quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

📆 *08 de Janeiro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *08 de Janeiro de 2024 (2a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*BATISMO DO SENHOR, FESTA* (Branco, Glória, Prefácio Próprio – Ofício da Festa) 

 _ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia.*  

S. SEVERINO, ABADE, APÓSTOLO DE NÓRICO / S. LOURENÇO JUSTINIANO, PATRIARCA DE VENEZA / TEÓFILO / APOLINÁRIO DE HIERÁPOLIS E ANTÔNIO DE CATEGERÓ.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Batizado o Senhor, os céus se abriram e, como uma pomba, o Espírito pairou sobre ele. Então a voz do Pai se fez ouvir: Este é o meu Filho dileto, nele está todo o meu amor. *(Cf. Mt 3, 16-17)*

_ _ _ _ _ _ 

☀️ *Oração da Coleta* 

Deus eterno e todo-poderoso, que, tendo sido o Cristo batizado no rio Jordão, e descendo sobre ele o Espírito Santo, o declarastes solenemente vosso dileto Filho, concedei aos vossos filhos adotivos, renascidos da água e do Espírito Santo, perseverar constantemente em vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías. 

Assim fala o Senhor: 1“Eis o meu servo — eu o recebo; eis o meu eleito — nele se compraz minh’alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 

2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 

3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 

4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos. 

6Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 

7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas”.

 *Palavra do Senhor.*

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 42, 1-4. 6-7*

*Reflexão - “O servo eleito.”*

“Jesus é o Servo eleito, escolhido, no qual o Pai pôs toda a Sua alegria e que possui a plenitude do Espírito Santo. Nele se cumpriu a profecia de Isaías. No entanto, nós que fomos batizados (as) no Seu Sangue, e Dele, recebemos o Espírito que nos santifica e nos ensina a seguir os Seus passos, também podemos ser servos e servas fieis. O servo fiel não clama, isto é, não brada nem esbraveja pelas ruas, não escandaliza as pessoas, mas usa de sabedoria e mansidão para não apagar a chama da fé que ainda existe no meio do povo. Da mesma forma, o servo que imita a Jesus Cristo tem o cuidado para não “quebrar uma cana rachada”, isto é, não romper relacionamentos nem decepcionar os que estão marcados e feridos pela vida. Pelo contrário, o servo ou a serva, eleitos, promovem a paz e a justiça e lutam pela concretização do Plano de Deus para os homens. Somos chamados (as) a ser fiéis à nossa condição de filhos e filhas de Deus, e, constituídos (as) como aliança do povo e luz das nações para abrir os olhos dos cegos e tirar os cativos da prisão. Onde nós nos encontrarmos, na família, no trabalho, na sociedade, na comunidade teremos a mesma missão de Jesus Cristo, o Servo perfeito que tudo fazia por amor. – Você já assumiu a missão de servo eleito do Senhor? – Como você tem cumprido esta incumbência? -  Você tem sabedoria quando fala das coisas de Deus para alguém? – Você tem ajudado outras pessoas a encontrar o caminho de Deus? – Eis a sua missão!” 

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 28* 

🗣 *Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!*

 _ _ _ _ _ _ 

1️⃣ Filhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento!🗣 

_ _ _ _ _ _

2️⃣ Eis a voz do Senhor sobre as águas, sua voz sobre as águas imensas! Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa!🗣

_ _ _ _ _ _

3️⃣ Sua voz no trovão reboando! No seu templo os fiéis bradam: “Glória!” É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 28* 

*Reflexão* - “Tudo o que existe no mundo, a natureza e as criaturas dão testemunho da glória e do poder de Deus. É justo, e oportuno, que todos nós tributemos ao Senhor o louvor que Lhe convém. A natureza e tudo que nela existe revela para nós a voz do Senhor. A Palavra de Deus criou o mundo e todas as coisas, portanto, nós criaturas humanas, temos em nós a necessidade básica de louvar, adorar e glorificar o nosso Criador.”                          

_ _ _ _ _ _


🍞🍇 *Evangelho - Marcos 1,7-11* 

_ _ _ _ _ _ 


 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Abriram-se os céus e fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado; escutai-o, todos vós! *(Mc 9, 7)*_

_ _ _ _ _ _ 

 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Marcos* 

Naquele tempo, 7João Batista pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 

8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”. 

9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. 

10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 

11E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer”.

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 


↪ *REFLEXÃO*

 

*”O batismo é a abertura do coração para que possamos acolher Jesus como Senhor e Salvador.”* 

“Não sei porque não cultivamos vida espiritual nas nossas crianças; vejo, às vezes, pais brigando porque querem logo batizar seus filhos, levam para a Igreja, fazem festa bonita, mas no outro dia vejo essas crianças todas, ainda pequeninhas, nem sabem falar muitas vezes, com o celular na mão lá no seu canal do YouTube, aprendem todos os desenhos, mas não cultivam a graça do Espírito. Não vejo pais cultivando a graça do batismo na vida dessas crianças. Primeiro, porque o mundo virtual é um mundo encantador de magia; e as pessoas, muitos dos pais estão achando que a graça de Deus também é como se fosse uma magia, onde uma vez que levou para a Igreja, a criança foi batizada e agora automaticamente as coisas irão acontecer. Não! Ou cultivamos a graça do batismo em nós, nos nossos filhos ou aquela unção ficará apagada, como está apagada na vida de tantos de nós que não levamos a vida no Espírito porque não cultivamos em nós nem nos nossos filhos a unção do Espírito recebida no batismo. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova - Pocket Terço)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa._


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...