se queremos ser membros do povo de Deus — não interessa a comparação que se use —, precisamos ter a mesma fé de Pedro, uma fé de dois mil anos que foi sendo cada vez mais esclarecida ao longo dos séculos.

Portanto, o Catecismo da Igreja Católica publicado por São João Paulo II em 1992 é substancialmente — e deve ser substancialmente — a mesma fé que está no Catecismo de São Pio X, que, por sua vez, deve ser substancialmente a mesma fé que está no Catecismo do Concílio de Trento, a qual, por sua vez, deve ser substancialmente a mesma fé que foi crida ao longo dos séculos por todos os Papas, e, portanto, por Pedro.

Se não for substancialmente a mesma fé, então será outra “fé”; e, desse modo, será outra “igreja”; e se for outra “igreja”, não será mais a Igreja de Cristo.


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.or/)

Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

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