terça-feira, 16 de abril de 2024

📆 15 de Abril de 2024 (Segunda-feira)

 📆 15 de Abril de 2024 (Segunda-feira) 

_ _ _ _ _ _ 

SEGUNDA-FEIRA DA III SEMANA DA PÁSCOA (Branco⬜️ - Ofício do dia)

_ _ _ _ _ _ 

😇 Santos do dia. 

S. ABÚNDIO, MANSIONÁRIO VATICANO.

SÃO BENEDITO JOSÉ LABRE.

 _ _ _ _

⛪ Antífona de entrada: 


Ressurgiu o bom Pastor que deu a vida por suas ovelhas e quis morrer pelo seu rebanho, aleluia.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ Oração da Coleta 


Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que, despojando-nos do velho homem com suas tendências, vivamos em comunhão com Jesus Cristo, de cuja natureza nos fizestes participantes pelos sacramentos pascais. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 6, 8-15)

_ _ _ _ _ _ 

✉Leitura dos Atos dos Apóstolos.

  

Naqueles dias, 8Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Ásia, começaram a discutir com Estêvão.

10Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 11Então subornaram alguns indivíduos, que disseram: “Ouvimos este homem dizendo blasfêmias contra Moisés e contra Deus”. 12Desse modo, incitaram o povo, os anciãos e os doutores da Lei, que prenderam Estêvão e o conduziram ao Sinédrio.

13Aí apresentaram falsas testemunhas, que diziam: “Este homem não cessa de falar contra este lugar santo e contra a Lei. 14E nós o ouvimos afirmar que Jesus Nazareno ia destruir este lugar e ia mudar os costumes que Moisés nos transmitiu”.

15Todos os que estavam sentados no Sinédrio tinham os olhos fixos sobre Estêvão, e viram seu rosto como o rosto de um anjo.


Palavra do Senhor.

 Graças a Deus!

_ _ _ _ _ _

↪ 1a Leitura - Atos dos Apóstolos 6, 8-15 

Reflexão - “Estevão inaugurou para a Igreja um tempo de martírio.”


“Os “sinais e prodígios divinos” que Estevão, cheio de graça, fazia não eram reconhecidos pelas autoridades, porque enxergavam nele apenas um homem que atraia as massas e que poderia tirar-lhes o poder. Mas, Estevão os vencia, pela sabedoria com que vivia e como falava manifestando o poder do Espírito Santo por meio das suas ações. Este é o estado normal de vida que Jesus deixou para ser vivido por todos nós que dizemos ser cristãos (ãs). Se também estivermos firmes na união com o Espírito de Deus, tudo o que Estevão realizou está ao nosso alcance fazer. Sinais e prodígios de amor, de testemunho coerente com o que Jesus veio ensinar poderão também se manifestar na nossa vida. No entanto, quando despertamos a inveja e a incompreensão das pessoas, Deus não nos poupará de humilhações e até da morte para mostrar a todos os  Seus sinais. Aqueles que olharam para Estevão e viram a sua expressão de anjo (inocente), com certeza, mudaram de ideia e se converteram. Assim, também o Senhor realiza por meio do nosso sacrifício, e liberta aqueles (as) que antes estavam presos no pecado e enganados pelas sugestões do mundo. Não devemos nos admirar das perseguições, pois quando elas acontecem é sinal de que estamos realizando prodígios com a sabedoria do Espírito Santo.  Os sinais de Deus na nossa vida são evidentes e a Sua verdade é clara. Estevão inaugurou para a Igreja um tempo de martírio em vista do anúncio da Palavra.


 - Você sabia que poderá ser um outro Estevão?

 - Como poderá isto acontecer?

 - Como você se sente na hora que é injustiçado (a)?

 - As pessoas costumam questioná-lo (a) sobre assuntos da Bíblia torcendo os fatos para que você caia em armadilhas?

 - Você já notou isto?

 - E você cai?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 Salmo – 118

🗣 Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo. 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Que os poderosos reunidos me condenem; o que me importa é o vosso julgamento! Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu vos narrei a minha sorte e me atendestes, ensinai-me, ó Senhor, vossa vontade! Fazei-me conhecer vossos caminhos, e então meditarei vossos prodígios!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Afastai-me do caminho da mentira e dai-me a vossa lei como um presente! Escolhi seguir a trilha da verdade, diante de mim eu coloquei vossos preceitos.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ Salmo – 118 

Reflexão -  “O salmista nos ensina a permanecermos fiéis à Lei do Senhor e assim progredirmos na sua vivência. Mesmo que os poderosos reunidos nos condenem, mesmo que armem contra nós tramas e armadilhas, nós só seremos felizes se nos mantivermos fiéis na Aliança com o Senhor. A perseverança é o caminho por excelência para que nós prosperemos no nosso intuito de fazer a vontade de Deus. O Senhor nos deu a Sua Lei como um presente, compete a cada um de nós seguir a trilha da verdade para que possamos caminhar em busca da felicidade.”        

 _ _ _ _ _ 

🍞🍇 Evangelho - João 6, 22-29)

_ _ _ _ _ _ 

 Aleluia, Aleluia, Aleluia. 

 O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus. (Mt 4, 4b)

_ _ _ _ _ _ 

 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo João. 

 

 Glória a vós, Senhor.

 

Depois que Jesus saciara os cinco mil homens, seus discípulos o viram andando sobre o mar. 22No dia seguinte, a multidão que tinha ficado do outro lado do mar constatou que havia só uma barca e que Jesus não tinha subido para ela com os discípulos, mas que eles tinham partido sozinhos.

23Entretanto, tinham chegado outras barcas de Tiberíades, perto do lugar onde tinham comido o pão depois de o Senhor ter dado graças. 24Quando a multidão viu que Jesus não estava ali, nem os seus discípulos, subiram às barcas e foram à procura de Jesus, em Cafarnaum.

25Quando o encontraram no outro lado do mar, perguntaram-lhe: “Rabi, quando chegaste aqui?” 26Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos. 27Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do homem vos dará. Pois este é quem o Pai marcou com seu selo”. 28Então perguntaram: “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” 29Jesus respondeu: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou”.


Palavra da Salvação.

 Glória a vós Senhor!

_ _ _ _ _ _ 

↪ REFLEXÃO

 “Não há máscaras para Deus.”


“Para Deus, não há máscaras nem motivações escondidas: ao contrário dos homens, que nos veem apenas o exterior, o Senhor perscruta as entranhas mais profundas do nosso coração. O Evangelho de hoje, extraído do capítulo seis de S. João, leva-nos para junto das multidões que seguem Jesus até a outra margem do mar de Tiberíades, após se darem conta de que Ele partira com os discípulos para o lado de Cafarnaum. Jesus as tinha alimentado no dia anterior, ao multiplicar milagrosamente os pães. Por causa disso, elas não queriam deixá-lo partir, e o Senhor mesmo faz questão de pôr a descoberto as intenções, senão escusas, ao menos interesseiras com que o buscam: “Estais me procurando não porque vistes sinais, mas porque comestes pão e ficastes satisfeitos”, ou seja, vão atrás de Jesus non propter Iesum, sed propter esum, mais por amor à comida do que a quem lhes deu de comer. Ao desmascarar assim as multidões, Jesus nos recorda que Deus não se deixa enganar: não há máscara que possa ocultar dele as nossas reais motivações, pois Ele nos conhece muito mais a fundo do que nós a nós mesmos e bem sabe que o amor que lhe temos, se não é de todo falso, é ao menos imperfeito, mesclado com doses de interesse mundano. Mas, se Deus nos conhece, quer também que nós o conheçamos a Ele, e é por isso que nos convida à fé: “A obra de Deus é que acrediteis naquele que Ele enviou”. Esta é a primeira e principal obra que devemos realizar. É certo que a fé é uma virtude infusa, que somente Deus nos pode dar, mas nem por isso estamos eximidos de lhe prestar a nossa cooperação. Deus, que tanto nos conhece, deseja que o conheçamos também e, conhecendo-o, o amemos de coração puro e desinteressado; e como o vamos enxergar, à luz da fé, se não fizermos o mínimo para abrir os olhos? Peçamos-lhe a graça necessária para que a nossa cooperação seja eficaz e frutuosa, para que Ele se digne acender em nós a luz da fé sobrenatural e para que, conhecendo-o tal como Ele se nos deu a conhecer nesta vida, vejamos nele o nosso sumo bem, o pão vivo descido do céu para dar a vida eterna a todos os que dele se alimentam devidamente. Deus abençoe você!” 


Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_/)*_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...