quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

📆 *01 de Fevereiro de 2024 (5a Feira)*

 📆 *01 de Fevereiro de 2024 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*QUINTA-FEIRA DA IV SEMANA DO TEMPO COMUM (Verde – Ofício do Dia)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

B. LUDOVICA ALBERTONI, VIÚVA ROMANA / S. BRÍGIDA, ABADESSA NA IRLANDA / B. LUDOVICA ALBERTONI, VIÚVA ROMANA / S. BRÍGIDA, ABADESSA NA IRLANDA / SANTA VERIDIANA, PROTETORA E INTERCESSORA DAS PRESIDIÁRIAS / HENRIQUE MORSE E SEVERO.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Salvai-nos, Senhor nosso Deus, reuni vossos filhos dispersos pelo mundo, para que celebremos o vosso santo nome e nos gloriemos em vosso louvor. *(Sl 105, 47)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Concedei-nos, Senhor nosso Deus, adorar-vos de todo o coração, e amar todas as pessoas com verdadeira caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Reis 2, 1-4. 10-12*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis. 

1Aproximando-se o fim da sua vida, Davi deu estas instruções a seu filho Salomão: 

2“Vou seguir o caminho de todos os mortais. Sê corajoso e porta-te como um homem. 

3Observa os preceitos do Senhor, teu Deus, andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seus mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos na lei de Moisés. E assim serás bem-sucedido em tudo o que fizeres e em todos os teus projetos. 

4Então o Senhor cumprirá a promessa que me fez, dizendo: ‘Se teus filhos conservarem uma boa conduta, caminhando com lealdade diante de mim, com todo o seu coração e com toda a sua alma, jamais te faltará um sucessor no trono de Israel”’.

10E Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi. 

11O tempo que Davi reinou em Israel foi de quarenta anos: sete anos em Hebron e trinta e três em Jerusalém. 

12Salomão sucedeu no trono a seu pai Davi e seu reino ficou solidamente estabelecido.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 1 Reis 2, 1-4. 10-12*

*Reflexão - “O caminho para uma vida bem sucedida está na vivência da Palavra de Deus.”*

“Ao aconselhar o seu filho Salomão, na hora da sua morte, Davi dá sábios ensinamentos que também nos servem de lição. Ao contrário de como agem alguns pais no mundo de hoje, que depositam a sua preocupação e o zelo na sobrevivência dos filhos, no sucesso financeiro, na profissão e carreira, Davi confiou nas promessas do Senhor de um repouso tranquilo e uma descendência estável, simplesmente, recomendou a Salomão que andasse nos caminhos de Deus e fosse fiel aos Seus ensinamentos. “Sê corajoso e porta-te como um homem. Observa os preceitos do Senhor, teu Deus andando em seus caminhos, observando seus estatutos, seu mandamentos, seus preceitos e seus ensinamentos, como estão escritos.....E assim serás bem sucedido...”  Eis aí o mapa da mina! Quando Davi diz a Salomão, “sê corajoso” e o exorta a seguir os preceitos do Senhor, com certeza, ele lhe dá a Palavra de Deus como mapa a ser seguido. A Palavra de Deus é a herança maior que os pais podem deixar para os seus filhos. Ela é a certeza da vitória, a fonte para uma vida feliz, equilibrada e frutuosa. Viver segundo a Palavra é realizar as promessas de Deus que já estão firmadas no nosso coração e ver realizassem os nossos sonhos de felicidade, prosperidade e abundância. O caminho para uma vida bem sucedida está na vivência da Palavra de Deus. Seguindo os Seus ensinamentos nós podemos trabalhar e progredir e dar exemplos para que nossos filhos também o façam. Deus não nos faz promessa de vida mansa e sem problemas, no entanto, nos dá sabedoria para que enfrentemos os desafios próprios da nossa existência e armas para o combate da vida a fim de que no final, possamos também ter um repouso tranquilo. – Você se preocupa com o seu futuro e dos seus dependentes? – O que você tem aconselhado àquelas pessoas de quem você é responsável? – O que você acha dos conselhos de Davi para Salomão? – Você também tem os preceitos do Senhor como herança? - Você acredita que as promessas que Deus fez a Davi também são para você e sua descendência?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 1Cr 29, 10-12*

🗣 *Dominais todos os povos, ó Senhor.* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai. Desde sempre e por toda a eternidade!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais! Toda glória e riqueza vêm de vós!🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣ Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 1Cr 29, 10-12* 

*Reflexão* - “Grande verdade a ser absorvida por todos nós: ao Senhor pertencem a grandeza e o poder e Dele é que vêm toda a glória e riqueza. Se pensássemos mais nisso, e tivéssemos em mente que nós fomos criados para amar, louvar e servir a Deus, com certeza, nós colocaríamos Nele toda a nossa confiança e assim, o nosso trabalho e a nossa luta teriam um sentido muito maior. Ao mesmo tempo em que Ele é o Senhor de todo o Universo é também o nosso Pai cheio de amor e misericórdia que nos promete uma herança eterna.”                       

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 7-13* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Convertei-vos e crede no Evangelho, pois o Reino de Deus está chegado! *(Mc 1, 15)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 

8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. 

9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 

10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 

11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!”

12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 

13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Entregar a vida para entregar Cristo aos homens”*

“No Evangelho de hoje, Jesus chama os seus Doze Apóstolos e os envia em missão, com um estilo de vida desafiador. Jesus quer que eles sigam um estilo de vida completamente diferente do estilo mundano e espera deles uma atitude de desprendimento deste mundo. Na prática, é o estilo de vida baseado nos três conselhos evangélicos: obediência, pobreza e castidade. Com esse modo de viver, os Apóstolos estão imitando a Cristo, que foi obediente, pobre e casto. Podemos ver claramente que essa vida desapegada do mundo é o que diferencia os sucessores dos Apóstolos, ou seja, os padres e os bispos, daquilo que vemos em outras igrejas. Os pastores evangélicos se dizem bastante missionários, mas não seguem o caminho de imitar a vida dos Apóstolos, como Jesus pediu. Um apóstolo não somente oferece a palavra, mas também sacrifica a sua vida por Cristo. Nesse sentido, vemos com tristeza o fato de algumas pessoas, dentro da Igreja Católica, fazerem pressão para que os padres e bispos, sucessores dos Apóstolos, sigam um estilo de vida nada apostólico. Os Apóstolos deixaram seus trabalhos, suas casas e suas famílias para seguir Jesus e, ao fazerem esse sacrifício, eles fecundaram cada vez mais o seu apostolado. Podemos pegar como exemplo a história de São João Maria Vianney. Quando quis converter a cidade de Ars, a primeira coisa que ele fez foi oferecer-se em sacrifício, vivendo uma vida de penitência, de pobreza, de sacrifício e de entrega a Deus. Dessa maneira, ele conseguiu a conversão de sua cidade. Portanto, um verdadeiro apóstolo de Cristo não é um “marqueteiro” do Evangelho. Ele  é, antes de tudo, um homem que se ofereceu a Deus em sacrifício, que entregou sua vida para poder entregar Cristo aos homens.”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https:/blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...