segunda-feira, 8 de julho de 2024

📆 *09 de Julho de 2024 (3a Feira)*

 📆 *09 de Julho de 2024 (3a Feira)*

_ _ _ _ _ _

*SANTA PAULINA DO CORAÇÃO AGONIZANTE DE JESUS, VIRGEM, MEMÓRIA* (Branco, Pref. Comum ou das Virgens – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _

😇 *Santos do dia* 

SANTA MADRE PAULINA / S. VERÔNICA GIULIANI, ABADESSA, CLARISSA CAPUCHINHA / S. ADRIANO III, PAPA / SS. AGOSTINHO ZHAO RONG PRESBÍTERO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES CHINESES / NICOLAU PICK, EVERILDA E ANATÓLIA.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:*

O caminho dos justos é como luz esplêndida que surge e cresce do amanhecer até o pleno dia. *(Cf. Pr 4, 18)*

_ _ _ _ _ _

☀ *Oração da Coleta*

Deus eterno e todo-poderoso, que conduzistes Santa Paulina pelo caminho da santidade através das provações, do trabalho humilde e da oração constante, concedei-nos, por sua intercessão, suportar com fortaleza os sofrimentos de cada dia e servir com generosidade os mais necessitados. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _

📖 *1a Leitura - Oséias 8, 4-7. 11-13*

_ _ _ _ _ _

✉ Leitura da Profecia de Oséias. 

Assim fala o Senhor: 4“Eles constituíram reis sem minha vontade; constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição. 

5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 

6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços esse bezerro de Samaria. 

7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão.

11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 

12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 

13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Oséias 8, 4-7. 11-13*

 *Reflexão - “Tudo que fizermos fora de Deus tem como resultado, o fracasso”*

“Em nome do Senhor o profeta Oséias chama a atenção do povo para que assimilasse os preceitos que estão escritos na Lei. “Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca”. Tudo muito parecido com o que nós vivemos hoje! A Palavra do Senhor está escrita, mas é desprezada e colocada de lado pela maioria das pessoas aqui na terra. E mesmo os que dizem buscar o Senhor não seguem os seus preceitos conforme a Sua Palavra. Oferecem sacrifícios, ofertam as suas “esmolas”, mas continuam na mesma, pois têm o seu ideal posto no seu próprio esforço e esquecem Aquele a quem precisam oferecer a sua vida. Os antigos inventavam, com o seu ouro e sua prata, os bezerros e neles colocavam a sua esperança. Hoje, nós também nos apegamos às coisas a que perseguimos e empenhamos o nosso tempo nas coisas que passam, e, por isso mesmo, não têm consistência na nossa vida. Os “ídolos” que fabricamos atualmente, são fortuna, bens materiais, beleza física, sucesso profissional, cargos e posições sociais. Eles se constituem para nós “verdadeiros” deuses materiais e, já que os fizemos com o nosso próprio esforço, a eles dedicamos o nosso viver. Tudo é ilusão, dá em nada é como semear vento! Semear vento é gastar o tempo e energia fabricando “ídolos” com as próprias mãos colocando neles a confiança. Muitas vezes, nós vivemos assim: idolatramos as pessoas comuns, os bens, e na hora da necessidade ficamos com fome: “não há espiga por isso o grão não dá farinha!” Ficamos na mesma, desolados e nos desesperamos. Em quem então confiar? A quem prestar culto? Quem poderá nos acudir? Muitos se afadigam e trabalham construindo ídolos, buscando a felicidade nas coisas materiais e têm a concepção de que Deus não tem nada a ver com a sua vida carnal e humana. Acham que não devemos “misturar” as coisas! O resultado será uma colheita frustradora e decepcionante. Tudo o que o homem constrói sem dá o conhecimento a Deus, à revelia dos Seus mandamentos, é contra a Sua vontade. E o que nós fazemos, fora de Deus tem como resultado, o fracasso, a decepção e a ruína. - --O que você tem semeado no seu dia a dia? – Quais os frutos que você tem colhido do seu esforço? – De quem você espera ajuda? – Será que “você também tem construído “ídolos de barro” com as suas atitudes”? – Você costuma prestar culto às coisas que conquista? – Onde mora o Deus em quem você confia?”

_ _ _ _ _ _

📖 *Salmo - 113B*

🗣 *Confia, Israel, no Senhor!*

_ _ _ _ _ _

1️⃣ É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Têm boca e não podem falar, têm olhos e não podem ver; têm nariz e não podem cheirar, tendo ouvidos, não podem ouvir.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Têm mãos e não podem pegar, têm pés e não podem andar. Como eles serão seus autores, que os fabricam e neles confiam.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ Confia, Israel, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo! Confia, Aarão, no Senhor. Ele é teu auxílio e escudo!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo - 113B*

 *Reflexão* - “O Salmo nos ensina: “Confia, Israel, no Senhor!” “É nos céus que está o nosso Deus... São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas”. Israel é você e o seu socorro vem do Senhor que está nos céus! Os nossos ídolos não têm poder para nada, porém o Senhor “faz tudo aquilo que

quer”. É Ele quem nos sustenta e nos auxilia. Ele é como um escudo para nós e nos ampara nos nossos fracassos.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 9, 32-38*

_ _ _ _ _ _

 _Aleluia, aleluia, aleluia._

_Eu sou o bom pastor, conheço minhas ovelhas e elas me conhecem, assim fala o Senhor. *(Jo 10, 14)*_

_ _ _ _ _ _

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus.*

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 

33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 

34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.

35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 

36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 

37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 

38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

 *Palavra da Salvação.*

_ _ _ _ _ _

↪ *REFLEXÃO*

 *“Pastores compassivos.”*

“Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor”. No Evangelho de hoje, Nosso Senhor expressa todo seu amor para com o povo de Israel, providenciando-lhe bons pastores. Tal realidade está expressa de forma sucinta no último versículo da passagem paralela de S. Marcos: “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor” (Mc 6, 34). Essa frase apresenta-se como um eco de fatos ocorridos com o povo de Deus no Antigo Testamento. No livro dos Números, quando Moisés estava prestes a morrer, Josué é escolhido como seu sucessor, a fim de que o povo de Israel não fosse “como um rebanho sem pastor” (Nm 27, 17). Posteriormente, quando Israel estava sob o reinado de Acab, o profeta Miquéias afirmou que todo o povo estava disperso “como um rebanho sem pastor” (1Rs 22, 17). Assim, desde o Antigo Testamento, o povo de Deus andava errante, sem alguém que o conduzisse por caminhos seguros. E é justamente nos Apóstolos, escolhidos por Cristo depois de toda uma noite de oração (cf. Lc 6, 12-16), que ele encontra os pastores de que precisava, mas debalde buscara nos escribas e fariseus, que viam os fiéis serem roídos pelos demônios: “Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio”, sem terem outra reação além de recriminar Jesus por se dispor a libertá-los: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”. Oremos, pois, para que o coração dos nossos pastores, sucessores que são dos Apóstolos, seja configurado ao Sagrado Coração de Jesus, a fim de que, como Ele, que é o Bom Pastor, também eles derramem seu sangue pela salvação do rebanho que lhes foi confiado, e não sigam o exemplo dos fariseus e mestres da Lei, que olham mais para os próprios interesses do que para as necessidades espirituais das almas: “Pedi ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita”.” 

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...