terça-feira, 16 de abril de 2024

📆 16 de Abril de 2024 (3a Feira)

 📆 16 de Abril de 2024 (3a Feira) 

_ _ _ _ _ _ 

TERÇA-FEIRA DA III SEMANA DA PÁSCOA (Cor Branco)

 _ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. MARIA BERNADETE SOUBIROUS, VIRGEM / S. BENTO JOSÉ LABRE / CALISTO DE CORINTO, JÚLIA E MARÇAL.

_ _ _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 

Louvai o nosso Deus, todos os seus servos e todos os que o temeis, pequenos e grandes, pois chegou a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, aleluia. (Cf. Ap 19, 5; 12, 10)

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 

Ó Deus, que abris as portas do reino do céu aos renascidos da água e do Espírito Santo, aumentai em vossos fiéis a graça que lhes destes para que, purificados de todo pecado, não sejam privados de nenhuma promessa de vossa bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Apóstolos 7, 51-8, 1a

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura dos Atos dos Apóstolos. 

Naqueles dias, Estêvão disse ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei: 51“Homens de cabeça dura, insensíveis e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resististes ao Espírito Santo e como vossos pais agiram, assim fazeis vós! 52A qual dos profetas vossos pais não perseguiram? Eles mataram aqueles que anunciavam a vinda do Justo, do qual, agora, vós vos tornastes traidores e assassinos. 53Vós recebestes a Lei, por meio de anjos, e não a observastes!” 54Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”. 60Dobrando os joelhos, gritou com voz forte: “Senhor, não os condenes por este pecado”. E, ao dizer isto, morreu. 8, 1aSaulo era um dos que aprovavam a execução de Estêvão.

 Palavra do Senhor.

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Apóstolos 7, 51-8, 1a

 *Reflexão - “Somente alguém cheio do Espírito Santo pode ver o céu aberto e perceber a glória de Deus se manifestar!

Mesmo diante das ameaças Estêvão não se intimidou em presença dos anciãos e doutores da Lei e cheio do Espírito Santo os exortou acusando-os de traidores e assassinos. Desse modo, ele foi às últimas consequências aceitando a morte para ser fiel a Jesus! Os homens olhavam-no com os olhos da terra, olhar acusador e desconfiado, por isso não entendiam o seu comportamento nem queriam escutar as suas palavras e avançaram contra ele. No entanto, a hora de maior provação Estevão continuou firme diante dos homens que o apedrejavam e olhou para o céu e, em perfeita sintonia com Deus, viu a Sua glória! Somente alguém cheio do Espírito Santo pode ver o céu aberto e perceber a glória de Deus se manifestar. O céu está dentro de nós e o Espírito Santo se manifesta no nosso coração! Quando estamos com o coração fechado e insensível não conseguimos nos submeter à ação do Espírito Santo e, por isso, também resistimos à graça de Deus que mora em nós. Também resistimos ao Espírito Santo quando não damos ouvidos às pessoas que são seus instrumentos para nos esclarecer a verdade; quando rejeitamos os ensinamentos e os mandamentos de Deus para seguir apenas a nossa humanidade cheia de vontade própria; quando perseguimos sem pensar alguém que nos quer abrir os olhos, aconselhar, admoestar, enfim, quando preferimos desconhecer totalmente os mistérios de Deus dando preferência ao juízo que fazemos das coisas aparentes. Deus é fiel e nunca abandona aqueles que Nele confiam. Quando enfrentamos qualquer dificuldade por amor à causa do reino, quando nos deixamos ficar cheios do Espírito Santo e assumimos o papel de anunciadores do reino nós sentimos no coração a beleza do céu. Quando permanecermos firmes no anúncio do Evangelho, mesmo diante da morte, nós veremos o céu aberto e Jesus de pé, diante de do Pai e, por isso, conseguiremos perdoar. Só quem sente a presença do AMOR eterno no coração pode perdoar qualquer ofensa. Que possamos pedir ao Senhor que acolha o nosso coração com todas as incertezas, dúvidas e fraquezas e, como Estevão, na hora do sufoco entreguemos a Ele o nosso espírito. - Você tem enfrentado alguém para ser fiel a Deus? - Você tem conseguido entregar-se ao Espírito Santo nos momentos de perseguição e tentação? – Você já viu o céu aberto? - Você é aberto aos conselhos de Deus por meio das pessoas? – Você julga o comportamento das pessoas pelas aparências ou procura conhecer os seus motivos?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 30 

🗣 Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.!

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Quanto a mim, é ao Senhor que me confio, vosso amor me faz saltar de alegria.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão! Na proteção de vossa face os defendeis bem longe das intrigas dos mortais.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 30 

 Reflexão - ““A cada momento da nossa vida precisamos cultivar o hábito de entregar a Deus o nosso espírito. Quando nos abandonamos nas mãos de Deus e nos entregamos a Ele de todo o coração, os nossos inimigos fogem e nós nos tornamos pessoas serenas. Deus tem compaixão de nós e sabe que nós necessitamos do Seu abrigo e da Sua proteção. Se acreditássemos, realmente, na misericórdia e na fidelidade do nosso Criador, nós nunca teríamos um espírito atribulado e aflito, mas conservaríamos sempre a alegria e a serenidade dentro de nós.”                         ”                           

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 Evangelho - João 6, 30-35

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia!  

 Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! (Sl 117, 24)

_ _ _ _ _ _ 

✝️ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São João. 

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obra fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”. 32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”. 34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

 Palavra da Salvação. 

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 O Pão que sacia e ordena nossas vidas

”No Evangelho de hoje, Jesus é tentado pelo povo após atravessar o Lago de Tiberíades, assim como Moisés, no passado, foi tentado após atravessar o Mar Vermelho Deus providenciou o pão do céu, o maná, quando Moisés precisou alimentar o povo de Israel, que estava duvidando do próprio Deus. Agora, essa mesma história se repete com Jesus, a quem as pessoas estavam perguntando: “Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti?” Cristo, no Evangelho de ontem, disse: “A obra é esta: crer naquele que Deus enviou”. Porém, os judeus continuam pedindo sinais para Jesus, mas não para crerem, e sim para que Ele multiplique os pães outra vez, e eles possam comer de graça. Jesus, então, mostra que Ele é o Pão descido do Céu, que alimenta a nossa alma se estivermos unidos a Ele.  Mas, o problema desse povo que está tentando Jesus é que eles estão na mais completa desordem. Existe uma ordem na natureza humana: nossa alma precisa governar o corpo, os sentimentos e as paixões, para assim Deus iluminar nosso interior.   No entanto, com o pecado original, perdemos essa graça. E sabemos que a ordem é uma graça porque, se ela fosse algo próprio da natureza, não iríamos perdê-la. Isso foi dito claramente por São Tomás de Aquino, grande santo e Doutor da Igreja. A ordem é a graça de Cristo, pois Ele é o homem ordenado, e por isso o Pai, olhando para o Filho, que se faria carne muitos séculos depois, criou Adão. Este fora criado dócil e com uma alma que amava e acreditava em Deus, que conduzia as paixões e as emoções, mas se revoltou contra Deus e acabou perdendo a graça. É por causa disso que sofremos com a desordem desde o momento em que nascemos, carregando a culpa do pecado original, herdada de Adão. No entanto, se nos unirmos a Jesus, Ele lentamente vai ordenando nossa alma outra vez. Desse modo, nós deixamos de ser pessoas que ficam procurando sinais e milagres e começamos a buscar Jesus, o alimento que realmente sacia a nossa alma e coloca em ordem a nossa vida.  Para isso, precisamos reclinar a nossa cabeça no peito de Jesus. Quando Jesus revela que Ele é o Pão da Vida e dá a Eucaristia para os Apóstolos, São João comunga de uma forma diferente: ele reclina a cabeça no peito de Cristo e, unido a Ele, se alimenta espiritualmente.  Fazendo isso, as paixões e os medos deste Apóstolo foram sendo colocados em ordem, e é provável que, justamente por causa disso, ele acabou sendo o único a ficar com Jesus até a morte. Portanto, reclinemos hoje a nossa cabeça no peito de Cristo, a fim de que Ele nos dê a graça de termos um coração ordenado, que verdadeiramente ama a Deus..” 

*Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*Outros Comentários: Helena Serpa (blogdasagradafamilia.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...