quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

📆 *31 de Janeiro de 2024 (4a Feira)*

 📆 *31 de Janeiro de 2024 (4a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

 *SÃO JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. Comum ou dos Pastores - Ofício da memória)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.* 

S. JOÃO BOSCO, PRESBÍTERO, FUNDADOR DOS SALESIANOS, PAI E MESTRE DOS JOVENS / S. MARCELA, ROMANA, DISCÍPULA DE S. JERÔNIMO / LUISA ALBERTONI.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Deixai as crianças virem a mim, e não as impeçais; porque o reino de Deus pertence aos que se parecem com elas, diz o Senhor. *(Cf. Mc 10, 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que suscitastes o presbítero São João Bosco como pai e mestre dos jovens, concedei que, inflamados pelo mesmo fogo da caridade, possamos procurar a salvação de nossos irmãos e irmãs e colocar-nos inteiramente ao vosso serviço. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 2 Samuel 24, 2. 9-17)*

_ _ _ _ _ _ 

Leitura do Segundo Livro de Samuel. 

Naqueles dias, 2disse o rei Davi a Joab e aos chefes do seu exército que estavam com ele: “Percorre todas as tribos de Israel, desde Dã até Bersabeia, e fazei o recenseamento do povo, de maneira que eu saiba o seu número”.


9Joab apresentou ao rei o resultado do recenseamento do povo: havia em Israel oitocentos mil homens de guerra, que manejavam a espada; e, em Judá, quinhentos mil homens. 10Mas, depois que o povo foi recenseado, Davi sentiu remorsos e disse ao Senhor: “Cometi um grande pecado, ao fazer o que fiz. Mas perdoa a iniquidade do teu servo, porque procedi como um grande insensato”. 11Pela manhã, quando Davi se levantou, a palavra do Senhor tinha sido dirigida ao profeta Gad, vidente de Davi, nestes termos: 12“Vai dizer a Davi: Assim fala o Senhor: dou-te a escolher três coisas: escolhe aquela que queres que eu te envie”. 13Gad foi ter com Davi e referiu-lhe estas palavras, dizendo: “Que preferes: três anos de fome na tua terra, três meses de derrotas diante dos inimigos que te perseguem, ou três dias de peste no país? Reflete, pois e vê o que devo responder a quem me enviou”. 14Davi respondeu a Gad: “Estou em grande angústia. É melhor cair nas mãos do Senhor, cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens!”


15E Davi escolheu a peste. Era o tempo da colheita do trigo. O Senhor mandou, então, a peste a Israel, desde aquela manhã até o dia fixado, de modo que morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabeia. 16Quando o anjo estendeu a mão para exterminar Jerusalém, o Senhor arrependeu-se desse mal e disse ao anjo que exterminava o povo: “Basta! Retira agora a tua mão!” O anjo estava junto à eira de Areuna, o jebuseu. 17Quando Davi viu o anjo que afligia o povo, disse ao Senhor: “Fui eu que pequei, eu é que tenho a culpa. Mas estes, que são como ovelhas, que fizeram? Peço-te que a tua mão se volte contra mim e contra a minha família!”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - 2 Samuel 24, 2. 9-17)*

*Reflexão - “Os homens são implacáveis e injustos, Deus, no entanto, é justo e misericordioso!”*

“A confiança é a atitude do homem que mais é apreciada por Deus. Neste relato nós vimos que Davi, irritado com o povo de Israel, mandou fazer um recenseamento a fim de que pudesse ter ciência do número exato dos seus subordinados.  Assim agindo, David mostrou confiar mais nos efetivos humanos do que em Deus, pois, desejou ter conhecimento para ter domínio da situação e mostrar o seu poder.  Depois, arrependido Davi sentiu remorso e pediu clemência ao Senhor, mesmo assim sofreu as consequências da sua insensatez.  Teve então, que escolher uma entre as três punições previstas pela Lei para quem atraiçoasse a Aliança. Três anos de fome; três meses de derrota diante dos inimigos; três dias de peste. “É melhor cair nas mãos do Senhor cuja misericórdia é grande, do que cair nas mãos dos homens,” disse David. Ele, então, prefere a peste à guerra, porque um castigo vindo da mão de Deus permite esperar na misericórdia divina. De fato, Deus sente compaixão por Jerusalém e poupa-a. O próprio rei intercede pelo povo inocente e assume as responsabilidades pelo sucedido. Podemos constatar até hoje que os homens são implacáveis e injustos. Deus, no entanto, é justo e misericordioso. Não nos trata segundo as nossas faltas.  Diante desta narrativa, temos entendimento da lógica da história da nossa salvação: pecado, castigo, arrependimento, perdão, e percebemos também que o pecado de um, pode ter consequências na vida de todos.  A conduta de uma pessoa pode repercutir-se, para o bem e para o mal, em toda a comunidade, principalmente se esta pessoa tiver responsabilidades sobre ela. Por exemplo, se for um governante, um rei, alguém que estiver à frente do povo, todos suportarão as implicações dos seus atos. Aprendemos também, que, às vezes, o querer saber demais com o intuito de dominar e mostrar poder, desperta a ira de Deus contra nós.  Portanto, precisamos dar provas de que fazemos a nossa parte, mas o Senhor é soberano e é Ele quem nos dá resposta para os nossos questionamentos e dúvidas. – Você é uma pessoa que gosta de fazer muitos cálculos para não ser pego de surpresa? – Você confia na providência de Deus? – Quem é que dá resposta para os seus questionamentos e dúvidas? – Você confia na misericórdia de Deus?” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 31*

🗣 *Perdoai-me, Senhor, meu pecado!* 

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” E perdoastes, Senhor, minha falta.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Todo fiel pode, assim, invocar-vos, durante o tempo da angústia e aflição, porque, ainda que irrompam as águas, não poderão atingi-lo jamais.🗣 

_ _ _ _ _ _ 

4️⃣Sois para mim proteção e refúgio; na minha angústia me haveis de salvar, e envolvereis a minha alma no gozo da salvação que me vem só de vós.🗣

_ _ _ _ _ _ 

↪ *Salmo – 31* 

*Reflexão* - “A decisão que tomamos de confessar o nosso pecado e pedir perdão ao Senhor pelas nossas faltas nos traz como consequência uma experiência de grande felicidade e a certeza do amor misericordioso do Pai. Por isso, o salmista proclamou: “Eu confessei, afinal, meu pecado, e minha falta vos fiz conhecer... E perdoastes, Senhor minha falta”. Enquanto guardamos conosco as nossas faltas e não reconhecemos os nossos pecados para confessá-los, nós encurralamos a nossa alma e não deixando que ela se sinta livre, por isso, seremos eternos prisioneiros de nós mesmos. Aquele que confessa o seu pecado merece ser perdoado e quando invocar o Senhor durante a sua angústia, será escutado e acolhido.”                          

_ _ _ _ _ _ 

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 6, 1-6* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, Aleluia, Aleluia_ 

 _Minhas ovelhas escutam minha voz; eu as conheço e elas me seguem. *(Jo 10, 27)*_

_ _ _ _ _ _ 

 *Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos.* 

Naquele tempo, 1Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam. 2Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: “De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos? 3Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?” E ficaram escandalizados por causa dele. 4Jesus lhes dizia: “Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares”. 5E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos. 6E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.

 *Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *“Pescar o jovem com amor e desafiá-lo a amar.”*

“Hoje, celebramos a memória de São João Bosco, Padroeiro dos jovens. São João Bosco é um verdadeiro farol para a evangelização dos jovens porque revolucionou o método de abordagem da juventude. Antes, a Igreja estava acostumada com uma sociedade cristã e tratava os educandos como seus filhos. Porém, a sociedade foi aos poucos sendo descristianizada, e logo os jovens começaram a se comportar como rebeldes, de modo que o professor deixou de ser verdadeiramente um pai. Por causa disso, foram sendo adotados métodos um pouco mais “coercitivos” que, no fundo, não conseguiam transformar o coração do jovem. Diante dessa situação, este santo tão compassivo se tornou um “pescador de homens”, ou seja, ao conquistar os jovens com seu Oratório Festivo e com seu amor, ele foi transformando aos poucos suas vidas. Hoje em dia, parece que estamos dando aos jovens apenas o que eles desejam ouvir, alimentando sua mentalidade mundana. Não basta somente ser simpático com eles. Existe algo de profundamente equivocado em algumas de nossas pastorais que lidam com a juventude, pois fazem com que a Igreja se adapte tanto ao jovem que ela vai se mundanizando e perdendo a sua capacidade transformadora.  Temos de entender que o jovem é um desafio. Sobre isso, o Papa Pio XII nos recorda: “O jovem é feito para o heroísmo”. Se você pedir apenas uma coisa para o jovem, ele não vai te dar nada, mas se você pedir tudo, ele te dará tudo. Todavia, para isso, é necessário primeiro mudar a vida dele. Não podemos simplesmente pegar os jovens mundanos e trazê-los para dentro da Igreja, para que nela eles continuem sendo profanos do jeito que eram lá fora. Precisamos, assim como São João Bosco, “pescar” o  jovem com amor, a fim de que, desafiado por um amor ainda maior, ele mude verdadeiramente sua vida. São João Bosco dizia: “Nossa vida é um presente de Deus, e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”. Façamos dessa frase um lema para nossas vidas, a fim de servirmos a Deus da forma que Ele merece e alcançarmos, desse modo, a genuína felicidade.”  

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://blogdasagradafamilia.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...