segunda-feira, 8 de julho de 2024

📆 08 de Julho de 2024 (SEGUNDA-FEIRA)

 📆 08 de Julho de 2024 (SEGUNDA-FEIRA) 

_ _ _ _ _ _ 


SEGUNDA-FEIRA – XIV SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde 🟩 – Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 


😇 Santos do dia 

B. EUGÊNIO III, PAPA.

SS. ÁQUILA E PRISCA (OU PRISCILA), DISCÍPULOS DE S. PAULO.

SANTO AGOSTINHO ZHAO RONG, PRESBÍTERO E COMPANHEIROS, MÁRTIRES. 

_ _ _ _ _ _


⛪ Antífona de entrada: 


Recebemos, Senhor, vossa misericórdia no meio do vosso templo. Como vosso nome, ó Deus, assim vosso louvor ressoa até os confins da terra; vossa destra está cheia de justiça. (Cf. Sl 47, 10-11)

_ _ _ _ _ _ 


☀️ Oração da Coleta 


Ó Deus, pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, dai-nos uma santa alegria, para que, livres da servidão do pecado, cheguemos à felicidade eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 


📖  1a Leitura - Os 2, 16. 17b-18. 21-22)

_ _ _ _ _ _ 


✉ Leitura da Profecia de Oseias.


Assim fala o Senhor: 16“Eis que eu a vou seduzir, levando-a à solidão, onde lhe falarei ao coração; 17be ela aí responderá ao compromisso, como nos dias de sua juventude, nos dias da sua vinda da terra do Egito.

18Acontecerá nesse dia, diz o Senhor, que ela me chamará ‘Meu marido’, e não mais chamará ‘Meu Baal’. 21Eu te desposarei para sempre; eu te desposarei conforme as sanções da justiça e conforme as práticas da misericórdia. 22Eu te desposarei para manter fidelidade e tu conhecerás o Senhor.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _


↪  1a Leitura - Os 2, 16. 17b-18. 21-22


Reflexão - “O tempo da juventude é também o tempo em que habitamos no coração de Deus antes mesmo da criação nascer."


“O Senhor se agradou de cada um pessoalmente, quando ainda estávamos no Seu seio, por isso, Ele nos chama e nos acena com um tempo novo de felicidade e de plenitude. Ele quer ter intimidade conosco, como no tempo da nossa juventude, isto é, no tempo da descoberta do Seu Amor em nós. Para isso, nos atrai ao deserto e faz confidências à nossa alma. Por intermédio da sua Palavra Ele nos seduz e nos declara o Seu amor e predileção por cada um, pessoalmente. Sim, imagine, Deus quer desposar a nossa alma!  A própria Palavra Dele proclama isto! Ele deseja nos levar ao deserto para falar ao coração! No deserto nós ficamos a sós com o Senhor. O deserto significa momento de solidão, de abandono, de sofrimento e de penúria, no qual nos encontramos necessitados, famintos e sedentos. E é nesta hora mesmo que o Senhor se apresenta para nos desposar, isto é, para entrar em comunhão com a nossa alma e nos conceder tudo de que uma esposa necessita: proteção, carinho, consolo, amor, paz. Deus não quer que O tenhamos como ídolo, mas como um marido apaixonado e cheio de poder. A nossa alma anseia por esta aliança de comunhão com o seu Criador. Aproveitemos, portanto, essa linda declaração de amor e façamos da nossa oração uma bela celebração de núpcias, onde somos a noiva, a Igreja de Cristo e Jesus, o seu marido, o seu Senhor.


 – Você entende como este casamento pode acontecer?

 

 – Você já experimentou ir para o deserto com o Senhor?

 

 – O que mais a sua alma anseia nesta vida?

 

 – Qual foi o tempo da sua juventude?”

_ _ _ _ _ _ 


📖 Salmo – 144 


🗣 ”Misericórdia e piedade é o Senhor.”

_ _ _ _ _ _ 


1️⃣ Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.🗣

_ _ _ _ _ _ 


2️⃣ Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!🗣 

_ _ _ _ _ _


3️⃣ Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.🗣  

_ _ _ _ _ _


4️⃣ Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣    

_ _ _ _ _ _


↪ Salmo – 144 


Reflexão - “O homem de geração em geração deve ter um coração voltado para o Senhor que é misericórdia e piedade. O nosso reconhecimento e o nosso louvor proclamam a glória do Senhor através de todos os tempos e divulgam as Suas obras maravilhosas! Em qualquer tempo da nossa vida, mesmo na velhice ou na juventude nós podemos experimentar o abraço da ternura de Deus. Ele se interessa por cada um de nós e a sua graça se estende a toda a criatura do universo que exalta a Sua justiça.”

_ _ _ _ _ _


🍞🍇  Evangelho - Mateus 9, 18-26

_ _ _ _ _ _ 


 Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo Evangelho, a luz e a vida imperecíveis. (Cf. 2Tm 1, 10)

_ _ _ _ _ _ 


O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Mateus 


Glória a vós Senhor!


18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. 19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia, há doze anos, veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. 23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele.25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.


 Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 


↪ REFLEXÃO


 ”O perigo dos pecados “ocultos”


“Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.”.”Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”. Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante. Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. Essa notícia espalhou-se por toda aquela região. No Evangelho de hoje, Jesus ressuscita a filha de Jairo. Santo Agostinho, ao comentar a ressurreição dos vários mortos que Jesus ressuscitou durante o seu ministério, nota que existe uma progressão. A filha de Jairo é ressuscitada ainda em casa e tinha acabado de morrer, já o filho da viúva de Naim é ressuscitado a caminho do cemitério, enquanto Lázaro é ressuscitado já sepultado. Ora, como Jesus não ressuscita os mortos simplesmente pela ressurreição física, mas para significar a ressurreição mais importante, que é a espiritual, Santo Agostinho interpreta que aqui há vários estágios de pecado dos quais Jesus pode nos retirar. Ou seja, existem aquelas pessoas que pecam mas pecam intimamente, de forma secreta e escondida, ainda “dentro do quarto”, como a filha de Jairo. Existem aquelas pessoas que pecam mas pecam publicamente, como o filho da viúva de Naim, que está a caminho do cemitério com uma multidão (todos o estão acompanhando). E existem aquelas pessoas que pecam mas estão totalmente sepultadas e amarradas no pecado, que é o caso de Lázaro. O que podemos aprender dessa verdade? Nós precisamos compreender que, seja qual for o estágio do nosso pecado, Jesus é quem irá nos tirar dele. No entanto, é importante que nós saibamos onde está o nosso pecado. Embora seja mais difícil aquela pessoa que está sepultada, aquela pessoa que já fez do pecado um projeto de vida e não tem mais nenhuma vergonha de pecar, isto é, embora a ressurreição do filho da viúva de Naim e de Lázaro pareça mais difícil, existe uma característica importante na ressurreição da filha de Jairo. É o fato de que os pecados íntimos, os pecados escondidos, às vezes são os mais difíceis de converter, porque a pessoa não se dá conta, ainda não caiu em si. Ou seja, a pessoa mente para si mesma e esconde o pecado de si mesma. Isso é uma realidade sobre a qual precisamos refletir muito. Você começa a entender que um exame de consciência feito com muita sinceridade é algo fundamental para a nossa vida espiritual. Os grandes pecadores, os pecadores públicos, os pecadores notórios, às vezes não precisam de exame de consciência, pois eles conhecem o próprio pecado: “O meu pecado está sempre à minha frente”, diria o salmo (51 [50],3). Mas aquelas pessoas que têm pecados secretos, pecados que só elas poderiam ver, são essas as que talvez estejam no caminho da morte eterna sem saber nem suspeitar. Jesus quer entrar também nas câmaras secretas do nosso coração e ressuscitar-nos desses pecados secretos. Para isso, aproximemo-nos dele com fé, como aquela mulher que sofria de hemorragia. Aproximemo-nos dele, e Ele nos ressuscitará; mas, para isso, tenhamos fé na sua intervenção, na sua capacidade de ressuscitar os mortos. Como Jairo se prostra diante de Cristo para adorá-lo, prostremo-nos nós também e peçamos humildemente: “Senhor, ressuscitai a minha filha, que secretamente jaz no quarto morta”, ou seja: “Ressuscita-me, Senhor, dos meus pecados secretos”. Se você quer alcançar essa ressurreição, faça um exame de consciência e procure o sacramento da Confissão. É ali que se dá o poder de Jesus ressuscitar os mortos. Ele irá tocar em você como a hemorroíssa que tocou a orla de sua veste.”


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...