quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

📆 *14 de Dezembro de 2023 (5a Feira)*

 📆 *14 de Dezembro de 2023 (5a Feira)* 

_ _ _ _ _ _ 

*SÃO JOÃO DA CRUZ, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA, MEMÓRIA* (Cor Branco, Pref. do Advento I ou dos Pastores - Ofício da Memória)

_ _ _ _ _ _ 

😇 *Santos do dia*

S. JOÃO DA CRUZ, PRESBÍTERO E DOUTOR DA IGREJA, CARMELITA DESCALÇO / AGNELO, ESPERIDIÃO E NIMATULLAH AL HARDINI.

_ _ _ _ _ _

⛪ *Antífona de entrada:* 

Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. *(Gl 6, 14)*

_ _ _ _ _ _ 

☀ *Oração da Coleta* 

Ó Deus, que destes ao presbítero São João da Cruz total desapego de si mesmo e ardente amor à cruz, concedei que, imitando sempre o seu exemplo, cheguemos à contemplação eterna da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

_ _ _ _ _ _ 

📖 *1a Leitura - Isaías 41, 13-20*

_ _ _ _ _ _ 

✉ Leitura do Livro do Profeta Isaías.

13Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei”. 14Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel.

15Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 

16Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel.

17Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 

18Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água.

19Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 

20para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou.

*Palavra do Senhor.* 

_ _ _ _ _ _

↪ *1a Leitura - Isaías 41, 13-20*

*Reflexão - “Promessas de vida nova”*

“O profeta Isaías nos anima revelando as promessas de Deus para nós, de uma vida nova cheia de graça e de felicidade. Todos nós podemos nos apossar hoje das promessas que foram feitas a “Jacó, pobre verme”, pois também somos como estes pequenos insetos, pobres vermes, temerosos, incapazes e não temos saída para as nossas limitações. O profeta usa a linguagem simbólica do verme e do carro novo de triturar para identificar a nossa pequenez e limitação e mostrar o que a força de Deus pode realizar por meio de nós. Triturar e despedaçar os montes significa ultrapassar todas as barreiras que se apresentam diante de nós, e nos impedem de caminhar para a salvação e de ser feliz. Somos pobres e necessitados procurando água no deserto, mas com o Senhor teremos em nós rios que servem para irrigar a terra seca do nosso coração. Somos os pobres, necessitados que procuramos água e não encontramos, por isso ficamos com a língua seca de sede. No entanto, o Senhor nos fala pela boca do profeta e nos garante a vivência de um tempo novo, de transformação e de poder.  “Não tenha medo”!  “Eu te tomo pela mão”! “Eu te ajudarei”! Este é o consolo do Senhor para nós! É tempo de nos apossar das promessas de Deus e não podemos deixar de experimentar de tudo que o Senhor quiser manifestar na nossa vida. Precisamos entregar a terra do nosso coração que foi ferida pelos vaivéns da nossa história, fendida pelos sofrimentos existenciais e sulcada pelos ventos contrários. O Senhor fará nascer em nós rios de água viva e fará germinar na terra boa a semente do Seu Amor Eterno.  – O seu coração ainda é terra seca ou tem em si o rio que Deus prometeu? – Você já percebe que a solução dos seus problemas está no Senhor? – Você sente a mão de Deus na sua vida? – Você dá testemunho disso?”

_ _ _ _ _ _ 

📖 *Salmo – 144* 

🗣*Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.*

 _ _ _ _ _ _ 

1⃣ Ó meu Deus, quero exaltar-vos, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.🗣

_ _ _ _ _ _ 

2⃣ Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!🗣 

_ _ _ _ _ _

3⃣ Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.🗣

_ _ _ _ _ _

↪ *Salmo – 144* 

*Reflexão* - “Existe alguém que compreende a nossa fraqueza! O Seu poder é misericórdia e somente Ele pode nos perdoar quando pecamos. Por isso, precisamos ter um coração contrito e agradecido. A nossa gratidão consiste em exaltar e bendizer o Nome do Senhor que é poderoso na nossa vida e cujas obras O glorificam.”

_ _ _ _ _ _

🍞🍇 *Evangelho - Mateus 11, 11-15* 

_ _ _ _ _ _ 

 _Aleluia, aleluia, aleluia._ 

_Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o justo esperado, que a terra se abra e germine o Senhor! *(Is 45, 8)*_

_ _ _ _ _ _ 

*Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo✝ segundo São Mateus* 

“Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 

12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 

13Com efeito, todos os Profetas e a Lei profetizaram até João. 

14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 

15Quem tem ouvidos, ouça”.”

*Palavra da Salvação.* 

_ _ _ _ _ _ 

↪ *REFLEXÃO*

*”É preciso saber contrariar-se para poder conquistar o Reino dos Céus.”*

“É aquela violência em que a pessoa não fica chateada, arrasada, decepcionada, magoada porque falaram mal dela. O importante é que Deus seja amado, louvado e glorificado. Sem essa violência não conquistamos o Reino dos Céus. Não podemos fazer e promover a violência contra o irmão. O que precisamos é violentar o nosso coração dessa explosão de orgulho, soberba e vaidades que agem dentro de nós. Precisamos saber nos contrariar para podermos conquistar o Reino dos Céus. Precisamos realmente trabalhar com seriedade o nosso próprio temperamento que se descontrola, porque achamos que ser verdadeiros é falar o que nós queremos. Quem não consegue controlar a si mesmo vai conseguir controlar o que nesta vida? Por isso, o Reino dos Céus é conquistado à força, e são os violentos, os que fazem penitência, os que se autocontrolam, os que perdem é que ganham. O Reino dos Céus é para os humildes; e num mundo tão soberbo como o nosso, é só quem faz muita violência consigo mesmo que consegue vencer o orgulho de cada dia. Deus abençoe você!”

*_Comentário do Evangelho: Pe. Roger Araújo (Canção Nova: www.cancaonova.com/)_

*_Outros Comentários: Helena Serpa (blog: www.blogdasagradafamilia.blogspot.com/)._


Nenhum comentário:

Postar um comentário

📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)*

  📆 *14 de Outubro de 2024 (2a Feira)* _ _ _ _ _ _ *SEGUNDA-FEIRA DA XXVIII SEMANA DO TEMPO COMUM* (Cor Verde)  _ _ _ _ _ _ 😇 *Santos do d...