segunda-feira, 17 de junho de 2024

📆 08 de Junho de 2024 (Sábado)

 📆 08 de Junho de 2024 (Sábado) 

_ _ _ _ _ _ 

SÁBADO DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Branco, Imaculado Coração da Bem-aventurada Virgem Maria, Memória, Prefácio da Bem-aventurada Virgem Maria I)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia 

S. MEDARDO, BISPO DE NOYON

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, e que eu vos cante pelo bem que me fizeste.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

 Ó Deus, que preparastes morada digna do Espírito Santo no Coração da Virgem Maria, concedei benigno que, por sua intercessão, nos tornemos templo da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Is 61, 9-11

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do livro do Profecia Isaías.

9 A descendência do meu povo será conhecida entre as nações, e seus filhos se fixarão no meio dos povos; quem os vir há de reconhecê-los como descendentes abençoados por Deus. 10 Exulto de alegria no Senhor e minh'alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11 Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Is 61, 9-11

Reflexão - as vestes da salvação, o manto da justiça e a coroa de glória”

A descendência de Deus será sempre reconhecida pela veste da salvação e envolvida com o manto da justiça, eis o que diz o Livro do profeta Isaías. É por meio de Maria, a escolhida, que essa profecia se concretiza e a descendência de Deus é conhecida entre as nações, pois, Jesus, a salvação é Filho de Deus e de Maria. Foi Ele quem trouxe para todos nós as vestes da salvação, o manto da justiça e a coroa de glória. Por isso, nós também exultaremos de alegria e formaremos um povo abençoado que chamará a atenção de todos.  A glória e a justiça do Senhor são germinadas diante de todas as nações por todos aqueles que o buscam de coração.  Por isso, aqueles que aceitam vestir-se com esse manto são também reconhecidos como descendentes abençoados por Deus. Assim sendo, nós também, exultamos de alegria no Senhor pela Mulher que, como a terra faz brotar a planta, e o jardim faz germinar a semente, foi o instrumento de Deus para manifestar a Sua justiça e a Sua glória diante de todas as nações. – Você também é reconhecido (a) como descendente de Deus e de Maria? – Você se faz notar com as características da justiça e da glória de Deus? – Você transmite ao mundo a alegria de ser salvo (a)?

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – (1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R. cf. 1a)) 

🗣 Meu coração se regozija no Senhor.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Exulta no Senhor meu coração, * e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais * porque me alegro com a vossa salvação. 🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, *mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, *mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, *mas a mãe de muitos filhos definhou. 🗣 

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, *faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, *é o Senhor quem nos humilha e nos exalta. 🗣

 _ _ _ _ _ _ 

4️⃣ O Senhor ergue do pó o homem fraco, *do lixo ele retira o indigente, para fazê-los assentar-se com os nobres * num lugar de muita honra e distinção.  🗣

_ _ _ _ _ _

Reflexão - A oração do salmo anuncia o regozijo do homem e da mulher que são dependentes do poder de Deus. É a oração de Maria, serva que se alegra em fazer a vontade de Deus e Dele depender. Sentirmo-nos fracos (a) e impotentes é o caminho para que nós possamos nos regozijar com os prodígios de Deus. “O Senhor ergue do pó o homem fraco... para fazê-lo assentar-se com os nobres”. Nas mãos do Senhor todos nós somos fortes e fartos.

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - Lucas 2, 41-51

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Bendita é a Virgem Maria, que guardava a Palavra de Deus, meditando-a no seu coração. (Lc 2,19)

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo Lucas 

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42 Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43 Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.

44 Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45 Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46 Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. 47 Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48 Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura". 49 Jesus respondeu: "Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?" 50 Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51 Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

”Sejamos filhos do Imaculado Coração de Maria”

Tendo celebrado ontem a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja comemora hoje o Imaculado Coração de Maria. Essa proximidade entre as duas festas litúrgicas busca salientar, antes de tudo, o vínculo estreitíssimo que deve existir, na piedade dos fiéis, entre a devoção ao Coração de Cristo e aquela ao de sua Mãe santíssima É oportuno recordar, no entanto, o que é que propriamente veneramos neste dia. Pois bem, o objeto mediato do culto ao Imaculado Coração não pode ser outro senão a pessoa mesma da Virgem Maria, a quem pertence tal Coração, já que todo e qualquer culto, seja de dulia ou de latria, é tributado a sujeitos subsistentes como ao seu fundamento último e adequado.

O objeto imediato, por sua vez, é o Coração de Maria e pode dividir-se, sob dois títulos, em: a) objeto material (ou seja, aquilo sobre o qual recai ou ao qual se exibe culto), que é o Coração carnal de Nossa Senhora, considerado em sua própria natureza, quer dizer, como órgão físico; b) e objeto formal (ou seja, a razão sob a qual se tributa culto), que é o amor da Virgem bendita a Deus, em primeiro lugar, e aos homens, em segundo. Por isso, pode-se dizer que o objeto imediato e absoluto desta devoção é o Coração carnal da santíssima Virgem e o seu amor, o seu Coração como símbolo de amor ou, ainda, a caridade de Maria representada simbolicamente por seu Coração físico. A devoção a que hoje nos estimula a Igreja, por conseguinte, não se refere nem só ao Coração de Maria nem só ao amor dela, mas a ambos conjuntamente, “embora o elemento principal deste culto, em razão de sua excelência intrínseca, seja o amor, simbolicamente representado pelo Coração que queremos venenar” [1].

Daí se vê que de um duplo elemento, um sensível e outro espiritual, é constituído o objeto do culto ao Imaculado Coração: de um lado, o Coração carnal e, de outro, o amor em toda a sua riqueza de afetos e intenções, na medida em que o primeiro é símbolo natural e manifestativo do segundo. Por isso, se nada proíbe “que adoremos o Coração santíssimo de Jesus Cristo, enquanto é participante, símbolo natural e sumamente expressivo daquele amor inexaurível em que ainda hoje o divino Redentor arde para com os homens” [2], nada proíbe que veneremos o Coração Imaculado de Maria, enquanto símbolo natural daquele amor imenso, ainda que inferior ao que nos tem Jesus Cristo, em que ainda hoje, assunta em corpo e alma ao céu, a nossa amável Corredentora arde para com todos os homens a quem deu à luz no Calvário. Por tudo isso se pode concluir que “o culto tributado pela Igreja ao Imaculado Coração de Maria é, sem dúvida, legítimo. E o é, antes de mais, por dirigir-se à pessoa mesma” de Maria, “pois quem venera alguma parte da pessoa, venera a própria pessoa.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...