terça-feira, 9 de janeiro de 2024

📆 *09 de Janeiro de 2024 (3a Feira)*

  📆 *09 de Janeiro de 2024 (3a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*TERÇA-FEIRA DA I SEMANA DO TEMPO COMUM (Cor Verde)*

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

B. ANTÔNIO FATATI, BISPO DE ANCONA / S. ANDRÉ CORSINI, CARMELITA, BISPO DE FIÉSOLE / SANTO ADRIANO DA CANTUÁRIA / MARCIANA, FELIX, VIDAL, FELIPE.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Vi um homem sentado num trono excelso; a multidão dos Anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo nome e império permanecem eternamente.

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Senhor, atendei com bondade paterna as preces do vosso povo suplicante; dai-lhe luz para ver o que deve ser feito e coragem para realizar o que viu. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - 1 Samuel 1, 9-20*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Início do Primeiro Livro de Samuel.

Naqueles dias, 9Ana levantou-se, depois de ter comido e bebido em Silo. Ora, o sacerdote Eli estava sentado em sua cadeira à porta do templo do Senhor. 

10Ana, com o coração cheio de amargura, orou ao Senhor, derramando copiosas lágrimas. 

11E fez a seguinte promessa, dizendo: “Senhor Todo-poderoso, se olhares para a aflição de tua serva e te lembrares de mim, se não te esqueceres da tua escrava e lhe deres um filho homem, eu o oferecerei a ti por todos os dias de sua vida, e não passará navalha sobre a sua cabeça”.

12Como ela demorasse nas preces diante do Senhor, Eli observava o movimento de seus lábios. 

13Ana, porém, apenas murmurava; os seus lábios se moviam, mas não se podia ouvir palavra alguma. Eli julgou que ela estivesse embriagada; 

14por isso lhe disse: “Até quando estarás bêbada? Vai tirar essa bebedeira!”

15Ana, porém, respondeu: “Não é isso, meu senhor! Sou apenas uma mulher muito infeliz; não bebi vinho, nem outra coisa que possa embebedar, mas desafoguei a minha alma na presença do Senhor. 

16Não julgues a tua serva como uma mulher perdida, pois foi pelo excesso da minha dor e da minha aflição que falei até agora”.

17Eli então lhe disse: “Vai em paz, e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste”. 

18Ela respondeu: “Que tua serva encontre graça diante dos teus olhos”. E a mulher foi embora, comeu e o seu semblante não era mais o mesmo. 

19Na manhã seguinte, ela e seu marido levantaram-se muito cedo e, depois de terem adorado o Senhor, voltaram para sua casa em Ramá. Elcana uniu-se a Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. 

20Ana concebeu e, no devido tempo, deu à luz um filho e chamou-o Samuel, porque – disse ela – “eu o pedi ao Senhor”.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - *1a Leitura - 1 Samuel 1, 9-20*

*Reflexão - “Deus escuta as nossas súplicas.”

“Nesta leitura, aprendemos com Ana a pedir a Deus com humildade e confiança, tudo o que Ele pode nos conceder e a buscar com afinco aquilo que o nosso coração deseja.   Como uma forma de expressar todo o seu desespero e com o coração angustiado e aflito, Ana derramou lágrimas e resolveu, finalmente, suplicar o auxílio de Deus por causa da sua esterilidade que era o seu grande sofrimento.  Diante do Senhor ela expôs a sua amargura e num gesto concreto de confiança  prometeu-Lhe ofertar  o filho homem que dela poderia nascer. Ana não se intimidou diante do sacerdote Eli, que a julgou uma mulher perdida, por causa do seu aspecto, mas esclareceu a sua   angústia e foi por ele abençoada.   Da mesma forma nós aprendemos com Ana a esclarecer as dúvidas quando outras pessoas nos julgarem pelas aparências. Ao invés de ressentir-se ela se defendeu e alcançou a graça de ser por ele abençoada. Muitas vezes nós nos ofendemos quando as pessoas nos julgam mal, porém, não tentamos esclarecer o equívoco e levamos a mágoa no coração impedindo que a graça do Senhor atue em nós. Precisamos, portanto, abrir o nosso coração para aqueles que nos julgam erroneamente por ignorância: depois que Ana conseguiu se explicar com Eli, ela voltou para casa e o seu semblante já não era mais o mesmo. O Senhor escutou a prece de Ana e ela foi atendida! “Ana concebeu e, no devido tempo, deu à luz um filho e chamou-o Samuel!” Não podemos desanimar nem deixar de confiar na intervenção de Deus para conseguir as coisas difíceis da nossa vida. Muitas vezes podemos ser julgados pelos homens apenas pelos nossos gestos, mas Deus está atento às nossas necessidades, conhece o nosso coração e sabe dos nossos motivos. - Como são as suas atitudes diante daqueles que não o (a) entendem? Você não gosta de se explicar e deixa pensarem o que quiserem ou procura conversar com eles? – Você consegue expor a Deus as suas necessidades confiando em que será atendido (a)?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 1Sm 2, 1s* 

🗣*Meu coração se alegrou em Deus, meu Salvador.*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Exulta no Senhor meu coração, e se eleva a minha fronte no meu Deus; minha boca desafia os meus rivais porque me alegro com a vossa salvação.🗣

_ _ _ _ _ _

2️⃣ O arco dos fortes foi dobrado, foi quebrado, mas os fracos se vestiram de vigor. Os saciados se empregaram por um pão, mas os pobres e os famintos se fartaram. Muitas vezes deu à luz a que era estéril, mas a mãe de muitos filhos definhou.🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ É o Senhor quem dá a morte e dá a vida, faz descer à sepultura e faz voltar; é o Senhor quem faz o pobre e faz o rico, é o Senhor quem nos humilha e nos exalta.🗣

_ _ _ _ _ _

4️⃣ O Senhor ergue do pó o homem fraco, e do lixo ele retira o indigente, para fazê-lo assentar-se com os nobres num lugar de muita honra e distinção.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 1Sm 2, 1s* 

*Reflexão* - “O salmo faz uma apologia do poder de Deus sobre as criaturas e coloca em evidência as bênçãos que recebem aqueles (as) que são mais fracos (as), os pobres, os famintos, os incapazes, porque confiam no Senhor. Quando nós temos consciência de que tudo vem de Deus, a morte e a vida, a riqueza e a pobreza, nós aprendemos a confiar em que todas as coisas que nos acontecem têm um sentido maior. Por isso, o nosso coração exulta e a nossa boca desafia àqueles que se acham “fortes”.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1, 21b-28* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade! *(1Ts 2, 13)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 

22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.

23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 

24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 

25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”

26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu.

27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!”

28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

 *”O demônio quer passar despercebido.”*

“Estava na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 23-25). No Evangelho de hoje, um dos primeiros deste Tempo Ordinário e uma das primeiras linhas de S. Mateus, Jesus nos mostra claramente a que veio: “Cala-te”, impera Ele a um demônio, “e sai dele!” Veio, pois, para destruir com autoridade divina a tirania de Satanás, que escravizara a humanidade ao enganar nossos primeiros pais no jardim do Éden. Muitos, porém, já não creem hoje na existência do demônio, e talvez seja essa a sua maior vitória nestes tempos — vitória que, sabemos, é apenas parcial e temporária, pois a guerra já a ganhou Nosso Senhor. Mas por que a incredulidade e o ceticismo são uma das maiores vitórias do diabo? Porque, se já não cremos na dimensão espiritual do homem, se já não aceitamos, contrariando o testemunho das Escrituras, a existência de anjos, bons e maus, é muito mais fácil sermos induzidos a pensar que só o que importa é esse mundo passageiro. Esquecidos do mais-além que nos espera depois da morte, vivemos somente para esse nosso aquém, e o risco de nos condenarmos eternamente se torna muitíssimo maior. Afinal, que melhor estratégia poderia ter o nosso adversário do que nos levar a crer que ele, por não existir, não está à espreita para nos precipitar consigo no fogo eterno? No entanto, a doutrina católica é clara e o Evangelho, mais do que expresso: Satanás e seus demônios existem, são criaturas pessoais — e não símbolos ou representações da fragilidade humana —, condenadas a padecer por todo o sempre os tormentos do inferno. E nós, se nos quisermos livrar de semelhante desfecho, precisamos antes de tudo acolher e professar a fé católica em sua integridade, para que possamos viver plenamente a doutrina e os mandamentos de Cristo, sob cuja cruz foi destruído o reino do demônio, reino de morte e de mentira. Renovemos, pois, nossa fé nos ensinamentos da Igreja e tomemos a peito esta grande batalha que é a nossa vida sobre a terra: Cristo, nosso general, já triunfou; mas nós, para triunfarmos com Ele, precisamos deixá-lo vencer por sua graça o pecado com que o demônio nos quer condenar à sua própria desgraça e desesperação. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (Blog: https://liturgiadiariacomentada2.blogspot.com/)_


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...