segunda-feira, 17 de junho de 2024

📆 07 de Junho de 2024 (6ª Feira)

 📆 07 de Junho de 2024 (6ª Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEXTA-FEIRA DA IX SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor branco, Solenidade SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, Prefácio Próprio)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia 

S. ANTÔNIO MARIA GIANELLI, BISPO DE BOBBIO, FUNDADOR DAS FILHAS DE MARIA SANTÍSSIMA DO HORTO

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Os desígnios do Coração do Senhor perduram de geração em geração, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

 Ó Deus todo poderoso, alegrando-nos com a solenidade do Coração do vosso amado Filho, recordamos os grandes benefícios do seu amor para conosco. Concedei que mereçamos receber desta fonte divina uma torrente de graças. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Os 11, 1.3-4.8c-9

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Profecia de Oseias.

Assim diz o Senhor: 1 "Quando Israel era criança, eu já o amava, e desde o Egito chamei meu filho. 3 Ensinei Efraim a dar os primeiros passos, tomei-o em meus braços, mas eles não reconheceram que eu cuidava deles. 4 Eu os atraía com laços de humanidade, com laços de amor; era para eles como quem leva uma criança ao colo, e rebaixava-me a dar-lhes de comer. 8c Meu coração comove-se no íntimo e arde de compaixão. 9 Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem; o santo no meio de vós, e não me servirei do terror".

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Os 11, 1.3-4.8c-9

Reflexão - “O coração de Deus!”

O Amor de Deus por nós se manifesta em todos os momentos e circunstâncias da nossa vida. Somos filhos e filhas dependentes do Seu Amor. Para compreender a veracidade desta revelação precisamos nos colocar no contexto desta profecia de Oséias que explicita como é este Amor. Deus nos atrai com laços de ternura e misericórdia e assim como uma mãe faz com uma criança, Ele nos toma nos braços e cuida de nós, nos ampara, nos protege e, mesmo que este amor não seja correspondido o Seu coração é cheio de zelo e ternura para conosco.  É um amor incondicional porque não leva em conta as nossas transgressões. O Seu amor é perfeito e Ele não nos trata conforme a nossa culpa. Ele mesmo afirma: “Não darei largas à minha ira, não voltarei a destruir Efraim, eu sou Deus, e não homem”. A justiça de Deus é a Sua misericórdia e com ela Ele alimenta a nossa alma pecadora. O Seu coração arde de compaixão por nós e se nos deixarmos abandonar nos Seus braços nós beberemos da fonte da Sua salvação. - Você sente a ternura de Deus?  – Você tem consciência do grande amor de Deus? – Você se sente atraído (a) por este Amor? – Você tem acolhido a misericórdia do coração de Deus? – Você tem se abandonado nos braços de Deus ou você tem medo Dele? 

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – Is 12 

🗣 Com alegria bebereis do manancial da salvação.

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. 🗣

_ _ _ _ _ _ 

2️⃣ Com alegria bebereis no manancial da salvação. E direis naquele dia: "Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime. 🗣 

_ _ _ _ _ _ 

3️⃣ Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!"  🗣 

_ _ _ _ _ _

Reflexão - O manancial da salvação de que fala o trecho de Isaias, 12 é o rio de amor de Deus que vem a nós através do Coração do Seu Filho Jesus. Cheios desse amor nós podemos também dar louvores ao Senhor, invocar o seu santo nome e anunciar as Suas maravilhas em toda  a terra. Quando nós realmente experimentamos do manancial da salvação que Jesus veio nos dar nós não cessamos de proclamar os prodígios que acontecem na nossa vida, principalmente a alegria e a paz que reinam dentro de nós.

_ _ _ _ _ _ 

📖 2a Leitura - Ef 3, 8-12.14-19

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Irmãos: 8 Eu, que sou o último de todos os santos, recebi esta graça de anunciar aos pagãos a insondável riqueza de Cristo 9 e de mostrar a todos como Deus realiza o mistério desde sempre escondido nele, o criador do universo. 10 Assim, doravante, as autoridades e poderes nos céus conhecem, graças à Igreja, a multiforme sabedoria de Deus, 11 de acordo com o desígnio eterno que ele executou em Jesus Cristo, nosso Senhor. 12 Em Cristo nós temos, pela fé nele, a liberdade de nos aproximarmos de Deus com toda a confiança. 14 É por isso que dobro os joelhos diante do Pai, 15 de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16 Que ele vos conceda, segundo a riqueza da sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior; 17 que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor. 18 Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19 e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus.

Palavra do Senhor. 

_ _ _ _ _ _

↪ 2a Leitura - Ef 3, 8-12.14-19

Reflexão - “a insondável riqueza de Josue.”

Foi em Jesus Cristo que o Pai realizou o seu desígnio eterno de nos salvar e nos dar conhecimento dos Seus mistérios. E é em Jesus que podemos livremente nos aproximar do trono da graça do amor de Deus com toda a confiança. Por isso, como São Paulo nós também podemos dobrar os joelhos diante do Pai e receber o Seu Nome participando da Sua família na terra e no céu. Esta é, portanto, a “insondável riqueza de Cristo”, herança eterna destinada a todos nós.  Pela Fé, Jesus Cristo habita no nosso coração e pelo poder do Espírito Santo nós somos robustecidos no nosso homem interior e enraizados no Amor do Pai. Somente assim teremos a capacidade de compreender todo o alcance do amor de Cristo que extrapola ao nosso conhecimento humano. É dentro de nós mesmos (as) que Deus realiza a Sua obra de amor. Humanamente falando por mais que tentemos decifrar os enigmas do nosso homem interior nós não conseguimos. Portanto, só o Espírito Santo é quem nos motiva a mergulhar na dimensão do amor de Cristo e, como nos diz São Paulo, experimentar qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade desse grande mistério que acontece dentro do nosso coração. É crescendo no conhecimento desse Amor que chegaremos a receber toda a plenitude de Deus. – Você já compreende a “insondável riqueza de Cristo”? – Você tem se apossado desta capacidade que o Espírito Santo nos concede? – Como você tem vivido o seu dia a dia: na fé em Jesus Cristo ou firmado (a) nas promessas humanas? – Você se sente enraizado (a) no amor de Cristo?

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - João 19, 31-37

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

Tomai sobre vós o meu jugo e de mim aprendei que sou de manso e humilde coração.  (MT 11, 29ab)

_ _ _ _ _ _ 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João 

31 Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. 32 Os soldados foram e quebraram as pernas de um e, depois, do outro que foram crucificados com Jesus. 33 Ao se aproximarem de Jesus,  e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34 mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. 35 Aquele que viu, dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36 Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: "Não quebrarão nenhum dos seus ossos". 37 E outra Escritura ainda diz: "Olharão para aquele que transpassaram".

Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

”O amor se fez carne para nós Salvar.”

Com grande alegria celebramos hoje a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Neste que é o mês do Sagrado Coração, nós queremos nos colocar diante da realidade deste amor encarnado, que é o amor de Jesus por nós. Deus é amor. É isso o que nos diz a Primeira Carta de São João, e todo o mundo o sabe, é verdade.

Mas acontece que, neste mundo de sofrimento e de pecado, em que a morte é o preço que todos nós pagamos, um mundo que sofre, o ser humano tem dificuldade de entender a um Deus que não sofre. Ora, se Deus é amor, e nós sofremos para amar, e Deus, por definição, não sofre, como é que Ele nos ama? Então, Deus vem nos salvar e, ao se encarnar, ao nos salvar e nos arrancar da morte e da morte eterna, Deus vem viver a nossa miséria para nos amar com um Coração humano, um Coração que é capaz de sofrer.

Esse é o mistério que nós celebramos nesta Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Celebramos não somente que Deus nos ama, mas nós estamos dizendo que Deus se encarnou para nos amar com um amor infinito através de um Coração humano.

E o que é este Coração? Antes de tudo, o coração é um músculo, ou seja, no Evangelho de hoje, quando a lança do soldado transpassa o peito de Jesus e dali jorram água e sangue, nós vemos de forma encarnada, na carne de Cristo, uma expressão simbólica desse amor ferido por nós que jorra a graça, que purifica os nossos pecados através da água do Batismo e nos alimenta através da Eucaristia.

No entanto, o Coração de Jesus, ali presente enquanto órgão do corpo humano, é evidentemente um símbolo para significar algo mais profundo, que é aquilo com o qual todos nós amamos. Nós, seres humanos, podemos amar usando três realidades: uma realidade mais elevada, uma intermediária e outra mais baixa.

A realidade mais baixa, a que todos nós estamos acostumados, são os sentimentos: sentimentos de afeto, de amor etc., que nós temos em comum com os animais, mas é também amor. (Não vamos desprezar a parte afetiva, porque, afinal de contas, não somos anjos, e Jesus tinha entranhas de amor e de afeto. Quantas vezes o Evangelho fala desses sentimentos de Cristo pelas pessoas!)

Mas, acima dos sentimentos, há a alma com a sua vontade, que se decide pelo bem de uma pessoa, mesmo que isso acarrete alguma dor ou algum sofrimento. É aí que se dá, em Jesus, essa vontade decidida de não desistir de nós. Mas existe um terceiro nível, mais elevado ainda, que é o fato de que, no Coração de Jesus, o Espírito Santo ardia em chamas de amor infinito por nós.

Então, aqui nós vemos a riqueza do Sagrado Coração de Jesus, um Coração humano que pode amar, movido pelo Espírito, usando as suas faculdades espirituais e também os seus afetos. Três níveis fantásticos que também nós podemos usar para amar Jesus de volta.

Por isso, nós o celebramos pedindo ao Espírito Santo que venha e incendeie o nosso coração, para que a nossa alma seja capaz de abraçá-lo e que os nossos sentimentos se derramem em gratidão pelo Amor infinito que nos amou.

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...